VOLTAR FILMES 4

 

 
 

O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANEL
ELIJAH WOOD, IAN MCKELLEN, VIGGO MORTENSEN, SEAN ASTIN & LIV TYLER

Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal.

Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros.

Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

Ir para o Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Ir para o Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Peter Jackson
Escritores: Frances Walsh, Philippa Boyens & Peter Jackson

Baseado no livro de J.R.R. Tolkien

Gênero: Ficção / Aventura

The Lord of the Rings - site oficial do filme

New Line Cinema & Warner Bros.

Título Original: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring
Tempo: 178 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2001 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Elijah Wood .... Frodo Baggins
Ian McKellen .... Gandalf
Liv Tyler .... Arwen Undomiel
Viggo Mortensen .... Aragorn
Sean Astin .... Samwise Gamgee
Cate Blanchett .... Galadriel
John Rhys-Davies .... Gimli
Billy Boyd .... Pippin
Dominic Monaghan .... Meriadoc "Merry" Brandybuck
Orlando Bloom .... Legolas Greenleaf
Hugo Weaving .... Elrond
Sean Bean .... Boromir
Ian Holm .... Bilbo Baggins
Andy Serkis .... Sméagol
Alexandra Astin .... Elanor Gamgee
Sala Baker .... Sauron
Brad Dourif .... Língua-de-cobra
Mark Ferguson .... Gil-Galad
Bernard Hill .... Rei Theoden
Christopher Lee .... Saruman
Timothy Bartlett .... Hobbit

FICHA TÉCNICA

Produção .... Peter Jackson
Produção .... Barrie M. Osborne
Produção .... Tim Sanders
Música .... Enya e Howard Shore
Fotografia .... Andrew Lesnie
Desenho de Produção .... Grant Major
Direção de Arte .... Dan Hennah
Figurino .... Ngila Dickinson
Edição .... John Gilbert
Edição .... D. Michael Horton
Edição .... Jamie Selkirk
Efeitos Especiais .... Weta Digital

PRODUTORAS

New Line Cinema
The Saul Zaentz Company
WingNut Films

DISTRIBUIDORAS

New Line Cinema
Warner Bros.

ERROS

1. Durante a cena onde Elijah é apunhalado, se olhar de perto, você vai ver a lente de contato de Elijah que deslizou para o lado esquerdo. Os olhos de Elijah Wood são realmente azuis?

2. Quando Gandalf e Saruman estiverem a ponto de lutar, Gandalf troca o bastão da mão esquerda para a mão direita. Quando Saruman o esmaga contra a parede, o bastão está de volta na mão esquerda. O bastão continua trocando de mão durante a briga.

3. No começo do filme nós vemos Isildur atacar. Ele está com uma armadura bastante pesada, contudo quando nós o vermos na água, ele está flutuando. Ele não deveria ter afundado? Erros do site www.falhanossa.com

4. Na cena onde Sam e Frodo estão no campo com o espantalho, você pode ver um carro que passa meio longe, da direita para a esquerda, claramente. Muitos disseram que não, e outros disseram que sim, então vamos deixar para você decidir. (Na verdade esta fumaça é de uma chaminé - Contribuição de Marcelo Vinholi - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha) --> Sim é verdade, a fumaça que aparece no filme é de uma chaminé, porém isso não tem absolutamente nada a ver com o carro. Ele foi digitalmente removido do filme na versão do DVD e VHS, porém há outra maneira de vê-lo, a cena com o carro incluído aparece no documentário do filme da National Geographic Beyond The Movie The Lord Of The Rings:The Felowship Of The Ring. (Contribuição de Bruno Oliveira- Fã de Carteirinha) --> O erro continua na versão dvd e vhs, só é corrigido na versão dvd estendida, com 30 min de cenas inéditas que ainda não lançou no Brasil. (Contribuição de Tiago "Bruak" Leite - Fã de Carteirinha)

5. Antes de Boromir morrer, você pode ver a mão direita dele agarrando o ombro esquerdo de Aragorn por detrás na tomada do ombro direito de Aragorn, mas quando muda a tomada para a perspectiva de Boromir, olhando para Aragorn, a mão dele não está lá. Isto acontece várias vezes.

6. Quando todos se encontram em Rivendell, e alguém tenta quebrar o anel com o machado, o machado arrebenta muitos pedaços na plataforma na qual o anel está. No começo, os pedaços estão lá na visão de close-up, mas quando as câmeras mostram uma visão ampla de todos, os pedaços sumiram. No close-up seguinte, eles reaparecem novamente. Observe também a pessoa que destruiu o machado. Agora ele está com um novinho. (Contribuição de Nícolas Maia - São José dos Campos / SP - Fã de Carteirinha)

7. No fim do filme Frodo está brigando com Boromir. Ele põe o anel no dedo, da corrente para o dedo muito rápido e sem qualquer problema. Da próxima vez ele oferece a Stryder, e não tem corrente, mas quando ele está no rio, ele tem o anel na corrente.

8. Quando Frodo rola abaixo na colina, um pouco antes, Boromir apanha o anel, você pode ver a extremidade da meia-calças que os atores usaram para proteger os pés da neve verdadeira naquela cena.

9. Quando Gandalf e Saruman estiverem falando em Ortanc, nós podemos ver uma correia preta ao redor dos dedos de Gandalf.. Em algumas cenas está ao redor de dedos diferentes, em outras desapareceu completamente.

10. Na cena da batalha de Amon Hen, no começo da briga com Lurtz, Aragorn é atingido e perde sua espada, mas depois ela ainda está na mão dele e ele a perde novamente.

11. Os troncos que Boromir leva nos braços dele quando ele fala com Frodo em Amon Hen é diferente em tipo e quantidade durante a conversa. Erros do site www.falhanossa.com

12. Olhe para os rostos de Boromir, Legolas e Merry depois que eles deixam Moria. Eles têm sujeira nos rostos, mas logo depois em Lathlorien estão limpos. Porém na cena final, a sujeira volta exatamente no mesmo lugar como estava antes. (Contribuição de Adair Molin - Caxias do Sul / RS - Fã de Carteirinha)

13. Quando Gandalf puxa Sam pela janela e o lança na escrivaninha para lhe fazer perguntas, vários artigos caem da escrivaninha. A cena troca de um lado para outro entre Sam e Gandalf. Quando Sam é mostrado, às vezes há uma caixa de madeira no chão à esquerda do lado da cabeça de Sam e às vezes não há nada no chão.

14. Na tumba de Balin em Moria, existem muitos hobbits atrás de Gandalf, na visão de frente, mas na visão de trás existem apenas dois, e depois eles estão juntos novamente.

15. Quando Gimli cai de joelhos na frente da Tumba de Balin em Moria, ele está uma hora longe, outra hora perto.

16. Quando Gandalf chega no Condado, você pode ver um lenço prateado longo, como descrito no livro, oscilando. Uma hora está na mão direita, logo depois na mão esquerda.

17. Logo após Frodo cair na neve e perder o anel dele, você pode perceber que a mão dele hora está para cima, hora para baixo entre as tomadas.

18. Quando Saruman e Gandalf estão lutando em Isengard, Orthanc, Saruman é empurrado na parede. Quando ele se choca na parede, você pode ver o cabelo preto do dublê.

19. No fim do filme quando eles estão se levantando no rio e Frodo partiu com Sam, Aragorn está prendendo alguma coisa no braço. Então ele põe a mão dele no ombro de Gimli e aquilo desapareceu, depois aparece novamente.

20. Na batalha em Amon Hen, Strider vai para trás e deixa o Uruk ser atingido pela espada, mas na cena seguinte que ele tira a espada, você consegue ver que ela está entre o braço e o tórax.

21. Depois que Bilbo volta da festa invisível e acha Gandalf, olhe para Gandalf quando Bilbo caminha entre ele e o fogo. Não há nenhuma sombra dele quando deveria. As sombras são meio estranhas nesta cena.

22. Quando eles estão no topo da montanha e os espiões pássaros estão se aproximando, Boromir diz que não pode ser uma nuvem, porque está movendo contra o vento, mas o cabelo dele está se movendo na mesma direção como aquela forma está se movendo.

23. Depois da batalha com a tropa da caverna, Aragorn vai para cima de Frodo ferido e algumas pedras grandes caem, mas elas são visivelmente feitas de um material bem leve, demonstrando que não são verdadeiras. Erros do site www.falhanossa.com

24. Quando Frodo acorda na cama em Rivendell, a camisa dele está aberta e o lençol está mais baixo na cama na primeira tomada, mas depois está mais alto e a camisa dele está fechada.

25. Quando Arwen e Aragorn estiverem falando na ponte, você vê os lábios de Arwen que se movem enquanto Aragorn estiver falando.

26. Quando os hobbits começam a correr de Maggot, eles passam o milharal que é bem mais alto que eles, mas logo em seguida na outra tomada, a cabeça deles está se não na mesma altura, mas até um pouco mais alta que o milho.

27. Quando Frodo puxa Sam depois de salvá-lo, você pode ver o pé de Sam durante um segundo, e ele não está usando nada nos pés, aquele pé postiço do filme. Sam puxa o pé dele imediatamente debaixo do capote para esconder.

28. Quando Orc mata Boromir, você pode ver o sangue  manchando a roupa dele antes mesmo da flecha atingi-lo.

29. Merry volta com algo e Pippin vai pegar também, então nós vemos Sam falar para Frodo que um homem está olhando para eles, na mesa você Pippin se sentando, mas Merry sumiu.

30. Quando Sam tenta seguir Frodo no fim, e começa a se afogar, Sam estava completamente debaixo da água. Frodo o salvou, e então quando você vê que eles estão novamente no barco, Sam está completamente seco, só seu cabelo ainda está pingando e o braço de Frodo não está molhado.

31. No fim, quando Aragorn se inclina para beijar a testa de Boromir, observe Boromir. Quando o cabelo de Aragorn toca a face dele, Boromir fecha os olhos dele apertado.

32. Quando Gandalf aparece na porta da frente de Bilbo, ele está usando sapatos castanhos debaixo da roupa dele, mas quando ele entra, os sapatos são cinzentos. Erros do site www.falhanossa.com

33. Na festa de Bilbo, quando Merry e Pippin provocam o fogo do dragão, eles estão numa barraca pequena. A barraca tem pratos e outras coisas, e está bastante cheia. Quando o fogo leva a barraca, você pode ver que todas as coisas dentro da barraca, com a exceção de Merry e Pippin desapareceram.

34. Quando eles estão na frente das 2 estátuas grandes, as estátuas elevam os braços esquerdos. Quando eles passam você pode ver uma estátua com o seu braço esquerdo e a outra com seu braço direito levantado.

35. Quando os hobbits entram em Bree pelo portão, há uma tomada de longe e de cima que mostra os atores, mas podemos ver que eles foram substituídos. Até aí tudo bem, só que os tamanhos deles estão errados. O último hobbit é gordo, muito mais gordo do que qualquer um dos hobbits realmente eram. Quando a tomada troca para um close-up dos atores principais de dentro do portão, Merry está por último e não é gordo.

36. Aragorn tem um anel no dedo dele. Só que este anel aparece quebrado em algumas cenas e inteiro em outras.

37. Quando Uruk-Hai pega seu arco para atirar em Boromir pela primeira vez, a flecha que ele tira, parece muito diferente da que ele atira. Observe a pena que parece listrada em uma cena e preta na outra.

38. Na cena de morte de Boromir, quando Aragorn põe a espada na mão de Boromir, o dedo de Aragorn com o anel em está coberto de sangue. Quando nós vemos as mãos dele depois no tórax de Boromir, o sangue desapareceu.

39. Gandalf olha o mapa na mesa pela primeira vez. Na primeira vez existem dois rolos de papel no mapa, depois só há um.

40. No fim, as flechas de Legolas mudam de cor. De amarelo para verde.

41. Durante a corrida de Arwen para Ford de Bruinen, ela vai com dois cavalos diferentes. O primeiro cavalo visto é cinzento (branco e preto) e o segundo cavalo é cinza (branco e vermelho).

42. Aragorn e Legolas estão falando, depois de Frodo e Sam terem partido. Observe as flechas que ele usa. São flechas modernas de madeira com plástico. Erros do site www.falhanossa.com

43. Na cena onde Gimli ajoelha na Tumba de Balin nas Minas de Moria, o machado dele muda de posição entre as cenas.

44. Quando Gandalf estiver falando com Saruman na torre, a luz do Sol entra pela janela atrás de Saruman. Quando a tomada muda para Gandalf a luz parece entrar pela janela atrás dele. A luz não poderia vir de dois lugares diferentes.

45. Depois que o Hobbits passa pelo portão em Bree, está chovendo pesado, porém não há nenhuma gota de chuva nas poças da estrada.

46. No conselho de Elrond, quando a briga começa, nós vemos um close-up do anel que mostra um reflexo da cena. A cena refletida deveria aparecer ao contrário, mas não aparece.

47. Frodo está lendo um livro. Quando ele segue o carro de Gandalf, ele já não tem mais o livro.

48. Quando Frodo salva Sam no rio perto do fim do filme, ele agarra a mão dele. Depois Sam agarra a mão de Frodo. Mas quando estão na superfície, as duas mãos estão viradas de um modo errado. Não dava para eles terem mudado de posição.

49. Quando todos estão fora dos portões de Moria e Gandalf está tentando abrir isto, você vê Merry lançando uma pedra na água e Pippin se senta no chão próximo a ele. Depois Pippin se levanta e tenta lançar pedras na água, mas não vemos mais Merry que deveria estar ao seu lado.

50. No Prólogo, o pai de Isildur é golpeado por Sauron e morre. Você o vê caindo próximo ao precipício e um close-up mostra que o capacete de Elendil ainda está firmemente na cabeça dele, embora estragado. Na próxima tomada de Isildur correndo para cima e segurando o cabeça do pai dele, não tem mais nenhum capacete. Isildur não removeu, então porque não está na cabeça de Elendil?

51. Quando Galadriel está na fonte, podem ser vistas três luzes refletindo.

52. Na cena aonde eles chegam nos barcos, Sam em um certo ponto está adormecido, depois aparece limpando a espada dele, então ele está novamente adormecido. Erros do site www.falhanossa.com

53. Gandalf se ajoelha e passa por baixo de algo sem tocar nisto, logo depois que Frodo recebeu o anel. Mas depois quando ele se vira para responder a pergunta de Frodo, aquilo está balançando de um lado para outro como se ele tivesse batido nisto.

54. Quando Gandalf chega em Bags End e bate com a cabeça, a ordem das velas muda de uma cena para a outra. Olhe a menor à direita.

55. Em Isengard, Gandalf está em cima da torre e começa a chover. Corta para Saruman, mas não tem nenhuma chuva, e quando volta para Gandalf ainda está chovendo.

56. Durante a maioria do filme, as unhas de Frodo são curtas e mordidas. Ainda na cena onde o Cavaleiro Preto aparece, você vê uma tomada das mãos dele, e as unhas estão normais.

57. Quando Frodo e Gandalf estiverem discutindo o destino do anel na casa de Bilbo, o anel está na mesa na frente deles. Quando a câmera focaliza o anel, às vezes está à esquerda da mesa e às vezes à direita.

58. Gandalf é visto com botas marrom no topo de Orthanc, mas depois ele aparece descalço.

59. Em uma cena nós vemos um homem cortando madeira. Ele coloca um pedaço de madeira no toco, mas quando o cachorro late, o pedaço de madeira desaparece.

60. Depois de passar as estátuas de Argonath, o rio termina em uma cachoeira enorme. Há uma pedra enorme, contudo o reflexo não é visível na água. Então porque o reflexo das estátuas está na água?

61. Depois de ficar invisível na festa de aniversário dele, Bilbo entra em Bag End pela porta da frente. Ele aparece na entrada e vira à esquerda, junta uma bengala e velas, e entra no quarto principal onde Gandalf e a lareira estão à sua esquerda. Depois na mesma cena, e outras tomadas de Bag End, a parede da lareira aparece do lado direito.

62. As estátuas de Amon Hen mudam de lugar entre as cenas. As vezes o mais jovem está do lado direito e as vezes o mais velho está do lado direito.Erros do site www.falhanossa.com

63. No final quando San sobe no barco com Frodo, eles se abraçam, no fundo pode se ver a margem do rio, depois a tomada muda e mostra o barco atravessado no meio do rio, e depois volta pra posição inicial novamente. Pode-se reparar também que a distância do barco para a margem muda várias vezes. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

64. Depois que os hobbits caem na fazenda, eles tem alguma coisas nos cabelos, como folhas eu acho, mas depois desaparecem e voltam depois quando Merry fala.

65. Quando Gimli pula na tumba de Balin, os machados mudam de direção entre as tomadas.

66. Quando Arwen desafia a Bruxa, ela puxa a espada e está pronta para golpear, depois ela aparece sem a espada nesta posição, mas na outra cena a espada está de volta à sua posição original, pronta para golpear.

67. As estátuas aparecem com a metade do corpo coberto pelos raios do Sol e o fundo com um pouco de sombra, mas depois elas aparecem completamente iluminadas pelos raios solares.

68. Nas Minas de Moria, Legolas luta com um Orc numa posição, mas um segundo depois ele está atirando duas flechas, já em outra posição.

69. Quando Gandalf chega no Condado, algumas crianças começam a perseguir o carro e gritam por fogos de artifício. Neste momento nós podemos ver uma hobbit mulher colocar suas mãos no quadril, e então no close-up, ela põe novamente.

70. Sam está com um pano para segurar uma panela quente, mas o dedo polegar dele está tocando a panela, e ele não está queimando o dedo.

71. Quando Frodo está na cama, nós vemos um colar com o anel na cadeira que desaparece em algumas cenas.

72. No começo do filme quando Bilbo vai embora do Condado, antes de sair de sua toca ele solta o anel no chão, e até a cena que Frodo o apanha, ele fica mudando de lugar conforme as tomadas. Para perceber é só tomar como referencial o rejunte do piso. (Contribuição de Andrey Henrique - João Pessoa / PB - Fã de Carteirinha)

73. Em Isengard, enquanto Saruman estiver falando com o Uruk-Hai, há um líquido azul abaixo do queixo do Uruk-Hai, e está gotejando no chão. Logo depois quando ele fala novamente o líquido desapareceu.

74. Quando Gandalf está lendo sobre o anel, as velas estão queimando à esquerda dele. Quando ele começa a leitura, as velas estão pouco queimadas, mas antes dele terminar a primeira página elas estão quase no fim.

75. Quando Saruman está falando com Lurtz, ele tem olhos verdes. Depois, quando ele está gritando,  também. Mas depois ele aparece com olhos castanhos. Erros do site www.falhanossa.com

76. Quando eles estão passando as minas de Moria, eles correm para a ponte. Então eles são parados, depois eles correm novamente. Eles usam esta cena duas vezes em horários diferentes.

77. No fim, Frodo tem lágrimas que escorrem pelo seu rosto. A do lado direito do seu rosto é pequena e a do lado esquerdo está abaixo do queixo dele. Na próxima tomada elas estão invertidas. Não são lágrimas novas porque sua bochecha está seca. Se fosse uma lágrima nova, sua bochecha deveria estar marcada pela primeira lágrima.  

78. Quando Frodo está no chão depois que Arwen derrota Ringwraiths, você pode ver uma espinha do lado direito, debaixo ba boca dele. A mesma espinha pode ser vista quando se aproximam do Pilar dos Reis em Emyn Muil, mas no resto do filme não há nenhuma espinha.

79. Quando eles estão andando na montanha com neve, a câmera começa com uma vista maior e vai para uma mais próxima das pessoas. Na visão maior não há nenhuma pegada, mas na visão menor há.

80. Quando Frodo está falando com Gandalf, ele está colocando chá, então Galdalf fala durante aproximadamente 3 segundos, e então Frodo já está com a xícara de chá na boca.

81. Depois que Bilbo deixa a festa de aniversário, ele dá um aperto de mão em Gandalf. As mãos deles são do mesmo tamanho que mãos de pessoas comuns. Elas não deveriam ser bastante diferentes no tamanho?

82. Logo depois que Frodo salva Sam de se afogar, a orelha de Sam no barco é redonda e não pontuda como no resto do filme.

83. Quando Nazgul encontra Arwen pelo rio, eles puxam as espadas com a mão esquerda. Logo depois elas estão na mão direita.

84. Durante a viagem de Gandalf e Frodo no carro perto do começo do filme, a tomada do fundo mostra um campo de grama nivelado sem rastro, e o carro viaja em uma linha reta. Nas tomadas longas o carro está em um caminho diferente e desviando dos buracos.

85. A boca de Aragorn está sangrando quando ele está com Lurtz, mas o sangue desaparece quase imediatamente.

86. Depois que Bilbo fica invisível, nós vemos uma tomada de cima da colina de Bilbo que volta para a casa dele. Neste momento, nós podemos ver embaixo na festa, todo mundo correndo para onde Bilbo estava antes de ficar invisível. Isso foi alguns segundos depois de que Bilbo desapareceu. Anel mágico ou não, não dava para ninguém ter ido tão rápido até lá. Erros do site www.falhanossa.com

87. No começo do filme Gandalf e Frodo passam dois velhos e algumas crianças. Os velhos estavam perto do portão. Observe a posição da mulher que se levanta duas vezes na cena toda.

88. A maioria do tempo os hobbits estão descalços, mas quando Frodo e Sam estiverem caminhando pelos campos, você pode ver os sapatos de Frodo.

89. Quando Boromir entra pela porta da Tumba de Balin nas minas, você pode ver Aragorn no fundo colocando a tocha dele no chão, então depois ele coloca novamente a tocha no chão.

90. O portão aparentemente esmagou o velho que devia ser o porteiro de Bree, mas quando o portão aparece novamente, deveria haver alguém embaixo do portão, mas não há.

91. Quando eles estão velejando no rio pelas duas estátuas, o pé da estátua da esquerda, está no mesmo nível da água. Então na próxima cena o pé não está no nível de água. Parece estar em uma pedra alta.

92. Na tumba de Balin, quando eles ouvem os Orcs vindo, eles bloqueiam a porta e se preparam para a batalha. Há um buraco enorme na parede atrás deles, e eles vão por ali depois da briga. Então por que eles não passaram o buraco depois de bloquear a porta? Teriam ganhado tempo. É claro que não teria havido luta.

93. Quando Bilbo foge da festa invisível, ele abre a porta e nós vemos uma cortina escura. Mas em outras cenas ela está iluminada pelo luar.

94. No começo, o bastão de Gandalf fica desaparecendo misteriosamente em algumas cena, quando ele está guiando o carro com Frodo, por exemplo. Erros do site www.falhanossa.com

95. No fim do filme, quando Frodo pega o barco. Sam segue Frodo como ele prometeu a Gandalf. Quando Sam mergulha, ele quase alcança o fundo, e ele não nada em nenhum momento. De repente, Frodo leva sua mão na água e o puxa para o barco, mas se Frodo não se moveu uma polegada, e Sam não nadou até a superfície, como eles se encontraram?

96. Quando Sam conta para Frodo que se ele der outro passo, ele estará mais distante de casa que nunca, ele se levanta próximo a um espantalho. Na próxima cena, nós vemos Sam e Frodo, e Sam passou o espantalho vários metros. Outro zoom de Sam, e ele se levanta novamente perto do espantalho.

97. Nas minas de Moria, Gandalf aponta para a ponte de Khazad, claramente para cima, mas eles andam sempre para baixo.

98. Quando todos estão viajando por Anduin Legolas (para o sul), olhe para a sua esquerda e você verá de onde eles partiram, onde está Uruk-hai. Porém Uruk-hai está no lado oeste de Anduin, então deveria aparecer do lado direito de Legolas.

99. Se você olhar cuidadosamente o clarão no primeiro aparecimento de Arwen, você pode ver que é uma dublê.

100. Logo antes de Gimli dizer, (As paredes de Moria) você pode ver claramente um cano quebrado, ou algo parecido caído por trás de onde a água flui. Erros do site www.falhanossa.com

101. Na avalanche em Caradhras, Bill, o pônei é varrido do precipício no qual eles estão de pé, mas logo depois ele está bem.

102. Durante a cena em que Arwen (Liv Tayler) foge pela floresta com Frodo (Elijah Wood) montados em um cavalo branco, um dos cavaleiros Nazgul tenta tomar Frodo dela. Nesta cena, podemos ver uma "gosma" amarela escorrendo dos olhos e da boca de Frodo. Ao cruzar o rio, durante um close no rosto dele, esta "gosma" desapareceu.(Contribuição de Ricardo Vaghetti - Guarulhos / SP - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

103. Na seqüência da cena em que os cavaleiros Nazgul perseguem Arwen e Frodo, quando vão cruzar o rio, Arwen pronuncia algumas palavras élficas e o rio aumenta seu volume, em forma de cavalos e derruba os cavaleiros. Nesta cena, podemos observar que eles estão frente a frente com Arwen, mas na cena seguinte, quando a perspectiva é lateral, e a água os derruba, podemos ver que Arwen ficou muitos metros para trás. (Contribuição de Ricardo Vaghetti - Guarulhos / SP - Fã de Carteirinha).

104. Na cena da morte de Boromir no final do filme, um pouco antes do erro das lágrimas de Frodo. Aragorn corre em direção a Boromir. Pode-se perceber que um dos orcs mortos se levanta para Aragorn passar e logo depois ele se deita de novo. A cena é fácil de se ver pois ele levanta muito o corpo, dá até a impressão de que ele olha a cena.  (Contribuição de David Henrique - Brasília / DF - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

105. Quando Gandalf pega Sam na janela e o joga na mesa, aparece um livro no chão logo atrás dele, depois desaparece. (Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha) --> (Só um complemento: não é só o livro que desaparece, na verdade várias coisas mudam nesta cena, livros, papéis, caixas, isso acontece todas as vezes que a câmera se volta para Sam. Contribuição de Bruno Oliveira - Fã de Carteirinha).

106. Quando a Sociedade está nas cavernas de Moria atravessando os despenhadeiros, fica claro que quando a câmera gira em volta dos atores, eles são trocados por modelos gerados por computador - o modelo de Gandalf tem seu chapéu, e quando muda para o Ator ele não o tem, então, de volta para o modelo, o chapéu está de volta. (Contribuição de Douglas José / Piracicaba / SP - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

107. Quando a Sociedade está em Moria, logo antes do Balrog surgir, eles estão cercados por Orcs. Todos sacaram suas espadas, mas a ferroada de Frodo não está brilhando. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha) -- Nese erro diz que a ferroada (espada de Frodo) não está brilhando, mas quando eles entram em Moria, Legolas diz que há goblins ali ... então creio que a espada não brilhou por serem Goblins e não Orcs ... (Contribuição de Vitor Luiz Redes - Fã de Carteirinha) -- Não, Legolas pega uma flecha ao entrar em Moria e vê que pertence a Goblins, porém quando a sociedade foge do Balrog eles estão cercados por Orcs, e nesse momento todos pegam as suas espadas e a ferroada de Frodo não brilha mesmo, havia somente flechas de Goblins na entrada. (Contribuição de Bruno Oliveira - Fã de Carteirinha) --> Orc é apenas a tradução da palavra "goblin" do inglês para a língua dos hobbits. Orc e goblin são a mesma coisa. (Contribuição de Ricardo Spagnuolo Martins - Fã de Carteirinha.) --> Não é verdade uma leitura de Tolkien, ou de qualquer literatura que discorra sobre este mundo imaginário lhe revelará que ORC's são uma coisa, e Goblins são outras. Os Goblins só aparecem em Moria, por uqe eles costumam mesmo ficar nas montanhas, provavelmente no filme O Hobbit quando esse for feito veremos mais goblins... os ORCs são uma raça diferente, uns dizem oriundos dos primeiros elfos criados por Iluvatar, Deus maior, outros dizem que são totalmente novos criados por Morthor, Senhor de Sauron, mas a teoria mais aceita, é que na verdade seriam uma criatura criada por Morthor oriunda de elfos aprisionados por ele no inicio da primeira era.....ler "simarillion" (Contribuição de João GIlberto Agostinho Pereira - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

108. No começo do filme, quando Bilbo desaparece, Gandalf e Bilbo estão conversando dentro do Bolsão, eles deixam a porta aberta e então Bilbo sai. Na próxima cena, você vê Gandalf abrindo a porta (que não estava fechada). (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

109.  Na cena em que Gimli e Aragorn se defendem dos Orcs, logo após Boromir ter morrido, a barba de Gimli muda de duas para um trança em questão de segundos. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

110. Quando Arwen foge com Frodo dos Nazgûl, um ramo de árvore corta seu rosto. Em outra cena o corte está do outro lado do rosto. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

111. Quando Aragorn leva os hobbits para Valfenda ele está na frente do grupo. Ele vem caminhando em direção a câmera e quando passa por ela, a sua espada, que está nas costas, acerta a câmera. Isso pode ser visto claramente por que a câmera treme. (Contribuição de Renan Tissot - Jaraguão / RS - Fã de Carteirinha)

112. No final do filme quando Frodo está indo embora e Sam está se afogando na cena que mostra o barco de longe, Frodo não está no barco, e ele não poderia ter pulado porque ele também não sabe nadar, então o que será que aconteceu?  (Contribuição de Patrícia Maria Manoel - Fã de Carteirinha)

113. No final quando Frodo chora à margem do rio, a lágrima que escorre do olho esquerdo chega até o canto da boca, enquanto a lágrima que escorre do lado direito está começando a escorrer. Alguns segundos depois quando volta para Frodo, a lágrima do lado direito está escorrida até o canto da boca, e do lado esquerdo está começando a escorrer. (Contribuição de Marcelo Bentes - Manaus / Am - Fã de Carteirinha)

114. Quando Frodo sai rolando na montanha de gelo, Boromir pega o anel e vai devolver pra Frodo, podem olhar bem que quando Boromir esfrega a cabeça de Frodo, a mão esquerda de Aragorn pega o punhal, mas quando muda de cena Aragorn já está segurando com a mão direita. E na mesma cena Aragorn está completamente atrás de Frodo, na outra cena Aragorn já está do lado. (Contribuição de Salomão David - Fã de Carteirinha)

115. As espadas dos Nazgul são diferentes em algumas cenas. Quando eles estão em Bree e vão atacar a estalagem, pode-se reparar que a espada tem no meio da lâmina, próximo à base, um círculo. Já na cena em que eles atacam os hobbits no Topo dos ventos (quando Frodo é ferido), a espada não tem esse círculo na lâmina. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

116. As botas deles também mudam, umas vezes são com um alongamento pontiagudo para baixo, outras vezes não. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

117. Quando Gandalf chega na toca de Bilbo no início, ele é recebido pelo próprio Bilbo. A câmera mostra o rosto de Gandalf que fala "Bilbo Bolseiro" enquanto ele fala isso, seu rosto vai de um lado para outro, quando muda a câmera, mostrando Gandalf de costas e Bilbo em pé, a posição da cabeça de Gandalf é diferente. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

118. Quando Bormr é atingido pela primeira flecha, não há nada atrás dele, mas quando ele cai de joelhos já há uma estátua. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

119. Quando Gandalf é capturado por Saruman e foge (na águia). Como ele pegou de volta o cajado que Saruman tirou dele? Voltou e pediu? (Contribuição de Mateus Gomes da Silva Fonteles - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

120. Também um erro que vai do primeiro para o segundo... na luta com o demônio que derruba ele, quando ele cai no abismo ele deixa o bastão cair, no outro filme ele aparece de novo com o mesmo bastão.  (Contribuição de Mateus Gomes da Silva Fonteles - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

121. Qual é a do saco de flechas do Legolas? Ele atira dez flechas por segundo e a porta-flecha está sempre cheia? (Contribuição de Mateus Gomes da Silva Fonteles - Brasília / DF - Fã de Carteirinha) --> É verdade. No livro diz que quando as flechas acabam, ele pega as flechas do chão ou ns mortos. como acontece também nas batalhas antigas. De repente quando aparecia ele atirando, era quando ele já estava cheio de flechas novamente. (Contribuição de Thomás Aragutti - Cabo Frio / RJ - Fã de Carteirinha)

122. Em Moria, no tumulo, o numero de tranças na barba de Gimli Muda e depois volta ao normal(acho que corrigiram isso no DVD e VHS) (Contribuição de Flávia Regina Principe Credidio - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

123. 0:20:26h - Bilbo chega em casa, joga o anel para cima e o guarda em seu bolso. (Reparem no casaco que ele está usando). Aí ele pega um cajado, nesse momento, a vestimenta fica diferente da que ele usava há um milésimo de segundo atrás. (Contribuição de Ana Brígida Pereira Duarte - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

124. 0:20:29h - Depois de pegar o cajado (com a mão direita) Bilbo vai em direção a sala onde Gandalf está. Quando chega lá, o cajado está na mão esquerda e ele segura duas velas com a mão direita. (Contribuição de Ana Brígida Pereira Duarte - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

125. 0:20:31h - Na sala, Gandalf aparece encostado com a mão direita no batente da lareira, e Bilbo atravessa na frente de Gandalf. Nesse momento é possível perceber o efeito de computação. (Observem com atenção a mancha quadrada que aparece nas costas de Bilbo). (Contribuição de Ana Brígida Pereira Duarte - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

126. Na cena em que Saruman está prestes a se revelar um traidor, é possível ver que um dos fios do cabelo do ator Christopher Lee (Saruman) está desalinhado, a ação continua, mas quando a câmera corta para Saruman novamente, seu cabelo está ajeitado. (Contribuição de Boanerges Neto - Fã de Carteirinha)

127. É possível ver que Frodo usa tênis quando está andando pela floresta. (Contribuição de João Paulo de Oliveira Carvalho - Fã de Carteirinha)


 

OBSERVAÇÕES:

A). No filme não fala em nenhum momento que o aniversário é de Bilbo e também de Frodo.(Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha) --> Realmente no filme não passa, mas na versão estendida do filme, há uma cena com uma faixa escrito "Feliz Aniversário Bilbo". (Contribuição de Thomás Aragutti - Cabo Frio / RJ - Fã de Carteirinha)

B). Também não mostra que nas festas dos Hobbits quem ganha presentes são os convidados e não o aniversariante. Eles costumam dar objetos já usado deles para os convidados.(Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha) --> Isso aparece na versão estendida, que não foi lançada ainda no Brasil. (Contribuição de Thomás Aragutti - Cabo Frio / RJ - Fã de Carteirinha)

C). Não fala em nenhum momento sobre a família que quer tomar conta de Bolsão e acabam comprando a casa de Bilbo e Frodo.(Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha)

D). Também não mostra que Frodo e seus amigos (que segundo o livro eram muito amigos e no filme são indiferentes) ficaram uns dias numa outra casa antes de partir para a aventura do anel. E só lá Merry e Pippin ficaram sabendo sobre a viajem e decidiram que iam junto de qualquer forma. No filme eles se encontram com Frodo e Sam roubando frutas (esta cena acontece bem depois e os 4 participam).(Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha)

E). A longa cena da floresta velha, onde Merry e Pippin ficam presos em  um salgueiro encantado nem é mencionada. Lá eles conhecem Tom Bombadil (o senhor da floresta, das águas e das colinas), um importante personagem na história e sua esposa Fruta D’ouro (filha do rio), ele os salva do salgueiro . Eles descansam por uns dias na casa de Tom Bombadil onde ficam muito reconfortados.(Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha)

F). O livro é repleto de imensas e cansativas canções. Para tudo, para cada ocasião, cada história, cada povo, existe uma canção e no filme eles mal cantam um trechinho de alguma coisa. No livro cantam o tempo inteiro.(Contribuição de Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP - Fã de Carteirinha)

G). Outra cena importante que não aparece no filme é a dos túmulos, onde todos são capturados e presos por criaturas tumulares e quase são mortos. Mais uma vez o importante Tom Bombadil (ouvindo o chamado deles em forma de canção) aparece e os salva. Ao contrário do Livro, em que os Hobbits encontram aquelas espadas mágicas na Tumba, no Filme, Aragorn dá as espadas aos Hobbits, quando Frodo é atingido por um dos Nazgul .... (Contribuição de Vitor Luiz Redes - Fã de Carteirinha)

H). Tom também chama de volta e nomeia os 5 pôneis de Sam (que mal aparecem no filme, nem sei se aparecem 5): Fuça-fuça, Espanador, Meia Branca, Trombadinha e Orelhinha. No livro os pôneis desaparecem quando eles estão hospedados na estalagem de Bri e o local sofre um ataque do Cavaleiros negros. Então eles compram um outro pônei, Bill, em péssimas condições de saúde, Sam cuida muito bem dele, tenta recuperar sua saúde e acaba se afeiçoando à ele como se fosse alguém da família, o bicho nem tem importância no filme.

I). Depois do acidente na montanha de gelo, Galdalf é quem decide seguir para Moria onde decidem depois de uma votação. No filme ele deixa sob responsabilidade de Frodo decidir se vão ou não para lá. Bill, o pônei, continua com eles na jornada, sobe a montanha com eles (com muita dificuldade) e chega à Moria. Antes de chegar lá eles são atacados por lobos, outra cena que não tem no filme. Chegando lá são obrigados a abandonar o animal pois ele não seria capaz de continuar caminhando pelas minas. Sam sofre muito em ter que deixá-lo. No filme não passa em nenhum momento a importância que Sam dá ao pônei.

J). No filme deram muito destaque à atriz Liv Tyler, dando-lhe cenas que não existem (pelo menos na primeira parte de livro) ou que não são realizadas pela personagem dela.

K). A cena em que Frodo está ferido, quando estão sendo perseguidos pelos Cavaleiros Negros, quem o salva é um cavaleiro elfo, loiro, chamado Glorfindel e não Arwen (a personagem de Liv), Glorfindel também faz a mágica com as águas. Arwen só aparece depois que Frodo acorda já recuperado. Toda aquela cena em que aparece Arwen beijando Aragorn não existe no livro, só deixa a entender que os dois se gostam ou têm algum envolvimento mas não deixa claro se eles realmente namoram.

L). Não me lembro, mas tenho quase certeza que não mostra Bilbo dando uma faca e um colete de anéis de prata dos anões (que acaba salvando a vida dele) para Frodo.  (ERRADO. Bilbo dá sua espada Ferroada e o colete de Mithril a Frodo em uma das passagens do livro. Contribuição de Uirá Pires - Salvador / BA - Fã de Carteirinha) Tanto nos livros quanto no filme Ferroada e o colete de Mithril é dado a Frodo por Bilbo em Rivendell. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

M). Quando chegam à cidade dos elfos (Lothlórien) não são levados logo de cara para Galadriel , primeiro são abordados por outros elfos que depois acabam aceitando à todos, e eles passam a noite dormindo em cima de uma árvore (flet), depois são convocados à encontrar os senhores elfos (Celeborn e Galadriel) onde seguem por um complicado caminho, guiado por um dos elfos.

N). Os principais conflitos e decisões que eles enfrentam no caminho pelo rio, saindo da cidade dos Elfos, não é mostrado no filme. Também não mostra Galadriel dando presentes à eles na despedida. No filme é mostrado apenas o presente que Galdriel oferece a Frodo, o frasco com a luz da estrela de Eärendil. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

O). Frodo não comenta com Gandalf quando percebe que está sendo seguido e vigiado por alguma coisa (Gollum), comenta bem mais tarde com Sam (no caminho pelo rio), quando ele lhe conta que sonhou ou viu um tronco com olhos. Eles chegam a conclusão de que é Gollum que os está perseguindo.

P). Boromir não morre, e os hobbits não são capturados na primeira  parte do livro. A primeira parte acaba, sem que as criaturas que os capturam cheguem até eles (ainda estão à caminho, pelas margens dos rios).

Q). E nos detalhes que faltaram, no livro, quando Frodo está fugindo ferido dos Nazgûl em direção à Valfenda (Rivendell), ele está sozinho no cavalo, e não acompanhado por Arwen.....(Contribuição de Marcelo Vinholi Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)

R) Existem apenas 8 Cavaleiros Negros, e não 9 como aparece nos livros. (Contribuição de Spicelli - Fã de Carteirinha) -> Essa afirmação não é verdadeira. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

S) No filme Sam se dirige a Frodo pelo primeiro nome, e não como "Sr. Frodo" como acontece nos livros (levando em conta que Frodo é seu patrão).(Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

T) Peter Jackson faz uma aparição em Bri, como a ameaçadora figura barbada (e com uma cenoura na mão) que os Hobbits encontram logo que entram na vila. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

U) Os dois retratos ovais sobre a lareira em Bolsão são de Peter Jackson e Phillipa Boyens. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

V) Pippin e Merry encontram-se no milharal com Sam e Frodo por puro acaso, diferentemente do livro em que Sam era espião deles e que eles nunca deixaram Frodo partir sem eles. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

W) Quando Bilbo deixa o Condado, Frodo fica só por mais 15 anos no Condado. 15 anos em que Gandalf aparece várias vezes e que depois passa mais de 9 anos sem reaparecer. Mas o filme dá a impressão de que Gandalf sai e no outro dia ele volta mandando Frodo sair da Vila. (Contribuição de Salomão David - Fã de Carteirinha)

X) Existe um erro em relação a fidelidade com a descrição de Tolkien, observando a capa do livro, que foi extraída de uma cena do filme: "Na parte em que a sociedade passa pelas grandes estátuas, Tolkien descreve que cada uma possuía uma machado na mão esquerda, no entanto uma das estatuas possui uma espada." (Contribuição de Túlio D'EL-Rey Almeida - Salvador / BA - Fã de Carteirinha)

Y) Este erro não é um erro, pois no livro há uma passagem onde diz que Balin está enterrado a vários metros de profundidade, portanto não era para aparecer o corpo na cena. (Contribuição de Gabriel - Fã de Carteirinha)

Z) Depois da briga no Corredor em Moria, você pode ver a tumba de Balin vazia. Não deveria ter um corpo ali?

AA) Quando a criatura Góllum pega o anel no lago, a mão que entra na água é a de um humano, e quando ele mostra o anel é a mão de Góllum!  (Contribuição de Luiz Claudio dos Santos - Suzano / SP - Fã de Carteirinha). Gollum era um humano quando pegou o anel ,pois foi o anel que o transformou num monstro. No filme diz apenas que se passou 500 anos de quando ele achou o anel até a cena que aparece a mão dele já deformada. No filme "As Duas Torres" mostrará Gollum humano, como pode ser visto no trailer do filme. (Contribuição de Gabriel Pereira Lyra Millian - Bauru / SP - Fã de Carteirinha) Golum é primo da pessoa que pegou o UM ANEL no rio, e matou-o para ficar com o anel... e Golum não é Humano, ele é um Hobbit. (Contribuição de Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

AB) Na cena em que Bilbo está falando com Gandalf e Bilbo se refere ao anel como "meu precioso", Gandalf responde que o anel já fora chamado assim, mas por outra pessoa. Se até aquele momento Gandalf não sabia que aquele era o Um anel, como ele poderia respondido isto? Todos os anéis mágicos eram chamados de "meu precioso"? (Contribuição de Renato Rodrigues Soncini - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) -> Gandalf não precisaria saber que aquele anel é o Um, pois ele sabia que Gollun o chamará assim já que Bilbo relatará isso à ele em "O Hobbit" no capítulo "Charadas na Escuridão". E de fato Gandalf sussurra "Charadas na Escuridão", quando Frodo entra em Bolsão gritando por Bilbo. E pra não dizer que isso nÃo é mostrado no filme, em Rivendell, Bilbo entrega a Frodo o livro "There and back again" (Lá e de volta outra vez), que é o outro título de "O Hobbit". Portanto, este erro não é realmente um erro. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

AC) Quando os guerreiros estão atravessando as Minas de Moria, onde eles conseguiram fogo? (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha) -- Existem (mesmo na época medieval, em que o livro é ambientado) "coisas" que fazem "coisas" pegarem fogo, uma delas (a mais precária) chama-se pederneira ... outra chama-se isqueiro (sim, já existia), e esse itens eram de uso obrigatório de qualquer viajante, VIAJANTE, agora imagine se você é um aventureiro ... outra, Gandalf é um Mago poderoso, ele pode facilmente criar fogo com sua Magia ... (Contribuição de Vitor Luiz Redes - Fã de Carteirinha)

AD) Os anões tem um dialeto certo? E não gostam de Elfos! Então porque não entrada das Minas de Moria, o dialeto usado é o Élfico? (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha) --> No livro a escrita é Elficas mesmo, porque naquele tempo em que a porta foi feita os povos viviam em paz. (Contribuição de Thais Graeff - Fã de Carteirinha)

AE) O Anão Gimli troca várias vezes de Machado ao longo do filme, porem ele só tem 1 machado sempre... onde ele consegue, existe um Shopping 24hs que não vimos... (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha) -- Fica claro, tanto no livro, quanto no Filme, que Gimli possui mais de um machado, em termos de RPG, ele possui um Machado de Batalha (ou Guerra, ou Duas Mãos) que serve para combates corpo a corpo, e machados de arremesso, que servem para ataques a Distância ! (Contribuição de Vitor Luiz Redes - Fã de Carteirinha)

AF) Existem 9 Cavaleiros negros sim, Arwen (personagem de Liv Tyler) diz isso claramente quando encontra-se com Aragorns e os Quatro hobbits, ela diz algo como 5 estão por perto, os outros 4 eu não sei. Mas há um erro, pois quando Arwen está cavalgando com Frodo, existem 6 cavaleiros (ou 7), e não somente 5, como Arwen disse ! (Contribuição de Vitor Luiz Redes - Fã de Carteirinha) --> Arwen diz que não sabe onde os outros 4 cavaleiros estão, não fala que eles estão longe ou perto, logo, eles poderiam estar perto, como estavam, e perseguiram Arwen em busca do anel. (Contribuição de Tiago "Bruak" Leite - Fã de Carteirinha)

AG) ERRO RETIRADO. Quando Bildo derruba o anel e Gandalf pisa em cima e a porta está completamente aberta, e o anel está na luz. Depois Gandalf abre a porta e uma sombra está em cima do anel quando ele vai olhar melhor? Gandalf não pisa sobre o Um Anel. Ele apenas abaixa-se para pegá-lo, mas é impedido pela visão que tem do Olho de Sauron. (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

AH)  Se passam 17 anos desde o dia que Bilbo sai de Bolsao até Frodo partir. Quando Gandalf diz a Frodo para deixar Bolsão, e o Condado porque já não era mais seguro, ele vende e diz que vai morar na Terra dos Buques, do outro lado do rio, perto da Floresta Velha, em Crickhollow. Nada disso é mostrado no filme. -- Quando Frodo finalmente parte, no dia do seu aniversário, e conseqüentemente no dia do aniversario de Bilbo, Sam e Pippin vão juntos, enquanto Merry e um outro grande amigo de Frodo, Fatty Bolger vão na frente fazendo de Crickhollow um lar para quando Frodo chegasse. Eles encontram um grupo de elfos com os quais Frodo conversa sobre o desaparecimento de Gandalf e sobre os Cavaleiros Negros. -- Eles atravessam a propriedade do Velho Maggot, e comem a ceia com ele. Até então, eles (Merry, Pippin, Sam & Fatty) já sabiam o que Frodo deveria fazer, já que o haviam espiado por muito tempo, sendo que Sam estava investigando no dia que Gandalf chega a Bolsão novamente. Nada disso aparece no filme. Merry e Pippin não são tão bobos quanto aparentam também. (Contribuição de Tatiana Sato - Fã de Carteirinha)

AI) Na parte das observações são feitas várias comparações com o livro. Deve-se levar em conta que personagens como Tom Bombadil são dispensáveis para a trama, uma vez que sua participação não é mencionada no decorrer dos volumes. Quanto às incansáveis cantorias posso dizer que o público não teria paciência para tanto. -- O grande destaque para Arwen (incluindo cenas inexistentes) deve-se à necessidade de acrescentar uma "mulher gostosa" para atrair marmanjos... (Contribuição de Milene - Londrina / PR - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem e Melhor Fotografia. Recebeu ainda outras 9 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ian McKellen), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Canção Original ("May It Be") e Melhor Som. Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Canção Original ("May it be") e Melhor Trilha Sonora. Ganhou 4 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Maquiagem. Foi indicado ainda em outras 8 categorias: Melhor Ator (Ian McKellen), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Desenho de Produção. Recebeu 6 indicações ao MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Elijah Wood), Melhor Vilão (Christopher Lee), Melhor Revelação Masculina (Orlando Bloom), Melhor Luta e Melhor Sequência de Ação. Ganhou em 7 categorias no Prêmio Adoro Cinema 2002: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ian McKellen), Melhor Revelação Masculina (Orlando Bloom), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor DVD, Melhor Figurino e Melhor Pôster. Recebeu ainda outras 5 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Vilão (Christopher Lee), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Crítica de Leitor (Ígor Lupesi) e Melhor Coluna (Renato Martins).