VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO

 

 
 

O SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRES
ELIJAH WOOD, IAN MCKELLEN, VIGGO MORTENSEN, SEAN ASTIN & LIV TYLER

Neste natal a Jornada continua até as duas torres. Frodo e Sam continuam em sua missão para destruir o anel. Encontrando novas companhias e fazendo novos aliados eles entrarão nesta nova aventura.

O site de ''O Senhor dos Anéis'' lançou o pôster teaser oficial do segundo filme da trilogia, ''O Senhor dos Anéis: As Duas Torres''. A imagem mostra as duas torres dos vilões da produção, a de Orthanc, morada do mago Saruman (Christopher Lee) e Minas Morgul, fortaleza de Sauron, o senhor dos anéis.

Para quem assistiu aos três minutos e meio apresentados nos cinemas, foi de ficar empolgado com as cenas de ação grandiosas, a apresentação de novos personagens e ao ver o retorno de outro herói.

Ir para o Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Ir para o Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Peter Jackson
Escritor: Philippa Boyens & Peter Jackson

Gênero: Fantasia / Aventura / Ação

The Lord of the Rings - site oficial do filme

Veja o trailer

New Line Cinema & Warner Bros.

Título Original: The Lord of the Rings: The Two Towers
Tempo: 163 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 18 de dezembro de 2002 (EUA - Nova Zelândia), 27 de dezembro de 2002 (Brasil)
Recomendação: Livre


ELENCO

Elijah Wood .... Frodo Baggins
Ian McKellen .... Gandalf the White
Viggo Mortensen .... Aragorn/Strider
Sean Astin .... Samwise 'Sam' Gamgee
Billy Boyd .... Peregrin 'Pippin' Took
Dominic Monaghan .... Meriadoc 'Merry' Brandybuck
Orlando Bloom .... Legolas Greenleaf
John Rhys-Davies .... Gimli/Treebeard
Liv Tyler .... Arwen Undómiel ('Evenstar')
Cate Blanchett .... Galadriel
Christopher Lee .... Saruman the White
Bernard Hill .... Theoden, Lord of the Mark
Brad Dourif .... Grima Wormtongue
Miranda Otto .... Eowyn, White Lady of Rohan
Karl Urban .... Eomer, Third Marshal of the Mark

ERROS

1. Os personagens de Tolkien andam, correm, montam a cavalo e etc. Haldir e os outros elfos viajam a pé uma distância quase duas vezes maior e chegam na frente dos bandidos. Como eles andaram tão rápido?  Erros do site www.falhanossa.com

2. Quando Saruman fala para os cavaleiros de Warg saírem, o orc que está sentado ao lado está falando, mas não tem som e sua boca ainda estava se movendo. Erros do site www.falhanossa.com

3. Na tomada onde Eomer e os cavaleiros estão elevando as lanças, depois que Aragorn fala sobre Riddermark, olhe de perto para boca de Eomer. Você pode ver que ela está se movendo como se ele estivesse falando, mas naquela tomada não há diálogo.

4. Na cena onde as mulheres e crianças são evacuadas das cavernas, você pode ver uma estalactite que balança de um lado para outro.

5. Quando os Uruk-Hai estão atacando, eles fazem um buraco no portão e Theoden, Rei de Rohan, vem ajudar a bloquear a porta e ataca o Uruk-Hai. Você vê claramente que ele pega uma lança, mas depois ele está com uma espada.

6. Quando os Cavaleiros de Rohan estão partindo, Legolas está segurando seu cavalo com a mão direita, depois ele aparece segurando com a mão esquerda.

7. Quando Haldir está morrendo no topo dos degraus, você pode ver os corpos de homens e orcs mortos e espalhados nos degraus. Depois, as escadas estão sem corpos. Erros do site www.falhanossa.com

8. A ferida de Aragorn no ombro muda nas duas tomadas que é mostrada depois que ele cai do precipício. A primeira vez parece bastante sórdida, a segunda vez que aparece o sangue está diferente.

9. Quando Merry e Pippin estão sobre Barbárvore, você pode ver a tela verde atrás deles usada para inserir o cenário digitalmente. Não é um fundo verde, é a coloração do Céu que é esverdeada. (Contribuição de Marcelo Bentes - Manaus / Am - Fã de Carteirinha) --> Falhinha: Vamos deixar para vocês resolverem.

10. Em algumas cenas quando você vê o cavaleiro Nazgûl montando o dragão alado preto, o capote dele se move pouco ou quase nada quando temos muito vento.

11. Várias das mulheres dos camponeses em Rohan estão com batom de cor natural. Uma mulher põe as crianças no cavalo e lhes diz que soem o alarme. Onde ela arranjou tempo para fazer sua maquilagem ?

12. Quando o cavalo de Aragorn o encontra perto do rio, o cavalo está usando só um cabresto, sem nada na boca. Mas depois que ele vê o exército de Saruman, o cavalo está equipado com uma rédea e uma sela. Erros do site www.falhanossa.com

13. No fim do filme, depois da batalha, Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli e o rei vão com os cavalos ao topo da colina. Porém, mais cedo no filme quando eles estiveram lá, não havia nenhum sinal de Mordor ao longe.

14. Na cena com Aragorn que localiza os passos de hobbits, o equipamento de Aragon está invertido, a espada está no quadril direito, e o punhal está do lado esquerdo.

15. Quando Gandalf se confronta pela primeira vez com Theoden, ele lança o capote dele fora dos ombros e pode ser visto caindo aos seus pés, depois o capote não é mais visto em nenhum lugar. Erros do site www.falhanossa.com

16. Quando Eowyn está falando com Gríma Língua de Cobra, não existe nada no pescoço dela, mas quando ela corre você pode ver que ela está usando um colar de ouro.

17. Quando Eomer está montando seu cavalo depois de dar para Aragorn, Legolas e Gimli os dois cavalos, você pode ver a espada dele.

18. Antes da cena de ataque dos Orcs, você pode ver que o cavalo de Aragon muda de marrom para branco, depois para marrom novamente.

19. Gollum é mostrado com um corpo delgado durante o filme, mas quando o braço dele está ao redor do pescoço de Sam, seu braço parece muito mais musculoso e humano. Erros do site www.falhanossa.com

20. Quando Frodo está parado na frente de Nazgûl, há uma tomada deles da esquerda. Você pode ver que o Nazgul tem mãos brancas que estão segurando a rédea do dragão.

21. Na tomada onde Faramir está deixando Frodo e Sam irem, parece que eles trocaram seus capotes. Observem os acessórios dos casacos.

22. Quando Gandalf cai da ponte em Moria depois da briga com Balrog, as mãos dele deslizam por pedra lisa. Porém logo depois as pedras parecem que tem rachaduras e saliências para ele se segurar.Erros do site www.falhanossa.com

23. Na cena onde Sam está sugerindo que Frodo use o Anel para escapar, Frodo está sentado inicialmente na frente de um barril. Então Faramir chega e Frodo e Sam estão sentados agora em outro lugar e não há mais nenhum barril.

24. No fim do filme, quando os heróis da grande batalha estão olhando um raio em cima de Mordor, você pode ver no fundo que o grande buraco na parede desapareceu.

25. Quando Barbárvore, Merry e Pippin saem da floresta Fangorn e eles vêem Isengard, você vê uma tomada de Isengard onde eles estão parados. Mas no mapa de Faramir podemos ver que Isengard é a oeste das Montanhas Nubladas, não para o leste como Barbárvore viu.

26. Na tomada onde Gandalf e os cavaleiros aparecem no leste, você pode ver que a sombra do exército de orcs está apontando para Gandalf, enquanto o Sol está do outro lado. Erros do site www.falhanossa.com

27. A primeira vez que nós conseguimos ver Aragorn, Legolas e Gimli, nós os vemos correndo em cima de uma colina. Naquela cena, as coisas de Legolas estão do lado errado inclusive sua espada.

28. Quase durante o filme inteiro Scadufax é um cavalo branco puro, inclusive sua cara, mas no final ele tem uma cara mais escura e focinho preto. --> Desde a primeira vez o cavalo tem o focinho preto. Em nenhum momento foi utilizado um cavalo totalmente branco, ou albino. Se usaram mais de um cavalo, eu não sei, mas que todos tinham o focinho preto, eles tinham. Eu mesma acho que o cavalo seria mais bonito e "mais cara" de Scadufax se fosse albino. (Contribuição de Mônica Lopes Alves - Fã de Carteirinha)

29. Em Gondor, Frodo e Sam estão conversando  enquanto a cidade sendo atacada, parece que o colar desaparece sem que Frodo tenha tocado nele.Erros do site www.falhanossa.com

30. Quando Aragorn, Legolas e Gimli conhecem Eomer e os Cavaleiros de Rohan, Eomer diz algo sobre o fogo e aponta, há um tomada de uma fumaça que sai de uma fogueira. Não há nenhuma floresta por perto. Quando os viajantes chegam nos Orcs mortos, a Floresta Fangorn está ao lado deles. Como então não apareceu antes ?

31. Quando Gandalf, Legolas, Aragorn e Gimli entram em Meduseld, Gandalf é visto junto com Legolas, mas quando a câmera corta, Gandalf não está mais junto com Legolas, mas eles estão novamente juntos na próxima tomada.

32. No começo quando Frodo e Sam estão subindo a colina, olhe para o pé esquerdo de Frodo. O pé dele parece vibrar quando ele anda. Será que a maquilagem do pé está se soltando ? Erros do site www.falhanossa.com

33. Na cena antes da batalha quando Legolas está discutindo com Aragorn, os olhos dele são castanhos, em vez de azuis.

34. Na cena onde nós vemos Aragorn, Gimli, e Legolas galopando para a câmera junto com Gandalf no garanhão branco, o cavalo de Gandalf não tem nenhum acessório, mas na próxima tomada, ainda galopando, o cavalo dele tem uma corda branca ao redor do seu pescoço, que desaparece depois. Erros do site www.falhanossa.com

35. Quando os homens estão se retirando nos corredores do Abismo de Helm, você pode ver um arqueiro no fundo no canto direito que atira sem ter flecha nenhuma. Erros do site www.falhanossa.com

36. Depois de Merry e Pippin escaparem dos um corte fundo em cima do olho direito. Porém os cortes dele ficam mudando. As vezes no olho esquerdo, com muito sangue, depois com pouco sangue e assim por diante.Erros do site www.falhanossa.com

37. Quando Frodo está com a camisa dele desabotoada, a armadura de mithril parece que some.

38. Quando Theoden está falando o poema dele sobre o cavalo e o cavaleiro, Gamling está pondo a armadura no Rei,  mas quando a câmera volta para uma tomada aberta, ele ainda está sem a armadura.

39. Durante a Batalha nós vemos Aragorn seguir para uma das escadas, mas logo em seguida ele já está nos portões.

40. Na cena que Frodo e Sam se escondem de um homem do leste, em Mordor fazendo a capa parecer uma pedra, o ambiente mudam depois do soldado ter ido. Quando eles tiram a capa uma pedra grande aparece, e não estava lá antes, a única pedra grande era a da capa.

41. Em uma cena Aragorn tira a espada de sua bainha com a mão esquerda, mas no resto do filme ele é destro.

42. Hobbits derruba seu broche na lama, mas quando Aragorn o pega ele está na grama. --> Será que isso não é porque Aragorn só pegou o broche um dia depois e a grama que foi pisoteada já deveria estar seca? (Contribuição de Fábio Fantini - Fã de Carteirinha)

43. Gimli está explicando algo sobre as mulheres anãs para Eowyn e fala para ele que todos pensavam que as mulheres anãs eram anões...Éowyn olha para Aragon e ele diz para ela que todos confundiram as anãs com os anões por causa da barba que elas têm...e quando está falando, ele já está montado no cavalo, quando antes estava andando a pé.

44. Quando a chuva começa na batalha, podemos ver a maquilagem escorrendo nos rostos dos elfos.

45. Quando Éowyn está entrando no Abismo de Helm, ela está com os cabelos soltos. Quando ela entra, logo em seguida, os cabelos dela estão presos dos lados. (Contribuição de Lígia Tinúviel - Fã de Carteirinha)

46. Na cena onde Sam, Frodo, e Gollum estão no Portão Preto, a câmera esta atrás do ombro direito de Frodo quando ele olha para trás para o Portão. O vento balança seu cabelo revelando um adesivo ou algo branco no rosto dele. Talvez algo da maquilagem perto da orelha.

47. Olhe para o cabelo de Eowyn quando ela estiver falando com Aragorn sobre estar preparado para morrer. No começo da cena o cabelo está para baixo, logo depois está preso.

48. Quando Aragon está sonhando que está beijando Arwen, você pode ver que Arwen tem 3 furos de brinco na orelha direita e 1 na orelha esquerda. Nenhum dos elfos tem as orelhas furadas.

49. Gandalf, Legolas, Gimli, e Aragon vão até Edoras. Quando eles param para ver a cidade, Gimli não está no cavalo com Legolas. Quando eles vão novamente para Edoras, Gimli está novamente no cavalo, se agarrando.

50. Na cena onde Frodo, Sam e Gollum estão olhando os soldados indo para Mordor, há um lago no canto direito superior. Podemos perceber que ele é claramente um lago artificial. Observe as ondulações na água. Erros do site www.falhanossa.com

51. A corrente de Frodo muda de posição várias vezes no filme.

52. No começo da cena que Aragorn e os vários outros sobreviventes da batalha são apanhados, a câmera está num ângulo da parte detrás do corredor para a frente. Nesta tomada não há nenhum cavalo. No fim da cena, aproximadamente cinco minutos depois, existem vários cavalos.

53. Se você olhar para os pés de Frodo quando ele está no castelo de pedra com Faramir, você pode ver que ele está usando sandálias..falhanossa.com

54. Quando o cavalo branco de Gandalf faz sua primeira entrada dramática, você pode ver uma estrada no fundo, afastada. Dado a ausência de estradas durante o filme, isto parece um pouco fora de lugar. Erros do site www.falhanossa.com

55. Na cena logo após os Cavaleiros de Rohan darem os cavalos para Aragorn, Gimli e Legolas, você os vê partindo. O cavaleiro na parte de trás do grupo está indo com um cavalo branco. Ainda na próxima tomada o mesmo cavaleiro está indo com um cavalo preto.

56. Logo depois de Gandalf livrar o rei de Saruman, o cabelo é notavelmente mais cinzento que a barba dele, considerando que mais cedo tudo era branco. Quando ele volta para dentro, o cabelo é agora muito mais branco, e a barba dele está mais cinzenta.

57. No fim, depois que Aragorn, Legolas e Theoden e os outros homens estiverem na ponte, nós vemos uma tomada aberta de Gandalf e Rohirrims carregando algo. A ponte está no fundo onde o Rei, Aragorn e os cavaleiros deveriam ser visíveis, mas eles não aparecem em nenhuma parte.

58. Quando Aragorn está sonhando com Arwen, eles estão de pé e se beijam. As mãos dele estão nas bochechas dela e na mandíbula, mas na tomada mais aberta as mãos estão ao lado.

59. Perto do começo, quando Frodo e Sam estão conversando, observe a mochila de Sam. A manta no topo se move na parte de trás dele para cima e para baixo, sem ele ter mexido nisto. Erros do site www.falhanossa.com

60. Durante a cena final de Frodo e Sam em Osgiliath, pode ver você claramente que a corrente que Frodo está usando fica mais longa.

61. Quando Legolas está em Fangorn o broche dele está do lado errado, na próxima tomada está na posição correta.

62. Na batalha com os cavaleiros onde Aragorn está no precipício, a espada dele não está na bainha quando ele cai. Mas depois ela está de volta no lugar. Como ele conseguiu arrumá-la ?

63. Scadufax, o cavalo que supostamente só Gandalf pode montar, não leva nenhuma sela ao longo do filme, eles tentam esconder, mas nós podemos vê-la em várias ocasiões. Mas no fim do filme, quando tem a tomada de Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli, etc. e o cavalo, você vê os pés de Gandalf claramente nos estribos.

64. Em Edoras, a mão de Gríma está no rosto de Eowyn, mas logo depois sua mão não está mais e eles estão afastados.

65. Quando Aragorn, Legolas e Gimli conhecem Eomer e os Cavaleiros de Rohan, Gimli e Eomer começam a discutir. Neste momento as tomadas mudam entre cada um deles olhando para o outro. Do ponto de vista de Eomer, Gimli parece menor do que ele. Porém quando Eomer é visto do ponto de vista de Gimli, parece exatamente o contrário.

66. De longe em qualquer tomada de Floresta de Fangorn é uma floresta mais velha do que quando vista de perto.

67. Na cena onde Frodo e Sam entram em contato com Gollum a primeira vez, Frodo usa o braço esquerdo dele para segurar a lâmina na garganta de Gollum. Mais tarde ele está usando o braço direito.

68. Legolas mata o explorador Warg, alguns instantes depois você vê uma tomada de Aragorn e Eowyn que caminham. Olhe com atenção e você verá uma das flechas mudando de posição na sacola de flechas dele. Erros do site www.falhanossa.com

69. Quando a sociedade está na caverna de Moria e fogem do mostro de fogo, Galdolf fala para todos fugirem, e diz "que armas são inúteis", só que neste filme Galdolf mata o mostro com uma simples espada que ele pegou no chão. (Contribuição de André e Felipe Diniz - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

70. Tradicionalmente, os hobbits não têm barbas, mas quando Merry e Pippin estão discutindo no Entebate, ambos têm barba bem visível.

71. Quando Gandalf entra na casa onde o rei está doente, ele vira a cabeça para olhar para trás. Mas quando muda o ângulo da câmera a cabeça dele está virada para a frente.

72. Os arqueiros usam seus arcos com uma tempestade enorme. Só que parece que as cordas dos arcos não funcionam bem quando estão molhadas. Erros do site www.falhanossa.com

73. Quando Frodo, Sam e Gollum chegam ao portão perto de Mordor, há um exército de homens que marcham para o portão. De acordo com a maioria livros de filme eles são "Easterlings" que estão marchando do leste a Mordor para ajudar Sauron. Porém, se você conferir no mapa vai ver que eles estão marchando do oeste, e não do leste.

74. Durante a batalha começa uma chuva muito forte, mas o fogo existente nas cenas não se apaga. Mágica ?

75. Apesar daquele cavalo não ser o de Aragorn, afinal, Aragorn nem cuidava do cavalo direito, só esteve com ele há alguns dias. Como é que o cavalo era tão bem treinado e tão afetuoso por ele? (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> Esse afeto do cavalo é conseqüência das orações de Arwen, que já mostrou no primeiro filme o quanto é poderosa. (Contribuição de Fábio Fantini - Fã de Carteirinha)

76. Quando Gandalf entra no castelo do rei doente com a finalidade de expulsar Saruman de seu corpo, ele entra de braços dados com Legolas então ocorre uma série de tomadas em que eles ora estão de braços dados e hora não estão. (Contribuição de Daniel Dias Fragoso - Mogi-Mirim / SP - Fã de Carteirinha)

77. Quando Aragorn, Legolas e Gimli reencontram Gandalf, ele diz que fazia muito tempo que ninguém o chamava por aquele nome. Mas antes disso, ele se encontra com Merry, Pippin e Barbavore... todos o conheciam como Gandalf... será que não falaram este nome para ele? (Contribuição de Daniel Dias Fragoso - Mogi-Mirim / SP - Fã de Carteirinha)

78. Se o Forte da Trombeta, no Abismo de Helm serve para as pessoas se refugiarem contra ataques inimigos...não deveriam ter armas como...  pedras...catapultas... fogo e etc.. e não apenas homens com espadas e flechas? Falta segurança nesta fortaleza. (Contribuição de Rogério Magalhães - Fã de Carteirinha)

79. Como Aragorn e Legolas sabiam a que distancia (1 dia) estavam os Orcs levando  Pippin e Marry, mas não conseguiram detectar  Eomer e seus companheiros montados a cavalos a menos de 30 segundos de distancia?

80. Falando em Eomer... quando Aragorn chama a atenção deles, numa cena vista de cima... vemos que todos os cavalos tem cavaleiros... mas Eomer dá 2 que supostamente os donos haviam morrido... onde estavam estes cavalos antes? (Contribuição de Rogério Magalhães - Fã de Carteirinha)

81. Os Elfos mandam muitos arqueiros para lutar a favor dos humanos contra os Orcs, Quando o Rei pede para recuar, todos entram na grande caverna, mas não se vê nenhum arqueiro Elfo. Todos morreram? (Contribuição de Ricardo Silva Palhares - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha) --> Dá para ver os Elfos sim, inclusive eles ficam atirando enquanto correm... o problema é que alguns não tem flechas nas mãos. (Contribuição de Fábio Fantini - Fã de Carteirinha)

82. Na cena onde dois cavaleiros de Rohan são atacados por um Warg, Legolas vem logo atrás pulando do alto de uma pedra, nessa parte dá para perceber que Legolas na verdade está num cenário, e tudo foi acrescentado digitalmente. Em nível Senhor dos Anéis devia ter sido melhor, afinal eles conseguiram fazer Valfenda e Isengard com riqueza de detalhes. (Contribuição de Marcelo Bentes - Manaus / Am - Fã de Carteirinha)

83. Quando Elrond está contanto como seria a vida de Arwen caso ficasse com Aragorn, quando o rosto dela é focalizado, correm duas lágrimas no rosto dela, primeiro na direita, depois na esquerda. Mas, quando ele se volta para falar com ela, há apenas uma lágrima começando a cair do lado direito do rosto. (Contribuição de Aline Makoto - Fã de Carteirinha)

84. Quando Merry e Pippin, estão na árvore, se você olhar ao fundo, vai poder perceber que as árvores parecem que estão desfocadas, meio estranho. (Contribuição de Antonio Carlos Sandoval Pedro - Jataí / Go - Fã de Carteirinha)

85. Na cena da morte de Boromir, ele leva a primeira flechada no peito, perto do coração, só que ao levar a segunda flechada, SURPRESA!!! Ela bate novamente no peito, ao lado do coração e não, na barriga como deveria ser. (Contribuição de Diego Carvalho - Niterói / RJ - Fã de Carteirinha)

86. Quando Frodo e Sam estão andando perdidos na montanha, bem no começo, muito antes de encontrarem Gollum, podemos reparar que quando Frodo anda, seus pés balançam, isto é, como eles tiveram que usar uns aumentadores de borracha para os pés, quando pisam, pisam com a ponta verdadeira dos pés, mas como o estica pés é de borracha, percebemos claramente que a ponta de borracha balança bastante. (Contribuição de Fabyam - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

87. No fim do filme quando Sam e Frodo procuram por Gollum, ele está escondido atrás de uma árvores, e os dois hobbits estão bem atrás. Olhando daquela distância, daria muito bem para que os dois avistassem o Gollum, pois ele estava com um dos braços descobertos. (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

88. No Abismo de Helm, quando o Aragorn e Legolas falam (não sei se é a hora que Legolas lhe entrega o "colar" de Arwen ou na hora discutem) o olho de Legolas está castanho escuro. Mais tarde, na hora que Legolas conversa com Gimli, podemos ver que seu olho está azul claro ou verde. (Contribuição de Flávia Regina Principe Credidio - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

89. Ninguém estranha a aparência do rei de Rohan quando ele estava sendo possuído por Saruman? A aparência dele era com certeza notável, estando ou não estando possuído. (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

90. Na batalha, quando é usada a Pólvora, existe o suficiente para destruir pedra maciça, no caso a parede, pois ela tem aquela fissura, mas o chão não é afetado em nada, nem um simples buraco é aberto no local? (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

91. Quando Gandalf entra em Meduseld de braços dados com Legolas, na cena vista de frente ele está com o cajado abaixado, e quando a cena é vista pelas costas o seu cajado está em pé! (Contribuição de Érika Taucci Magalhães, Hemerson de França Santos Brandão - Bragança Paulista / SP ,  Pedro Melo e Cissa Vidal - Fãs de Carteirinha)

92. Na cena do ataque do Eomer aos Uruk-Hai  com os hobbits, Pippin aparece com as mãos atadas mas quando o cavalo ameaça pisar nele ele abre as mãos. (Contribuição de Pedro Melo - Fã de Carteirinha)

93. Observe a orelha de Legolas, que em uma parte onde ele aparece bem de perto, sua orelha está normal sem a prótese de orelha de elfos que são pontudas, logo depois a orelha dele aparece como a dos elfos, pontudas. (Contribuição de Thiago Martinelli Veiga - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

94. Durante conversas entre os homens de Rohan no Abismo de Helm, alguém diz que haviam cerca de 300 homens disponíveis para defesa do castelo. Considerando que Rohan possuía 3 éored (subdivisões do exército deles) e sendo que um estava com Éomer (cerca de 2
mil homens), um ficava sobre o comando do filho morto do rei e depois de Hama, que também estava na fortaleza, e o terceiro ficava sobre o
comando direto do rei em caso de guerra, além dos cidadãos convocados às pressas e dos arqueiros elfos, estimo o número de defensores da fortaleza em mais de 4.000 mil homens, fora o éored de Éomer que chegou depois, o que seria bem mais razoável para vencer um exército Orc de 10.000 mil homens!" (Contribuição de
Alessandro - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

95. Quando os Uruk-Hai estão chegando em Helmsdeep e aparecem as mulheres escutando os passos deles, aparece uma figurante que estava na festa de aniversário de Bilbo no 1º filme. (Contribuição de Mayra Abondanza Kuhlmann - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

96.
Quando os Orcs são atacados pelo grupo de Éomer, mostra um cavalo empinando sobre  Hobbit Pimpim, ele, assustado, grita e abre os braços, em seguida o mostram se arrastando com as mãos amarradas, e depois cortando a corda em um lâmina que estava caída no chão. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

97. O cabelo do Legolas muda de cor toda hora!!! Tem vez que esta totalmente loiro, tem vez que está mais escuro em cima. (Contribuição de Cristina Bigeli - São Manuel / SP - Fã de Carteirinha)

98. Quando os Ents estão atacando Isengard e os Orcs, Sauroman sai na "sacada" da torre para ver o que está acontecendo e a sua imagem é passada várias vezes, e algumas vezes está na forma reversa. Como se estivessem apertando o rewind. Dá para perceber pelo movimento do cabelo dele que fica estranho. (Contribuição de Mônica Lopes Alves - Fã de Carteirinha)

99. Quando Sam cai do morro em frente ao portão, Frodo usa sua capa para escondê-lo e depois, ajuda o amigo a sair do meio das pedras. Numa cena, Sam sai quase que totalmente, na seguinte ele ainda está saindo, pela metade. (Contribuição de Wagner Ghizzoni Júnior - Uberaba / MG - Fã de Carteirinha)

100. Em várias partes do filme, mesmo com a situação dramática, as mulheres estão com os cabelos perfeitos. (Contribuição de Wagner Ghizzoni Júnior - Uberaba / MG - Fã de Carteirinha)

101. Quando o exército de Saruman segue em, direção ao castelo, só são mostradas as lanças dos guerreiros, mas na hora da batalha, elas aparecem. De onde? (Contribuição de Wagner Ghizzoni Júnior - Uberaba / MG - Fã de Carteirinha)

102. Tem hora que o cabelo do Legolas está todo claro, e as vezes em cima fica mais escuro. Dá para perceber que é peruca em várias cenas que ele aparece de perto. E as vezes o cabelo dele está lisinho, e as vezes meio bagunçado... os elfos tinham chapinha? (Contribuição de Cristina Bigeli - São Manuel / SP - Fã de Carteirinha)

103. Como aquele orc dá aquele golpe na cabeça do Haldir, e quando ele cai não tem nada na cabeça? Elfos não tem sangue? (Contribuição de Cristina Bigeli - São Manuel / SP - Fã de Carteirinha)

104. Os orcs não são iguais... mas nas cenas que são filmados de perto sempre é um único orc que aparece, aquele com o cabelo rastafari. Isso acontece nas cenas da batalha, ele aparece na escada, no portão, no chão, etc. Como ele pode ser tão rápido assim? (Contribuição de Cristina Bigeli - São Manuel / SP - Fã de Carteirinha)

105. Prestem atenção na ordem das falas de quando Gandalf cai da ponte quebrada em Moria, na Sociedade do Anel e nas Duas Torres. A ordem não é seguida, e quando Gandalf diz "fujam seus tolos" na Sociedade do Anel, ele se joga e Frodo grita, mas quando ele diz "fujam seus tolos" nas Duas Torres, mesmo antes de se jogar Frodo grita, e ainda por cima grita o nome de Gandalf, o que não aparece no primeiro filme. (Contribuição de Alisson Silva Rodrigues - RJ - Fã de Carteirinha)

106. Há um erro descarado nas Duas Torres. Basta prestar atenção na cena em que Merry e Pippin foram capturados por Uruks e orcs de Lugburz. Assim que Merry chama Pippin para fugirem rastejando e vem aquele orc e diz que ninguém iria salvá-los naquela hora e vem uma lança por trás do orc, prestem atenção às mãos de Pippin, porque ele está de lado, com as mãos amarradas, e de repente se vira pra cima com as mãos desamarradas, exatamente quando um cavalo está prestes a pisotear ele. (Contribuição de Alisson Silva Rodrigues - Fã de Carteirinha)

107. Na versão estendida do filme, existe uma cena em que Éomer procura Theodred entre os corpos. Tem uma parte em que dá um close num cavaleiro de Rohan morto, onde é possível ver aquela fita amarela e preta que usam para isolar área, caída no chão. (Contribuição de Arthur Lira Gabriel - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A - Olá amigos do Falha Nossa, como o filme ainda está nos cinemas, alguns erros poderão demorar um pouco mais para serem confirmados e incluídos ou excluídos. Obrigado.

B - No primeiro filme, Legolas era um arqueiro excepcional... Lembram-se da cena nas Minas de Moria. Bem, lá ele acerta Orcs a uma distância gigantesca! Já no segundo filme, o mais próximo que ele faz disso é romper uma das cordas daquelas escadas mais largas que os Uruk-hai estavam usando.... Bem, no primeiro filme o homem, isso é, o elfo era uma "metralhadora de flechas"!  (Contribuição de Aline Makoto - Fã de Carteirinha)

C - No erro número 3 é dito que Isildur deveria ter afundado, pois trajava uma armadura pesada. De fato. Porém, segundo o livro, o assassinato de Isildur ocorreu dois anos após aquela batalha. (Contribuição de Fernando Badô - São Paulo - SP - Fã de Carteirinha)

D - A cena onde Gimli veste uma malha de metal oferecida pelo rei Theoden é engraçada mas parece estranha... considerando que eram para Humanos, certamente não serviriam para um Gimli. Durante "A Sociedade do Anel" e "As Duas Torres" , Gimli usa sua própria malha de metal que, segundo o livro, ele considera de melhor qualidade do que a ofertada por Theoden, então porque ele precisaria de outra? Onde estava a que ele sempre usa? Lavando? (Contribuição de Rogério Magalhães - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

E - Sobre a cena de Legolas saltando na frente do cavalo, que para os jogadores de Rpg é bem possível levando em conta que Legolas é um elfo de um nível elevado, porém para as pessoas que não jogam parece um erro, mesmo porque as habilidades específicas das raças não é apresentada no filme como no livro, então como tantas mudanças foram feitas no filme para tornar melhor para aqueles que não leram o livro, esta cena é meio exagerada, também levando em conta que nem todas as habilidades de elfos, anões e orcs foram respeitadas ou mostradas, um exemplo é nesta cena mesmo, um anão nunca montaria em um cavalo de tamanho normal sozinho! (Contribuição de Thiago Martinelli Veiga - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

F - Sobre os Uruk-Hai sobre a luz, eles realmente são mistura de humanos com orcs, uma mistura feita com magia negra, diferente dos meio-orcs do PRG que são fruto de reprodução entre um orc e um humano, e de acordo com o livro devem sim sofrer dano sob a luz do dia porém muito menos que orcs normais, esses danos não são aplicados como aos vampiros do tipo que virão fumaça ou algo assim, e sim a visão, capacidade de batalha, ou mesmo a vontade, coisas que não tem como aparecer no filme de forma aparente, e mais não são apenas os uruk-hai que vão a batalha no abismo de Helm, mas sim, orcs, orcs uruk, e bárbaros da montanha, poucos ficaram em Isengard e não fica claro nem no livro nem no filme quem são os que ficam.
(Contribuição de Thiago Martinelli Veiga - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

G - Sobre Boromir na cachoeira, no livro, os participantes da sociedade que sobram deixam Boromir em um barco para ir com o rio e descer a cachoeira, e Sam faz a mesma pergunta feita pelo fã do site, o barco não teria se espedaçado? Mas ele é lembrado logo após que aquele barco era um barco élfico, muito resistente e de fato tomado pela magia da floresta, muito resistente, e de um equilíbrio fantástico, isto está no livro! (Contribuição de Thiago Martinelli Veiga - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

H - Sobre o último erro retirado e que tem uma observação de como Gandalf recebe uma capa élfica. No livro e no filme fica bem claro que o "passaro rei" resgata Gandalf nas montanhas e o leva para a floresta de Galadriel, provavelmente ele recebeu a capa élfica lá! (Contribuição de Thiago Martinelli Veiga - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha) --> No livro diz que depois da batalha contra o Balrog, ele foi socorrido por elfos e passou um bom tempo junto de Galadriel, recebendo assim sua capa élfica. (Contribuição de Ânderson H. Takahashi - Cornélio Procópio / PR - Fã de Carteirinha)

I - Como exemplo, na história real, a maior vitória de um exército em desvantagem numérica, foi a dos romanos sobre os gauleses na Batalha de Alésia (atual França), onde os gauleses possuíam cerca de 350 mil homens contra 70 mil homens dos romanos (5x1). Lembrando que os romanos possuíam um dos mais poderosos exércitos vistos pela humanidade. Agora 10.000 contra 300 é demais! Maiores dados sobre a organização do exército de Rohan estão no livro "Contos Inacabados" (Contribuição de Alessandro - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

Alguém pode explicar o que aconteceu na cena onde os habitantes de Rohan são atacados por Orcs montados em Wargs ? Nessa cena Legolas está na frente observando os Wargs que se aproximam, e começa a atirar contra eles. Por trás de Legolas surgem os cavaleiros de Rohan, e bem atrás de Legolas vem Gimli montando um cavalo branco. Nesta cena acontece algo muito estranho, Legolas estende o braço esquerdo que "gruda" na frente do cavalo de Gimli e depois ele dá uma espécie de "cambalhota" onde passa pela frente do cavalo, dá um giro de cabeça para baixo e cai montado bem atrás de Gimli. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha) -- (Contribuição de Marcelo Bentes - Manaus / Am - Fã de Carteirinha) --> Na verdade, Legolas não gruda na frente do cavalo, ele pega nos estribos do cavalo que Gimli está, dá um giro, e não cai arás do Gimil, cai na frente dele, que logo depois vocês podem perceber que Legolas está atirando com o seu arco, na frente do Gimil. (Contribuição de Thais Martinez Gomes - Fã de Carteirinha) --> É de estranhar que as pessoas se surpreendam com a habilidade de Legolas ao montar o cavalo onde estava Gimli e a considerem um erro.Para mim é uma das cenas mais adoráveis do filme, já que os elfos são seres de uma agilidade notável, além de leveza incomparável, especialmente Legolas, por isso é totalmente compreensível e esperada sua movimentação espetacular não apenas naquela cena, como ao longo do filme. (Contribuição de Débora Fagundes Dorneles - Santa Maria / RS - Fã de Carteirinha !

- Quando os Uruk-Hai estão prontos para atacar, todos os arqueiros estão com os arcos armados. Depois Aragon fala para eles armarem os arcos. Mas já não estavam armados ? Todos estão armados, mas depois que um deles atira sem ordem, eles desarmam ao grito de Aragon para não atirarem ainda, e esperam a ordem para rearmar e atirar. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

- Os orcs podem andar na luz do dia ? Eles não deveriam sofrer danos ? Os Orcs realmente não podem, mas os Uruk Hai podem, já que são mistura de homens e orcs. (Contribuição de Marcelo - Contagem / MG - Fã de Carteirinha) -- (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha) --> Aqui acho que existem dois erros: primeiro, os Uruk Hai não são mistura de Humanos com orcs, mas sim Orcs alterados com magia negra por Saruman; o outro erro é que na batalha contra os Ent´s, quem briga são os Orcs, visto que os uruk estão no Abismo, e a briga acontece durante o dia...(Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

- Na cena que descreve a destruição de Isengard, Merry e Pippin estão sentados em cima de Treebeard, lançando pedras nos orcs. Porém, eles estão muito altos e não teria como eles arranjarem aquelas pedras e jogar. A Barbárvore dá as pedras para os dois e fica vibrando com cada acerto deles na cabeça dos inimigos. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

- Quando Eomer e os cavaleiros encontram os três caçadores, ele tem bem menos homens do que é mostrado depois no filme, e isto nunca é explicado. Não aparecem todos na cena, mas é deixado bem claro que ele tinha 2 mil homens junto com ele. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

- Por que Treebeard e o outro tem uma discussão sobre os dois Hobbits serem de fato Orcs? Gandalf teria contado para Treebeard que eles não são Orks quando Treebeard levou o Hobbits para conhecer Ganadalf. Porque Treebeard sabia quem eram os Hobbits, pois tinha encontrado Gandalf, mas as outras árvores não, e reagiram da mesma maneira que que Treebeard, e precisaram ser convencidos que eram apenas Hobbits. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

- Como Faramir sabe que o irmão dele morreu, quando só Aragorn, Legolas, e Gimli tinham testemunhado isto ? Ele não tinha conhecido nenhum deles. Ele não tinha conhecido nenhum deles. Porque Faramir viu o corpo de Boromir em um barco às margens de Osgiliath - pelo menos é assim no livro. (Contribuição de Marcelo - Contagem / MG - Fã de Carteirinha) --> Como alguém poderia ver o Corpo de Boromir, uma vez que ele foi solto na Cachoeira... sobraria algo? (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha) --> No livro está descrito assim. Ele encontrou a corneta que seu irmão usava partido em 2, e também no livro ele afirma em uma passagem ter visto uma canoa flutuando onde ele imaginou ter visto o rosto de seu irmão. Portanto, aquilo não é erro do filme. Se é que é um erro mesmo, então ele já vem do próprio livro, e não apenas do filme.(Contribuição de Ânderson H. Takahashi - Cornélio Procópio / PR - Fã de Carteirinha)

- Depois que Gollum pega 2 coelhos e come, Hobbits está enojado. Na próxima cena, Sam estava cozinhando guisado de coelho em uma panela com uma concha. Onde eles arranjaram estes objetos? Estavam na mochila que Sam estava carregando. (Contribuição de Marcelo - Contagem / MG - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

- Na cena onde Frodo e Sam estão discutindo sobre Faramir, Sam grita perguntando se ele quer saber como o irmão dele morreu, só que ele não poderia saber disto, pois no primeiro filme ele não viu como Boromir morreu. --> Realmente ele não viu e em nenhum momento ele disse como morreu, apenas disse aquilo para dizer que Faramir estava cometendo o mesmo erro que seu irmão e se deixando dominar pelo anel, e Sam acredita que foi isso que o levou a morte. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

- Quando Gandalf entra para ver o rei doente, a roupa dele e sua bengala parecem que mudam entre a cena frontal e a cena de trás. --> Na vista de trás ele está com uma capa elfica (do mesmo tipo que o Frodo usa na cena das pedras, já na visão da frente ele está tirando sua capa e mostrando sua roupa branca. (provavelmente para intimidar o rei possuído) --> No primeiro filme, Gandalf morre em Mória, antes da comitiva receber as capas elficas dadas por Galadriel... então, como todos os outros continuam com suas capas... quem deu a capa ao Gandalf? (Contribuição de Rogério Magalhães - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 84. Gollum não poderia andar à luz do sol (ou cara amarela, como ele chama o sol). (Contribuição de Mariana Vilela - Fã de Carteirinha) --> Na verdade, ele consegue. Quando Gandalf explica a Frodo sobre o Um Anel, ele cita a "criatura Gollum". Quando Gollum perde o anel, grande parte do poder que este tinha sobre ele desaparece. Ele odeia tanto o sol, quando a lua mas a partir do momento que o anel deixa de exercer o poder sobre ele, ele passa a conseguir andar sob a lua e o sol. Tanto, que conforme o livro, Gollum parte atrás de Bilbo com a intenção de recuperar o anel, mas volta para a caverna porque (se eu não me engano) um grupo de elfos está atrás dele. (Contribuição de Tatiana Sato - Fã de Carteirinha)

- Vale ressaltar que, conforme o livro, Gollum não tinha dupla personalidade. Sim, existia tanto Gollum, quanto Smeagol, mas Smeagol era ruim. Quem acha, na verdade o Um Anel é Deagol, o melhor amigo de Smeagol, quando estava no lago pescando. Smeagol vê o anel, e como é seu aniversário, ele exige o anel. Deagol recusa dá-lo a Smeagol, então este o mata. E Gollum SEMPRE teve a intenção de conduzir Sam e Frodo para a caverna da Laracna. -- Bilbo, por se recusar a matar Gollum, é meio que poupado da força e maldade do Um Anel. Este não exerce tal poder, como o fez com Smeagol/Gollum. (Contribuição de Tatiana Sato - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 86. Aragorn, Legolas e Gimli no começo do filme seguem os Uruk-Hai. Gimli no meio da perseguição pára e comenta que estão correndo há 3 dias e noites sem descanso. O erro é quando focalizam Aragorn e Gimli, os dois estão suando muito e estão sujos. Mas e Legolas? Ele não se suja também, ou ao menos fica suado? (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> Conforme o livro, Elfos NUNCA se mancham de sangue, se sujam, suam, ou qualquer outra coisa. (Contribuição de Ânderson H. Takahashi - Cornélio Procópio / PR - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 88. Barbárvore (Treebeard) no final do filme, convoca os ents para a guerra com um grito e logo eles aparecem. Como foi que apareceram tantos ents em tão pouco tempo, se Treebeard levou quase que alguns minutos ou horas pra sair do meio da floresta? (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> No livro, está bem claro que os Ents são muito, muito rápidos mesmo. No filme, ele pode parecer bem lerdo, mas na realidade com certeza ele está andando rápido. Como podemos saber que Barbárvore (Treebeard) realmente levou todo aquele tempo para chegar a Isengard? Do momento aonde ele rumou para lá, e quando ele chegou lá, houve um corte mostrando outras cenas. Ele pode muito bem ter ido bem rápido. (Contribuição de Ânderson H. Takahashi - Cornélio Procópio / PR - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 69. Ao longo do filme o machado de Gimili fica mudando. Muito bem, já sabemos que ele tem dois machados, mas será que ele troca de machado ou existe um erro mesmo ? Lembra quando Aragorn, Legolas e Gimli encontram Gandalf pela primeira vez na floresta Fangorn e eles o atacam cada um com suas respectivas armas ? Gimli lança seu machado que é destruído por Gandalf, assim como as flechas de Legolas, mas logo depois desse leve ataque, Gimli é mostrado de novo e ele está com os seus dois machados. (Contribuição de Rafael Monteiro Brito - Manaus / AM - Fã de Carteirinha) -- Apesar dele ter dois, ao longo do filme ele usa muito mais do que 2, pois os que aparecem que seriam os oficiais, possuem lâmina em apenas um dos lados e inteiros, porém há momentos no filme em que ele usa machado com lâminas nos dois lados, e outros em que o machado é adornado no meio da lamina (interno) - (Contribuição de Luís Gustavo Paranhos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha) --> Conforme mencionado nos erros do filme 1, os "guerreiros" costumam carregar mais de um machado (no caso do anão). Essa prática é bem utilizada nos jogos de RPG. (Contribuição de Milene - Londrina - PR - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Clique aqui para ver as imagens