VOLTAR FILMES 1

 
   

O SEXTO SENTIDO
BRUCE WILLIS

Um filme aclamado como um dos melhores do ano, o Dr. Malcolm Crowe é um conceituado psicólogo infantil que vive atormentado pela terrível lembrança de um jovem paciente que ele não foi capaz de ajudar.

Quando ele encontra Cole Sear, um garoto de oito anos assustado e confuso com um problema similar, Dr. Crowe procura redimir seu erro do passado, fazendo tudo que pode pelo menino.

Além disto Malcolm não está preparado para descobrir a verdade que aterroriza Cole.

Um filme que vai deixar você impressionado com o sexto sentido de Cole.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: M. Night Shyamalan
Escritor: M. Night Shyamalan

Site Oficial: www.studio.go.com/movies/sixthsense

Gênero: Suspense

Buena Vista Entertainment

Título Original: The Sixth Sense
Tempo: 108 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Haley Joel Osment .... Cole Sear
Bruce Willis .... Malcolm Crowe
Toni Collette .... Lynn Sear
Olivia Williams .... Anna Crowe
Glenn Fitzgerald .... Sean
Mischa Barton .... Kyra Collins
Donnie Wahlberg .... Vincent Gray
M. Night Shyamalan .... Dr. Hill

FICHA TÉCNICA

Produção .... Kathleen Kennedy
Produção .... Frank Marshall
Produção .... Barry Mendel
Produção .... Sam Mercer
Música .... James Newton Howard
Direção de Fotografia .... Tak Fujimoto
Desenho de Produção .... Larry Fulton
Figurino .... Joanna Johnston
Edição .... Andrew Mondshein

PRODUTORAS

Hollywood Pictures
Spyglass Entertainment

DISTRIBUIDORA

Buena Vista International

ERROS

1. Quando a mulher de Malcolm vai pegar uma garrafa de vinho no porão você percebe que está tudo empoeirado, mas na próxima cena a garrafa está limpinha na mão dela.

2. O cabelo de Malcolm cai para o lado quando ele está fazendo o truque de mágica para Cole. Quando a câmera volta para ele, seu cabelo está arrumado.

3. Ainda nesta seqüência, quando Malcolm termina o truque, ele fecha a mão em que está a moeda. Mas na tomada feita por trás dele, sua mão ainda está aberta.
 
4. As pílulas de Zoloft que Malcolm encontra no armário de Anna são vermelhas. Contudo, essas pílulas não vêm nem no formato e nem na cor apresentadas no filme.
 
5. Nesta mesma cena as pílulas aparecem centradas na parte do armário na primeira tomada, mas no close, aparece mais para a esquerda.
 
6. Malcolm segue Cole de sua casa até a igreja. A distância, que parece ser pouca no filme, na realidade é de cerca de 50 quarteirões - uma distância considerável para uma criança percorrer a pé.
 
7. Durante a cena do jantar, podemos ver o fio do microfone na camisa de Bruce Willis.
 
8. Preste atenção na mancha do cabelo de Cole quando ele está no colégio olhando a família enforcada. Ela não fica como nas outras vezes em que aparece.
 
9. Quando Cole volta do colégio e Malcolm está sentado na poltrona, ele resolve fazer um jogo com o menino. Preste atenção onde Cole pára no tapete. Na próxima tomada ele está em outra posição.
 
10. Na bronca do professor Gaguinho em Cole, olhe atentamente a mesa que está atrás de Cole. Primeiro está bem próxima, depois está bem longe.
 
11. Lembra quando a menina morta pela madrasta assusta Cole na barraquinha dele ? Existe uma hora que a barraca cai e o pano vermelho fica em cima da menina. Então Cole puxa o pano e aparece a menina. Onde foi parar as estantes dentro da barraquinha onde ficavam os santinhos de Cole?
 
12. Preste atenção no cabelo de Cole quando ele está dentro da Igreja, na parte de cima conversando com Malcolm que está em baixo. O cabelo tem uma parte arrepiada numa hora e em outra não.
 
13. No fim do filme, Cole está com sua mãe e resolve contar seu segredo, preste atenção no cinto de segurança de Cole. Uma hora ele está usando e na hora que abraça sua mãe, já não está mais.
 
14. Na cena em que Cole está assistindo o comercial do seu amigo do colégio, a sua mãe vem na direção dele e fecha o casaco. Na próxima tomada o casaco está aberto e ela fecha de novo.
 
15. Nesta mesma cena, Cole coloca suas mãos em cima da mesa, mas quando muda a câmera, ele está colocando as mãos novamente na mesa.
 
16. Ainda nesta cena, veja que na primeira tomada não tem carne no prato de Cole, mas na seguinte já tem, e ele ainda come esta carne em primeiro lugar.
 
17. E o cabelo da mãe de Cole? Na primeira tomada está penteado e separado para a esquerda de quem olha, na segunda, esta puxado para trás com uma franja caindo no rosto. Que cena esta hein ??? Tudo errado.
 
18. Quando Malcolm está esperando Cole sair de casa, sua pasta está no banco, só que ela aparece em duas posições diferentes entre os cortes.
 
19. Quando Malcolm está na sala com sua mulher no começo do filme, ele coloca um pulôver, mas quando ele sobe para o quarto ele já está sem o casaco.
 
20. Quando Vincent Gray atira em Malcolm no começo do filme, seu cabelo aparece alisado e depois meio despenteado.
 
21. Quando Cole sai de casa para ir ate a igreja, ele está segurando sua pasta com a mão esquerda, mas quando vai abrir a porta da igreja a sua bolsa já está na outra mão e ele abre a porta com a mão esquerda, a mesma que deveria estar segurando a pasta. (Deve ser por causa daquela distância enorme que falamos antes.)
 
22. Quando eles chegam no quarto e o telefone está no chão, ele está em uma posição, mas depois que Malcolm leva o tiro o telefone está mais para cima.
 
23. Quando Cole vai tentar tirar a espada, ele está segurando a vassoura. A cena vai para Malcolm e quando volta para Cole a vassoura sumiu.
 
24. Preste atenção na mão da esposa de Malcolm no fim do filme quando ela está adormecida na poltrona da sala. Nunca está no mesmo lugar.
 
25. Quando ela solta a aliança de Malcolm, sua mão está de um jeito, mas quando Malcolm olha para sua mão, ela está de outro.
 
26.  Na cena onde Cole conta para a mãe dele o seu segredo, todos os carros na rua têm um selo de inspeção da Pennsylvania colados na parte inferior do para brisas, mas o carro deles não tem.
 
27.  Se Cole diz para Malcolm que as pessoas mortas não sabem que estão mortas, como é que o menino que quer mostrar a espingarda, a menina que quer avisar seu pai, e a avó, falam com ele e aparentemente sabem que estão mortas? Não estamos discutindo o espiritualismo, mas as coisas ditas no filme. Se Malcolm fala que os mortos não sabem que estão mortos, então não faz sentido eles saberem disto no filme. O garoto poderia ter dito que ALGUNS deles não sabem que estão mortos, e que outros precisam terminar coisas inacabadas para podem descansar, ou passar para sua próxima existência.
 
28.  Na cena onde Malcolm vai ouvir a fita de Vincent Gray, a fita tem uma etiqueta que desaparece na próxima tomada.
 
29. Se o garotinho(Osment) tem medo de mortos e quer que os espíritos vão embora, porque ele não tem medo do espírito de Bruce Willis? Por ele tem medo de todos menos de Bruce? Mesmo tomando como fato dele ser psicólogo infantil, o que não vem ao caso, ele está morto, e o menino deveria ficar muito assustado como fica com os outros espíritos que vê. (Contribuição de Fábio Luiz C. da Silva - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Sobre todas as questões envolvendo a ausência de medo do garoto com relação ao psicólogo, tenho uma interpretação diferente: para mim, o garoto também não sabia que ele estava morto. (Contribuição de Fernando Menucci - Rio de Janeiro - Fã de Carteirinha)
 
30. Porque todos os espíritos tinham marcas de sangue e Bruce Willis não ? Ele teria que ter marcas na barriga após o tiro. Será que Bruce não viu nem percebeu ? Com isto ele poderia concluir que já estava morto. E vamos observar ainda que se passou muito tempo desde que ele morreu até o dia que ele descobre que realmente está morto. (Contribuição de Fábio Luiz C. da Silva - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)
 
31. Ele fica mais de mês (segundo a história) falando só com o garotinho. Meio improvável. (Contribuição de Fábio Luiz C. da Silva - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)
 
NOVO ERRO 32. Se Malcon está morto, não poderia haver sombra dele no chão, e em várias partes do filme dá para perceber este erro principalmente na hora do funeral. (Contribuição de Abraços Daniela Ribeiro Monteiro - Fã de Carteirinha)
 
33. E como Bruce Willis conseguiu a ficha com todos os dados e endereço de Osment se ele estava morto? (Contribuição de Fábio Luiz C. da Silva - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)
 
34. Se a menina que está embaixo do pano vermelho do menino, no esconderijo dele, é um fantasma, como o pano pode ter ficado sobre ela? (Contribuição de Wellingon Luís dos Santos da Silva - Marília-SP - Fã de Carteirinha)
 
35. O garoto entra em casa e Bruce está na sala com a mãe dele. Como Bruce fez pra entrar ??? Ou pela porta tocando a campainha ou atravessando a parede. Pela porta seria impossível pois se só o garoto conseguia vê-lo, como a mãe dele abriria a porta ? E se ele atravessou a parede, logo deveria perceber que algo de estranho estava acontecendo e descoberto que estava morto. Pior que isso é ficar frente a frente com a mãe do garoto e não trocar sequer uma palavra.  (Contribuição de Marcia - Fã de Carteirinha)
 
36. Na cena onde o garotinho fala com o professor e gagueja, quando a câmera focaliza o rosto do professor de baixo para cima, o microfone pode ser visto. Este erro pode não aparecer em algumas versões do filme. Erro visto no cinema. (Contribuição de Carlos Augusto - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)
 
37. Se Bruce Willis está morto no filme como ele consegue quebrar o vidro da loja de sua mulher? Neste momento ele deveria ter percebido que morreu. (Contribuição de Marcio Girundi - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)
 
38. Porque Kira a garotinha que morre envenenada no filme, não gravou apenas a madrasta colocando veneno em sua comida e depois mostrou ao seu pai, em vez de comer e acabar morrendo ? Já que ela colocou a câmera para filmar, ela já sabia o que estava acontecendo. Ou será que foi sem querer? (Contribuição de Marcio Girundi - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha ) --> Seria porque a garotinha estava filmando a brincadeira dela, quando a madrasta a chama para comer. Ela, na euforia, se esquece da filmadora ligada. Registrando assim seu próprio assassinato. Ela só toma conhecimento disso depois de morta! (Contribuição de Luciene Araujo de Lima Lopes e Gilmar Henrique Lopes - São Sebastião / SP - Fãs de Carteirinha) --> Ok. Então, a única explicação que surgiu para a contradição é a possibilidade de a menina ter filmado acidentalmente e só ter tomado conhecimento do que aconteceu posteriormente. Como ela sabia que tinha filmado? Ela conseguiu assistir à fita depois de morta? Caso positivo, deve então ter retirado a fita da caixa. Por que, então, precisou da ajuda do garoto? Ela mesma poderia ter deixado a fita em algum local visível para o pai. Outra coisa: se ela não sabia do conteúdo da fita, então, por que guardava-a escondida? Bom, sempre considerei este um dos mais graves furos em filmes famosos, uma vez que se trata, ao meu ver, de um trecho, no mínimo, mal explicado do roteiro. (Contribuição de Fernando Menucci - Rio de Janeiro - Fã de Carteirinha)
 
39. Parece que o Dr. Crowe queria mesmo morrer, porque ele ao ver o paciente antigo em sua casa pelado e tremendo, não correu logo para cima dele. Não precisava ser violentamente, mas talvez um afago de psicólogo em vez de esperar o tiro! (Contribuição de Marcio Girundi - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)
 
NOVO ERRO 40. Na cena em que mostra a filmagem de Kira sendo envenenada, no momento em que aparece a madrasta pondo veneno na comida, a câmera começa a aproximar seu zoom. Como isso acontece se ninguém está manuseando a câmera? (Contribuição de Helena Loureiro- Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)
 
41. O segundo erro  é na primeira vez que ele pára, existem 2 bonequinhos na mureta, ele pega 1 e quando estende a mão pra fora da galeria o outro bonequinho sumiu. (Contribuição de Callebe Garcia - São José dos Campos / SP - Fã de Carteirinha)
 
42. O terceiro erro é quando Cole recomeça a andar, seu braço ainda está em cima da mureta, no próximo corte não está mais. (Contribuição de Callebe Garcia - São José dos Campos / SP - Fã de Carteirinha)
 
43. No momento em que Cole vai à casa de Kira para pegar a fita, nota-se claramente a mão da menina (Kira) em baixo da cama , se preparando para segurar a perna de Cole.
 
44. O personagem de Bruce Willis está morto e não sabe, ok? Então, por que quando ele quebra o vidro da loja de sua mulher e sai correndo, ele (Bruce) está com a mão apertando bem em cima do local onde foi baleado no começo do filme? (Contribuição de Augusto Cezar Lima Queiroz - Santana / AP - Fã de Carteirinha)
 


OBSERVAÇÕES
 
A) Toda vez que você vir a cor vermelha, é porque o diretor desejou intencionalmente mostrar uma cena sobrenatural.
 
B) Cole não falou que todas as pessoas mortas não sabem que estão mortas, mas algumas delas. Ele fala para Malcolm: "Algumas delas não sabem que estão mortas...". Isto já explica vários dos erros relatados no site, como os que falavam do fato da menina Kira ter pedido para Cole falar com sua família. Por falar nela, ela realmente filmou sem querer sua madrasta colocando veneno em sua comida. Ela estava filmando seu teatrinho de bonecos quando sua madrasta aparece, então ela esconde tudo rapidamente e não tem tempo de desligar a câmera. Sobre alguns fatos como Malcolm ter quebrado o vidro da loja, ter conseguido as fichas e etc, são certos "fenômenos" que também possuem fácil explicação, ou seja, não é inviável, porém, não há como explicar em poucas palavras, requer um estudo mais aprofundado. (Contribuição de Marcio Silva - Mr.Mac - Cruz Alta / RS - Fã de Carteirinha)
 
C) Gostaríamos de salientar que durante o filme inteiro é enfatizado que os mortos não sabem que estão mortos, por isso algumas atitudes deles não poderiam acontecer no filme, como movimentar objetos por exemplo. Podemos comparar com o filme Ghost onde o personagem morto não só sabe que está morto, como pede desesperadamente para o outro lhe ensinar a movimentar os objetos. O que para ele é muito difícil.
 
D) Olá amigos, gostaríamos de ressaltar que o filme em sua forma espiritual é realmente maravilhoso, e que em nenhum momento julgamos ou quisemos fazer nenhuma crítica quanto aos fatos espirituais do mesmo. Sabemos que o assunto é complicado e que não é o tema principal do site. Temos certeza de que a profundidade do tema não nos cabe julgar, por isso gostaríamos de solicitar que vejam apenas os fatos citados acima, como uma análise do filme, e não como uma discussão sobre crenças religiosas. O fato dos mortos poderem ou não se comunicar, foram analisados apenas em seu aspecto de continuidade, e nunca no aspecto espiritual. Obrigado.
 
E) Se Cole tem dentro do quarto dele um pequeno "santuário", onde nenhum morto o incomoda até a hora que a menina entra dentro dele, porque ela entrou lá? Será porque Cole não fechou direito, ou porque ele no inconsciente a queria ajudar e o santuário já não era mais preciso. E depois, caso as imagens dos santos afastavam os fantasmas dele, como Malcon entrava na igreja, lá deveria de ser um lugar onde ele não poderia entrar, porém não considero este como erro, pois Malcon queria ajudá-lo e não pedir ajuda como os outros.(Contribuição de Daniela Ribeiro Monteiro - Fã de Carteirinha)
 
F) Quando Cole diz que muitas pessoas estão mortas e não sabem, vários internautas questionaram como os fantasmas pediriam ajuda, pois não corriam nenhum tipo de "perigo". Eu acho que eles pediam ajudam para evitar que algo de ruim aconteça com ele ou com os outros, ou ate mesmo querer proteger ou confessar alguma coisa, como a avó do Cole ou a menina que queria evitar que o mesmo acontecesse com a irmã. (Contribuição de Daniela Ribeiro Monteiro - Fã de Carteirinha)
 
ANTIGO ERRO 44 RETIRADO - 44. Na cena que Cole está na escola, tem um aluno no quadro escrevendo alguma coisa. Na cena seguinte o professor faz uma pergunta, e não vemos o garoto no quadro. Quando Cole fica fora de controle, vemos que o garoto ainda está no quadro, duas vezes. (ele está no início do quadro, no lado esquerdo da tela). (Contribuição de  Maria Helena Pinheiro de Lima - Serra / ES - Fã de Carteirinha) --> Na verdade o menino está escrevendo em um outro quadro, que fica de un dos lados da sala de aula. Pode-se perceber que ele não olha pra trás e sim para o lado quando quer olhar Cole e o professor.É muito comum nos Estados Unidos as salas de aulas terem dois quadros negros, um de frente para a classe e outro de um lado da sala, onde geralmente ficam avisos e tarefas... (Contribuição de Francielle Franco - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)
 
ANTIGO ERRO 32 REPETIDO E RETIRADO. Os mortos não sabem que estão mortos. Mas a garota que pede ajuda ao menino Osment não só sabe que está morta, mas também pede ao garoto que fale com sua família. (Contribuição de Fábio Luiz C. da Silva - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)
 
ANTIGO ERRO 40 REPETIDO E RETIRADO. Na cena em que o garoto está na galeria da igreja e Bruce Willis chega, depois de ouvir a fita de outro paciente, existem alguns erros. O primeiro é quando Cole começa a andar pela galeria, seu cabelo está normal, na próxima tomada seu cabelo está arrepiado (aquilo parece mais 1 pena que ficou presa....), depois volta ao normal. (Contribuição de Callebe Garcia - São José dos Campos / SP - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 45 REPETIDO E RETIRADO.
Na cena em que Cole vai ao quarto para falar com Kira, dá para ver ela se mexendo embaixo da cama quando o menino está entrando no quarto. (Contribuição de Jô Costa - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 6 indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.