VOLTAR BLOCO 43

 

 
 

SHORT CIRCUIT - O INCRÍVEL ROBÔ
ALLY SHEEDY & STEVE GUTTENBERG

Atingido por um raio, o robô conhecido apenas como Número 5 escapa de uma empresa de eletrônica experimental.

Newton Crosby (Steve Guttenberg) e seu assistente Ben Jabituya (Fisher Stevens) são convocados para tentar localizá-lo.

O Número 5 encontra a ecologista Stephanie Speck (Ally Sheedy), esperando ensinar tudo para o alienígena, ela preenche o banco de memória de Número 5 com cultura pop, e é aí que começa a confusão.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: John Badham
Escritores: Brent Maddock & S.S. Wilson

Gênero: Comédia / Familiar / Sci-Fi

Flashstar

Título Original: Short Circuit
Tempo: 99 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1986 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Ally Sheedy .... Stephanie Speck
Steve Guttenberg .... Newton Crosby
Fisher Stevens .... Ben Jabituya
Austin Pendleton .... Howard Marner
G.W. Bailey .... Skroeder
Brian McNamara .... Frank
Tim Blaney .... Número 5 (voz)
Marvin J. McIntyre .... Duke
John Garber .... Otis
Penny Santon .... Srª. Cepeda
Vernon Weddle .... General Washburne
Barbara Tarbuck .... Senadora Mills
Fred Slyter .... Norman
Billy Ray Sharkey .... Zack
Robert Krantz .... Repórter
Jan Speck .... Repórter
Marguerite Happy .... Barmaid
Howard Krick .... Farmacêutico
Marjorie Card Hughes .... Esposa do Farmacêutico
Herb Smith .... Guarda do Portão

FICHA TÉCNICA

Produção .... Gregg Champion
Produção .... David Foster
Produção .... Lawrence Turman
Música .... El DeBarge
Música .... Marcella Detroit
Música .... Maurice Gibb
Música .... Robin Gibb
Música .... David Shire
Fotografia .... Nick McLean
Edição .... Frank Morriss
Elenco .... Jane Feinberg
Elenco .... Mike Fenton
Elenco .... Judy Taylor
Desenho de Produção .... Dianne Wager
Direção de Arte ....Dianne Wager
Cenário .... Garrett Lewis
Efeitos Especiais .... Dream Quest Images

PRODUTORAS

David Foster Productions
PSO

DISTRIBUIDORAS

Aquarius TV
CBS/Fox
Encore
Fox Video
Image Entertainment Inc.
Manga Films S.L.
TriStar Pictures
Flashstar

ERROS

1. Os militares usados na demonstração dos robôs são supostamente manequins, mas quando o comboio é visto, nitidamente percebemos o motorista do jipe movimentando seu braço direito pra trocar a marcha.

2. No começo do treinamento o tanque está com o canhão apontado para o lado direito dele, depois dos cortes quando ele vai disparar no robô, o canhão está virado para a frente.

3. Após o disparo, o local atingido explode duas vezes com apenas um tiro.

4. Logo depois o robô dispara no jipe, mas após o o corte o que vemos explodindo é o caminhão.

5. Observe que o caminhão explode somente agora, mas na tomada anterior quando o tanque de guerra disparou o primeiro tiro, o caminhão já estava saindo fumaça por ter sido atingido.

6. Os militares usados na demonstração dos robôs são manequins, mas o homem no tanque pode ser visto inclinando sua cabeça para a frente antes dele ser atingido.

7. O jipe mostrado no começo das demonstração é atingido duas vezes, e nas duas vezes está novinho, quando já deveria estar danificado pelo primeiro disparo. Observe que não existem dois jipes no comboio.

8. A ordem dos robôs em cima do palanque é 5, 4, 1, 2 e 3, mas quando existe uma tomada lateral pegando os cinco robôs, após eles fazerem continência, podemos ver que o robô que deveria ser o de número 3, do lado direito da imagem, é na realidade o de número 1.

9. Logo depois que acontece o trovão, algumas pessoas abrem seus guarda-chuvas, mas não existe nenhum chuva caindo.

10. Quando os protótipos estão sendo mostrados do lado de fora no começo do filme, o tempo parece mudar entre as tomadas.

ABSURDO: 11. 0:07:05h - Quando os ônibus estão levando os militares para dentro dos Laboratórios Nova, eles vão dentro de dois ônibus, um azul na frente e um vermelho atrás, mas depois do corte vemos dois ônibus vermelhos, o azul simplesmente desapareceu. (Contribuição de Beatriz Camara - Fã de Carteirinha) [CONFERIR O ERRO]

12. Quando Crosby manipula o braço mecânico do robô para tocar o teclado, as notas ouvidas não são as mesmas tocadas pelo braço.

13. Quando Ben arruma a gravata ao redor da camisa de Crosby, ele puxa as duas golas da camisa para fora do paletó, depois do corte a do lado esquerdo dele está para dentro.

14. Ben coloca a gravata em torno do pescoço de Crosby deixando reta, depois do corte ela está cruzada uma sobre a outra. Novo corte e elas estão retas novamente.

15. No coquetel os robôs aparecem servindo bebidas e coquetéis, mas um segundo depois eles estão do lado de fora.

16. Quando o operador dá comando verbal mandando os robôs entrarem, vemos apenas quatro deles, mas quando entram já são cinco.

17. Ben diz que já avisou a segurança sobre o robô número 5 que desapareceu, mas quando o caminhão de lixo sai ninguém olha a carroceria do caminhão. Que segurança ruim.

18. O número 5 está brincando com o interruptor de luz, ele acende e apaga. Observe que mesmo sem aparecer a imagem percebemos que seu último movimento foi o de apagar a luz, mas depois quando os interruptores são mostrados, a luz está acesa.

19. O número 5 é atingido pelo pelo robô do lixo, na tomada seguinte quando é empurrado, a tampa na sua cabeça está solta, depois arrumada, e depois solta novamente.

20. Ao tentar encontrar o número 5 na direita do computador depois que ele escapa podemos ver o reflexo do operador do micro e do comandante, mas o auxiliar dele que deveria aparecer também ao seu lado, não aparece no reflexo do monitor. Depois do corte ele está em pé e bem ao lado do seu comandante.

21. Quando o caminhão sai do laboratório, ele está cheio, mas quando o número 5 cai da carroceria, ela está mais vazio.

22. Quando o número 5 vai cair do caminhão, vemos várias árvores ao lado da pista, mas depois o caminhão aparece andando numa estrada sem nenhuma árvore ao lado.

23. No reflexo do monitor de Crosby as pessoas que aparecem são diferentes daquelas que estão atrás dele realmente.

24. Quando o número cinco sai do caminhão, ele rompe a grade e cai, não batendo em nenhum latão de lixo, mas quando ele é mostrado novamente, está cheio de sujeira pela cabeça e pelo corpo. De onde veio esta sujeira se não havia nenhuma antes?

25. Quando o cachorro aparece comendo a sujeira no número 5, ao lado esquerdo da imagem é possível ver a sombra do pessoal de filmagem, bem em cima do rabo do cachorro.

26. Depois que Crosby pergunta se alguém já tentou rastrear o número 5, depois de aparece a segunda vez que ele está com mal funcionamento, é possível ver no reflexo do monitor, do lado esquerdo, o boom que capta o som da filmagem.

27. A velocidade que o número 5 anda de verdade é bem menor daquela mostrada no mapa da empresa.

28. Quando os carros militares saem da empresa atrás do número 5, ouvimos sirenes, mas nenhum daqueles carros militares tem sirenes de carros de polícia.

29. O número 5 bate com a mão numa bomba de gasolina. Na primeira tomada ele está no mesmo nível da bomba, depois do corte ele está abaixado. Basta observar o braço dele.

30. Como o soldado não viu o número 5 na frente do carro militar se ele estava na mesma altura da janela? Depois do cortes a altura dele varia até o momento em que ele levanta a cabeça.

31. Quando Stephanie para seu caminhão em casa, ela o faz atrás do carro vermelho na primeira tomada, mas na segunda ela está bem ao lado.

32. Como o número 5 entrou dentro do caminhão de Stephanie? Ele não tem pernas para subir os degraus. Como ele desceu de cima do teto sem destruir a proteção lateral do teto do veículo dela?

33. Quando Stephanie mostra os peixes, a posição dela muda depois do corte em relação ao robô.

34. Stephanie leva o livro para o robô e mostra o tamanduá, depois do corte o livro já está na mão do robô.

35. Stephanie vai até a estante e pega o volume dois para o robô como se o que ele acabou de ler fosse o número um. O volume que e o robô estava na mão deverei ser outro bem diferente, já que tamanduá começa com T.

36. Stephanie desliga a tv várias vezes, mas ela realmente não desliga, aparentemente apenas o vídeo cassete para projetar as imagens é que foi desligado, deixando a tela azul.

ABSURDO: 37. 0:33:54h - Stephanie vai até o lado de fora de suas casa com o robô e eles olham o Sol. O erro é que se eles acabaram de levantar, não poderiam estar vendo o Sol junto do oceano, pois como eles estão em Oregon, nos Estados Unidos, e Oregon fica do lado do Oceano Pacífico, aquilo na realidade é o por do Sol, então não poderia estar amanhecendo e sim anoitecendo.

38. Na versão legendada, depois de Stephanie falar com a empresa, ela chama o robô de número 5, mas em nenhum momento alguém lhe disse que o nome do robô era Número 5.

39. O robô vai atrás do gafanhoto pulando. Seria impossível o robô pular devido às suas esteiras. Provavelmente alguém o está segurando com cabos de aço para que ele possa sair do chão, e que foram apagados digitalmente depois.

40. A posição de Stephanie muda depois que ela diz que o gafanhoto morreu.

41. Quando o robô descobre que desmontar é igual a morrer, ele sai correndo e entra no caminhão de Stephanie, mas novamente ele não poderia subir os degraus, e tão rápido como faz.

42. Mesmo lendo o manual do carro, o robô nunca aprenderia no manual como ligar o carro, engrenar as marchas, usar a embreagem, os freios e a marcha.

43. Quando o caminhão de Stephanie está sendo dirigido pelo robô, nós vemos no reflexo do pára-brisas várias árvores, mas o caminhão está no centro da cidade onde não existem árvores.

44. Quando Crosby pergunta se Stephanie tem certeza de que não estava dirigindo, ela está de costas para o caminhão de Crosby, depois do corte ela aparece de lado e com a mão apoiada no veículo.

45. O procedimento dos seguranças da empresa NOVA é totalmente inadequado. Eles atiram com civis no meio do caminho, violam todo tipo de segurança, e inclusive usam armas exclusivas do exército, já que eles não são do exército, são da empresa.

46. O furo de bala na caixa do número 5 desaparece na camionete.

47. O robô não poderia voltar a funcionar já que seu sistema de energia havia sido desligado por Crosby.

48. O robô não conseguiria arrancar o banco do motorista tão facilmente, e nem tão pouco dar sinal com a mão indicando que vai virar a esquerda. Ele não aprendeu isto nos livros.

49. Quando o número 5 está dirigindo e escutando o rádio, nós vemos a primeira estação, 94.1 onde o narrador comenta sobre uma corrida de cavalos, depois o número 5 muda de estação duas vezes voltando até a primeira, 94.1 que agora está tocando música.

50. Quando Stephanie diz que o robô pode ficar na casa dela mas só por hoje, ela aparece na tomada de frente com o braço direito esticado para a frente, mas na tomada de costas ela está com o braço abaixado.

51. Depois de abrir o portão Crosby dá marcha-ré com o caminhão. Neste momento a porta do motorista está fechada, quando um segundo antes estava aberta. Em nenhum momento nós o ouvimos fechá-la.

52. O número 5 está assistindo o filme OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE. Na primeira vez que o filme aparece é uma cena da boate com John Travolta dançando, em seguida já aparece John Travolta ensaiando com a garota. As duas cenas não são seqüenciais no filme, então não poderiam aparece como é mostrado no filme.

53. Quando Stephanie está dançando com o robô, ele a vira e a deita. Observe que na primeira tomada o braço esquerdo dela está numa posição, mas depois do corte este mesmo braço está apoiado no ombro do robô.

54. Quando o ex-namorado de Stephanie entra na casa dela atrás do robô, a espingarda está com o cano virado para cima, mas depois que ele aparece do lado de dentro, a espingarda está com o cano para baixo.

ABSURDO: 55. 1:04:55h - A quantidade de panquecas e a posição delas na bandeja que o número 5 segura muda completamente entre as duas tomadas. Observe que o nível de suco no copo também muda. [CONFERIR O ERRO]

56. O número 5 não poderia desmontar o carro vermelho tão rápido como mostrado no filme. Mal daria tempo dele chegar até o carro.

57. Porque o número 5 desmontou o carro do ex-namorado de Stephanie? Ele não deveria saber que aquele era o carro dele.

ABSURDO: 58. 1:05:38h - Depois de derrubar Frank no chão com a bandeja de café da manhã, podemos ver claramente a mão do operador do robô segurando-o para manuseá-lo. Observe o relógio dele no braço esquerdo. [CONFERIR O ERRO]

59. Quando Frank pega o copo de suco da bandeja do robô, nitidamente percebemos que ele faz força para pegar o copo, provavelmente porque ele deva estar preso com algum adesivo pra não ser derrubado pelo robô enquanto segura a bandeja.

60. A primeira vez que a grade da frente do carro aparece desmontada, ela está em cima de dois pedaços de madeira, mas depois que Stephanie derruba Frank no chão, vemos a grade atrás deles mas em cima de outra coisa que não os dois tocos de madeira.

61. Quando o carro é desmontado, há uma barra de metal colocada de encontro ao banco traseiro do carro, mas quando Frank a pega, ela está encostada no banco do motorista.

62. Quando Crosby chega  no ponto de encontro, ele é visto de longe colocando o mapa do seu lado direito, mas depois do corte para o close o mapa está aberto à sua frente.

63. Quando o número 5 desliga o número 1, o painel do número 1 está aberto quando deveria estar fechado. Observe que ele só abre com o controle como é mostrado no começo do filme por um dos assistentes quando vai checar o painel do número 5 após ele ser eletrocutado.

64. Mesmo desligado, o número 1 ainda se mexe quando o outro robô atira no número 5 e este foge.

65. Não seria possível o número 5 fazer a armadilha tão rápido para capturar o número 2.

66. Quando o terceiro robô entra no banheiro destruindo as paredes de madeira, o banheiro explode sem nenhum motivo aparente.

67. Porque o robô que entra no banheiro pede para que o número 5 não atire? Porque um robô de guerra faria isto?

68. Quando os três robôs aparecem imitando os 3 patetas, os barulhos que ouvimos dos tapas não são barulhos de metal contra metal, e sim barulhos de tapas iguais aos filmes, o que seria improvável.

69. Quando o número 5 está conversando com Crosby, e pergunta se ele não sabe que matar é errado, o robô coloca sua mão esquerda no rosto dele, depois do corte a mão do robô está no peito de Crosby.

70. Quando destroem o robô, o chefe da equipe de guardas vai até o encarregado da empresa Nova e o abraça, depois do corte o responsável da empresa aparece sozinho, sem o chefe de segurança mais ao seu lado.

71. Logo depois o encarregado da empresa diz que foram anos de pesquisa jogados fora. Ele não poderia dizer isto já que tem outros robôs funcionando ainda perfeitamente. Pelo menos um ainda sobrou.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES