VOLTAR FILMES 1

 
   

O SHOW DE TRUMAN - O SHOW DA VIDA
LAURA LINNEY, JIM CARREY, ED HARRISNATACHA MCELHONE  

Um pacato vendedor de seguros Truman Burbank tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é o astro, desde que nasceu, de um show de televisão dedicado a acompanhar todos os passos de sua existência, uma espécie de docudrama transmitido para todo o mundo.

É a história de um vendedor de seguros de 30 anos de idade mostrada para todos pelo poderoso Christof.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Peter Weir
Escritor: Andrew Niccol

Gênero: Comédia / Drama

Site Oficial: www.truman-show.com

Paramount Pictures

Título Original: The Truman Show
Duração: 102 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1998 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Jim Carrey .... Truman Burbank
Ed Harris .... Christof
Laura Linney .... Meryl
Noah Emmerich .... Marlon
Natascha McElhone .... Lauren Garland / Sylvia
Holland Taylor .... Mãe de Truman
Brian Delate .... Pai de Truman
Blair Slater .... Jovem Truman
Peter Krause .... Lawrence
Heidi Schanz .... Vivien
Ron Taylor .... Ron
Don Taylor .... Don
Paul Giamatti .... Diretor da Sala de Controle
Philip Baker Hall .... Executivo

FICHA TÉCNICA

Produção .... Edward S. Feldman
Produção .... Andrew Niccol
Produção .... Scott Rudin
Produção .... Adam Schroeder
Música .... Philip Glass
Música .... Burkhart von Dallwitz
Fotografia .... Peter Biziou
Desenho de Produção .... Dennis Gassner
Direção de Arte .... Richard L. Johnson
Figurino .... Marilyn Matthews
Edição .... William M. Anderson
Edição .... Lee Smith
Efeitos Especiais .... The Computer Film Company
Efeitos Especiais .... Cinesite Hollywood
Efeitos Especiais .... EDS Digital Studios

PRODUTORA

Paramount Pictures

DISTRIBUIDORAS

Paramount Pictures
UIP

ERROS

1. Quando Truman acelera o carro na auto-estrada, Meryl já está usando o cinto de segurança. Na tomada seguinte, entretanto, ela ainda o está colocando.

2. Na cena onde Truman está falando com seu melhor amigo, e este está abastecendo a máquina de doces, ele enche dois dos espaços de barras de doces amarelos, então corta a cena. Quando volta a cena, não há nenhuma barra de doce amarela. Corta novamente e quando volta, há mais de duas barras de doce de amarelo na máquina.

3. Na cena onde Truman está no barco, é mostrada uma cena dele usando uma camisa verde e calças compridas pretas. Mas na próxima cena ele está usando uma camisa azul, e calças compridas cáqui.

4. Quando Truman está com a esposa dele no carro, e estão a ponto de andar em círculos, uma cena mostra o carro por trás. Preste atenção no cinto de segurança da mulher na próxima cena que ela aparecer.

5. Quando Truman e o melhor amigo estão mexendo com as bolas de golfe, existe uma tomada mostrando a bola ser batida. Mas depois ela aparece ainda no lugar.

6. Quando Truman está no ônibus indo para Chicago, a porta fecha. O motorista liga o motor, e quando nós olhamos por trás, a porta está aberta.

7. No final do filme, quando Truman está velejando, nós vemos que nas tomadas feitas com ele da câmera da cabine, não existe nenhum rastro deixado na água pelo barco.

8. Na cena onde cai um objeto na frente de Truman, o estrago na peça é insignificante se considerarmos a altura da qual ele caiu.

9. No fim, quando Truman está olhando supostamente no sol, há uma sombra em um lado da face dele. De onde vem a luz na realidade?

10. Quando estão falando da vida de Truman, existe uma câmera no seu anel. Mas quando ele tenta fugir, ninguém observa mais aquela câmera. Ela poderia ter ajudado bastante. Será que ele estava sem o anel?

11. Quando Truman está olhando no espelho do banheiro, você pode ver que há uma estante. Quando a câmera corta para mostrar Truman levantando, já não há mais nenhuma estante ao fundo do espelho. Será erro de filmagem ou efeito de câmeras?

12. Muitas das cenas no interior no carro de Truman mostram que o veículo tem controle de ar condicionado manual. Contudo, quando o painel do rádio aparece em detalhe, vemos que o modelo tem controle de clima eletrônico.

13. Como um pára-quedista pode descer na cidade se o céu é falso e o estúdio é fechado. A única explicação é que o intruso teria entrado por uma porta de manutenção, e então saltado do teto. Em uma parte filme mostra o local aonde foi construído a cidade, também podemos notar que é tipo um grande globo como se representasse a terra, então como há muitos objetos no "céu" como a Lua, estrelas, mesmo o sol, pode-se ver que ha uma passagem para manutenção, então deve ser dali que o pára-quedista deve ter vindo, só que realmente não mostra nenhuma porta ou algo assim, para o sujeito que vive nesta cidade não desconfiar. (Contribuição de Priscilla Martinez Gomes - Fã de Carteirinha)

14. Na cena em que Christof toca a tela gigante com a imagem de Truman dormindo, sua mão produz uma sombra. A sala de controle não é suficientemente clara para fazer uma sombra. A tela, agindo como uma fonte de luz, anularia esta sombra. Isto revela que a cena foi composta usando uma tela azul.

15. Quando Truman corre atrás do ônibus, o pequeno cão corre em direção a um edifício, logo após, ele cruza o caminho de Truman. (Contribuição de Callebe Garcia - São José dos Campos / SP - Fã de Carteirinha)

16. Quando Truman sobe a escada, para sair do cenário, sua sombra está à esquerda, quando ele anda em direção à porta, a sombra aparece à direita. (Contribuição de Callebe Garcia - São José dos Campos / SP - Fã de Carteirinha)

17. No início, quando Truman compra a revista “para a esposa”, repare que, ao sair da banca, ele caminha, segurando a revista na mão direita e a pasta na esquerda. Quando ele encontra os gêmeos, Truman está com a revista na mão esquerda, e a pasta na direita. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

18. Quando Lawrence pede para Truman ir fechar um negócio em Wells Park, Truman alega que precisa ir ao dentista. Lawrence, então, se senta, e diz a ele que, no final do mês, haverá cortes na empresa. As mãos de Lawrence mudam de posição entre os cortes desta cena. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

19. Quando Meryl pega as facas que ela “ganhou de brinde” e as mostra para Truman, repare que, entre os cortes da cena, Meryl as segura em posição diferente: preste atenção na posição da embalagem em relação ao saco de compras. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

20. Na cena onde Truman e Marlon estão tomando cerveja e Truman diz que está pensando em deixar o emprego e ir embora de Seahaven, repare que ele segura a lata de cerveja com a mão direita, e esta está abaixada. Depois do corte, Truman aparece com a mão direita em outra posição, bem mais erguida, na altura da barriga. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

21. Quando Truman está caminhando e passa pelo homem que ele julga ser seu pai, repare que há, no canto esquerdo da tela, um homem empurrando uma bicicleta. Quando Truman pára de andar e se vira, esse homem com a bicicleta aparece numa posição diferente: ele aparece bem mais próximo de Truman. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

22. Na cena onde Ângela diz a Truman que, como o pai, ele é filho único, repare que ela está com as mãos apoiadas nas pernas. Depois do corte, ela aparece com as mãos juntas. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

23. Na cena onde vemos Truman, na universidade, contemplando Sylvia pela primeira vez, repare que, quando chega outra pessoa e começa a conversar com Sylvia, o filme corta para Truman, e ele está segurando o chapéu na altura do peito. Depois do corte, Truman segura o chapéu bem mais para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

24. Quando Truman passa pela porta giratória e sai outra vez na rua, ele se abaixa para amarrar os sapatos. Quando ele se levanta, vemos que ele pega a sua pasta com a mão direita, e continua a caminhar. Depois do corte, Truman está segurando a pasta na mão esquerda. E volta a segurar com a mão direita quando o vemos pelo retrovisor do carro. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

25. O mesmo erro volta a acontecer na mesma cena: quando vemos Truman pelo retrovisor do carro, ele está segurando a pasta na mão direita, e a passa para a mão esquerda. Depois do corte, ele está novamente segurando a pasta na mão direita. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

26. Quando os dois seguranças da Gable Enterprises expulsam Truman do prédio, repare que, quando eles o jogam para fora, o segurança que o segurava pelo lado direito está em frente à porta de vidro. Depois do corte, não. Para ver melhor, veja em câmera lenta. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 3 indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris) e Melhor Roteiro Original.

Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Ator - Drama (Jim Carrey), Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris) e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.