SOMBRAS DO MAL
ROBERT DE NIRO
Um advogado Fracassado
tenta transformar-se em promotor de boxe, mas sua vida pessoal e
profissional vai de mal a pior.
Sem
tentar imitar a versão original e o estilo inconfundível do
diretor Dassin, o filme consegue recriar com sensibilidade a vida
cotidiana de Nova York e o submundo desumano e violento do boxe.
De
Niro tem uma atuação impecável como o advogado espertalhão.
Mas
não deixe de ver os erros também.

Diretor: Irwin Winkler
Escritor: Richard Price
Baseado no livro de Gerarld Kersh
Gênero: Policial / Drama
Vídeo Arte

Título Original:
Night and the City
Tempo: 105 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1992
- EUA
Recomendação: 16 anos

ELENCO
Robert De Niro ....
Harry Fabian
Jessica Lange .... Helen Nasseros
Cliff Gorman .... Phil Nasseros
Alan King .... Ira 'Boom Boom' Grossman
Jack Warden .... Al Grossman
Eli Wallach .... Peck
Barry Primus .... Tommy Tessler
Gene Kirkwood .... Resnick
Ignazio Spalla .... Cuda Sanchez
David W. Butler .... John Bonney
Gerard Murphy .... Steel Jaw #1 (as Gerry Murphy)
Clem Caserta .... Steel Jaw #2
Anthony Canarozzi .... Emmett Gorgon
Byron Utley .... Frisker at Disco Club
Margo Winkler .... Judge Parker
PRODUTORAS
Penta Films S.L. [es]
Tribeca Productions [us]
DISTRIBUIDORAS
Vídeo Arte
20th Century Fox Film Corporation
Gativideo
United International Pictures (UIP)

ERROS
Agradecemos a Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de
Carteirinha pelo envio destes erros.
1. Bem no início do filme,
quando o homem no bar começa a brigar com Harry Fabian, repare que, quando
os policiais chegam e estão colocando o homem na viatura, a porta dianteira
do carona da viatura está aberta. Depois do corte, fechada.
2. Quando Fabian liga para Emmet
Gorgon, note que, quando ele pergunta a Gorgon se ele não sabe o que foi que
lhe acertou no dia anterior, Fabian segura o telefone com a mão esquerda.
Depois do corte, Fabian segura o telefone com a mão direita (este erro
ocorre ao longo de toda a cena).
3. O mesmo erro volta a
acontecer nesta mesma cena: quando Fabian coloca o telefone no gancho, ele o
está segurando com a mão direita. Depois do corte, quando Fabian se vira,
podemos perceber que é a sua mão esquerda que está colocando o telefone no
gancho.
4. Na cena onde Fabian e o
repórter conversam no bar, logo depois de Boom Boom entrar, repare que,
quando o repórter diz que estará puxando o saco de Boom Boom em 28 minutos,
ele está com a mão esquerda erguida, segurando o copo de bebida. Depois do
corte, não mais.
5. Quando Fabian conversa com o
velho no ginásio de boxe, repare que, quando este fala sobre as lutas
antigas, ele ajuda a um lutador a colocar o capacete. Nesta hora, vemos que
o velho está com as duas mãos apoiadas neste lutador. Depois do corte, ele
está apenas com a mão direita encostada no lutador.
6. Repare que a posição das mãos
de Fabian sobre a folha de papel muda no corte que há quando a moça responde
que, antes dele ser promotor de boxe, ela precisa verificar o passado de
Fabian para ver se ele está limpo.
7. Na cena seguinte, Fabian
conversa com Gorgon. Repare que, na hora em que Fabian diz que quer que
Gorgon fique fora de encrenca, ele está com as duas mãos juntas. Depois do
corte, Fabian aparece com as mãos numa posição completamente diferente,
totalmente separadas.
8. Na mesma cena, repare que,
antes deste mesmo corte, Gorgon segura um guardanapo com a mão direita e o
leva à boca; depois, ele está sem o guardanapo.
9. Na mesma cena, note que,
quando Fabian diz para Gorgon se lembrar do que ele disse, Gorgon está com
as mãos em volta do prato. Depois do corte, juntas.
10. Na mesma cena, quando Fabian
diz que não vai ao Elaine’s porque o lugar é peso pesado, Gorgon responde
que isso não importa, uma vez que Fabian é advogado. Nesta hora, Fabian
limpa as mãos com um guardanapo. Depois do corte, não mais. E, no próximo
corte, ele volta a estar limpando as mãos.
11. Na mesma cena, neste último
corte, as mãos de Gorgon também mudam completamente de posição: estavam
separadas, e aparecem juntas.
12. Logo depois que Phil expulsa
a “freira” do bar, Fabian diz que perdeu o caso e que tem espírito
esportivo. Nesta hora, ele está com a mão esquerda no casaco. Depois do
corte, não.
13. Na mesma cena, no mesmo
corte, a mão direita de Fabian também muda de posição. Preste atenção.
14. Quando Al pergunta a Fabian
quantos anos ele tem, Fabian está com o braço direito erguido. Depois do
corte, não.
15. Quando Fabian conversa com o
sr. Peck sobre o dinheiro, repare que, quando Peck fala que 2000 lugares a
$15 dão $30000, Fabian aparece mexendo as mãos, o que não acontecia antes
deste corte.
16. Na mesma cena, logo depois
que Fabian diz ao sr. Peck que ele teria pago dez vezes mais caso Peck
tivesse emprestado o dinheiro para ele comprar as pedras do muro de Berlim,
o sr. Peck ergue a mão esquerda e aponta para Fabian. Depois do corte, sua
mão está numa posição diferente.
17. O mesmo erro volta a
acontecer no corte que há quando o sr. Peck diz a Fabian que ele teria
sucesso se fosse mais devagar com as coisas.
18. Na mesma cena, as mãos do
sr. Peck mudam completamente de posição no corte que há quando ele fala
sobre Grossman e sobre a Comissão Estadual.
19. O mesmo erro volta a
acontecer nesta mesma cena, no corte que há quando o sr. Peck dia a Fabian
que ele está numa péssima forma física.
20. Na cena onde Fabian telefona
para Dugan, repare que, quando este atende, Fabian tem, à sua direita, um
enorme pôster. Ele começa a caminhar, e se aproxima do pôster. Depois do
corte, Fabian está numa outra posição, conforme podemos comprovar pela
posição do pôster.
21. Quando Fabian entrega o
falso alvará a Helen, ela comemora, pensando que é verdadeiro. Na hora em
que ela pede a Fabian para ele repetir o anúncio da American Express, repare
que Fabian está com os braços abaixados. Depois do corte, ele está com a mão
esquerda no braço dela.
22. Na mesma cena, repare que,
quando Helen começa a beijar Fabian e a pedir para ele fazer o anúncio,
Helen abraça o pescoço de Fabian com o braço esquerdo, enquanto que o
direito está sobre a perna de Fabian. Depois do corte, Helen está abraçando
o pescoço de Fabian com as duas mãos.
23. Na mesma cena, quando Fabian
começa a dizer a anúncio, Helen põe a mão direita no peito dele. Depois do
corte, não mais.
24. Na cena onde Fabian tenta
explicar a Phil onde conseguiu os $7500, repare que Phil está mexendo no
dinheiro. Depois do corte, não mais.
25. Na cena onde Fabian vai até
o novo bar de Helen para lhe pedir $9000 emprestados, repare na moça que
está perto da porta, recebendo instruções: ela está com as mãos abaixadas.
Quando Helen vai até Fabian, esta moça está com a mão esquerda no rosto.
26. Na cena seguinte, Fabian
está na calçada, esperando por Phil. Repare no carro azul que pára no
cruzamento. Depois do corte, quando este carro vira à direita, percebemos
que o carro é de um modelo completamente diferente.
27. Na mesma cena, no mesmo
corte, todas as pessoas que vemos na rua mudam: ou estão numa posição
diferente, ou simplesmente desaparecem ou aparecem outras que não estavam
lá.
28. Quando Phil e Fabian entram
no bar, Phil começa a conferir a correspondência. Na hora em que ele diz que
“faz-se a própria cama”, Phil está olhando para as cartas. Depois do corte,
para Fabian.
29. Na cena onde Helen vai até o
apartamento de Fabian e pede o café da manhã por telefone, repare que ela
encosta na porta, e fica com a mão direita no bolso do casaco. Depois do
corte, ela está com a mão direita apoiada no batente da porta.
30. Quando Al cai morto depois
de brigar com o negro, Fabian se abaixa e tenta ajudá-lo. Nesta hora, vemos
um homem no ringue, observando a cena. Este homem desaparece depois do corte
que há nesta cena.
31. Na cena seguinte, Fabian vai
ao bar de Helen. Quando ele chega, Helen está com o cigarro na boca. Depois
do corte, não.

Clique aqui para
enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E
CURIOSIDADES
Refilmagem de um drama noir de Jules Dassin (1950), cuja
história foi adaptada de um romance de Gerarld Kersh.
|