VOLTAR FILME 11

 

 
 

TOY STORY - UM MUNDO DE AVENTURAS
TOM HANKS & TIM ALEN (Vozes)

O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos.

Afinal de contas, será que um deles será esquecido por alguma nova maravilha da tecnologia?

O boneco preferido do menino Andy, um cowboy de madeira chamado Woody, sente-se ameaçado quando o garoto ganha em seu aniversário o brinquedo Buzz Lightyear, um moderno patrulheiro do espaço.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: John Lasseter
Escritores: Joss Whedon, Andrew Stanton, Joel Cohen & Alec Sokolow

Baseado na história de John Lasseter, Andrew Stanton, Peter Docter & Joe Ranft

Gênero: Desenho / Animação / Familiar / Aventura

Site Oficial: www.toystory.com

Buena Vista

Título Original: Toy Story
Tempo: 81 minutos

Cor: Colorido
Ano Lançamento:1995 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO
(Vozes)

Tom Hanks .... Woody
Tim Allen .... Buzz Lightyear
Don Rickles .... Sr. Cabeça-de-Batata
Jim Varney .... Slinky
Wallace Shawn .... Rex
John Ratzenberger .... Hamm
John Morris .... Andy
Erik von Detten .... Sid

FICHA TÉCNICA

Produção .... Bonnie Arnold
Produção .... Ralph Guggenheim
Música .... Randy Newman
Direção de Arte .... Ralph Eggleston
Edição .... Robert Gordon
Edição .... Lee Unkrich

PRODUTORAS

Walt Disney Pictures
Pixar Animation Studios

DISTRIBUIDORA

Buena Vista

ERROS

1. No começo do desenho existem duas moedas bronze e mais cinco moedas prata que o Cabeça de Batata tirou do porquinho, mas quando Woody aparece e tira o olho do Cabeça de Batata, as moedas mudam de posição.

2. Andy coloca o Cabeça de Batata na cadeia, o berço da sua irmã e ele já vai seu um olho, depois a menina começa a bater tirando dele, o braço esquerdo e uma orelha. Quando Andy volta para o quarto a menina arranca do Cabeça de Bata mais duas orelhas, dois olhos, a boca, o chapéu um bigode e o nariz, jogando o boneco no chão em seguida. Quando Woody diz que está tudo bem, o boneco aparece novamente se levantando e agora ele já está com a boca, um olho e dois braços. Ele não poderia estar assim já que perdeu tudo um pouco antes.

3. Logo depois o carrinho de controle remoto aparece e quando vemos o Cabeça de Bata na tomada de cima, ele já está todo montado, faltando apenas uma orelha. Não daria tempo dele pegar as outras partes.

4. A tradução da letra da música está errada. O título da música é: " Você tem um amigo em mim" mas traduziram como: "Amigo estou aqui".

5. Quando o Cabeça de Batata diz que é Picasso, ele está com as partes invertidas no seu corpo, mas após o corte para uma tomada de cima, ele já aparece de costas com as peças nos seus devidos lugares. Novamente não daria tempo de se arrumar.

6. Quando o Andy tira sua irmã do berço, ele abaixa a grade protetora lateral, mas quando o berço aparece novamente ela está levantada.

7. Woody pega sua prancheta para fazer a reunião, mas quando ele está subindo a prancheta não está com ele e sim já colocada em cima do balde, o que seria impossível já que deveria estar na sua mão.

8. Woody pega o microfone para falar com os brinquedos. Nesse momento por estar muito próximo do alto-falante ouvimos um ruído, mas depois mesmo o microfone estar encostado no alto-falante, nenhum barulho mais é ouvido.

9. Quando os soldados vão montar o posto avançado, um deles abre a porta e manda o segundo soldado vir. Este passa pelo primeiro soldado e vai até a grade da escada fazendo sinal que todos podem vir. Na próxima tomada já vemos os soldados carregando a babá eletrônica, e o soldado que estava na porta sumiu. Observe ainda que logo depois aparecem quatro soldados na grade da escada quando só poderiam existir dois, pois nenhum mais havia saído do quarto.

10. Quando os pára-quedistas pulam, nós observamos que a planta está de frente para uma porta fechada, mas mesmo assim eles conseguem observar a distribuição de presentes, o que não seria possível, já que essa porta se fecha sozinha depois que alguém passa. Eles deveriam ter ido para o outro lado.

11. Os pára-quedas dos homens do exército desaparecem depois que eles pousam. Mesmo eles podendo ter recolhido os pára-quedas, a seqüência da ação não indica isto.

12. Quando os soldados descem, são apenas seis, mais os dois pára-quedistas que estavam lá embaixo deveria dar oito, mas contamos nove soldados.

13. Quando a corda está sendo recolhida, existem apenas sete soldados, quando um segundo antes eram nove.

14. Quando a mãe de Andy pisa nos soldados, ela os empurra para o seu lado direito, exatamente onde está a planta, mas quando os soldados aparecem novamente eles estão muito longe dela.

15. Os soldados se levantam e o comandante manda eles seguirem. Na primeira tomada quatro soldados passam por ele, mas depois do corte para uma tomada de cima, apenas três passaram.

16. Quando o comandante aparece carregando o soldado ferido para a planta, a sua posição é muito, muito longe de onde ele estava antes, quase na outra porta.

17. O comandante se posiciona para olhar a abertura dos presentes, mas ele está olhando justamente na direção da porta que está fechada e que vem da cozinha, onde ele não deveria ver absolutamente nada.

ABSURDO - 18. 0:13:10h - Quando os brinquedos estão ouvindo os soldados na babá eletrônica, o rádio cai no chão soltando as pilhas. Todos tentam arrumar até que Woody consegue consertar. Nesse momento eles escutam que Andy está voltando para o seu quarto. Quando acontece o corte para uma tomada superior, o rádio simplesmente desaparece da frente de Woody, reaparecendo na tomada seguinte bem à frente dele. [CONFERIR O ERRO]

19. Na confusão o Cabeça de Batata pergunta sobre a orelha dele, mas um segundo antes estava na cabeça dele sim, e ninguém bateu nela.

20. Quando o Woody vai subir na cama para dar as boas-vindas ao novo presente do Andy, a última gaveta da cômoda está aberta e a de cima está fechada, mas na cama podemos ver que a última gaveta está agora fechada e a de cima está aberta.

21. Buzz atira o laser em Woody, mas no close podemos ver que ele não aperta realmente o botão quando deveria já que colocou sua mão ali para ligá-lo.

22. Os outros brinquedos se aproximam e Buzz derruba Woody na cama ligando seu laser, mas ele não coloca a mão no botão para fazer isso.

23. Apesar de ser engraçado, Rex diz que veio do Paraguai, quando no original não é isso. O mesmo acontece com o Cabeça de Batata. Ambas as traduções estão erradas.

24. Buzz pula da cama para voar caindo em cima da bola, mas na primeira tomada a bola não está lá.

25. Depois de Buzz voar e cair na cama, podemos ver que todas as gavetas da cômoda estão agora fechadas.

26. Andy guarda Woody no baú, mas deixa seus outros brinquedos para fora. Muito estranho sendo Woody até aquele dia o brinquedo mais importante do menino. Deveria ter ficado pelo menos na prateleira onde está o Cabeça de Batata.

27. Quando Buzz olha no pé dele e vê ANDY escrito, o A não parece bem escrito, porém depois está perfeito.

28. Sid explode o boneco camuflado e todos os pedaços voam na janela de Andy, o que seria impossível. Um ou dois pedaços até poderiam, mas todos não, já que o explosivo estava nas costas do brinquedo o que deveria fazer seus pedaços voarem para a frente e não para trás.

29. Depois de explodir o brinquedo, Sid aparece novamente e o tijolo que estava junto ao brinquedo aparece agora bem longe e do outro lado.

ABSURDO: 30. 0:25:50h - Quando Woody vai pegar a bola de sinuca para ver se ele vai com o menino no Pizza Planet, podemos notar que ela está ao seu lado, mas quando empurrou Buzz de cima dele um segundo antes, a bola não estava ali. [CONFERIR O ERRO]

31. Quando Buzz cai no furgão da família, ele tem uma mosca morta grudada no vidro do seu capacete. Woody tenta tirar e limpar o vidro, mas não termina o trabalho. Algumas cenas depois o vidro está limpo. Mas não aparece ninguém limpando.

32. No posto de gasolina quando Woody quase é atropelado você pode ver a roda parar. Infelizmente, essa  é a roda traseira, então ele deveria ter sido atropelado pela outra roda. --> Na verdade o caminhão tem um roda de cada lado no eixo dianteiro, e no eixo traseiro ele tem duas rodas de cada lado, se o eixo dianteiro tivesse 2 rodas, a roda que seria a mais interna ao caminhão, teria atropelado o Woody. (Contribuição de Cassius Adriano Fiorin e sua filhinha de 2 anos - Fãs de Carteirinha) --> Esta justificativa está errada, a roda da frente deveria sim ter passado por cima de Woody. (Falhinha)

33. Quando Buzz vai subir na camionete de entregas do Pizza Planet ele diz que não existe cinto de segurança no compartimento de carga. Como ele sabe disso se nunca saiu de carro antes? E nem conhece aquele tipo de veículo?

34. Quando a garra pega o bonequinho espacial, Buzz aparece virado para cima, mas um segundo antes quando Woody estava falando com ele, Buzz estava com a cabeça virada para baixo.

35. Quando eles estão na máquina de brinquedos, e Woody puxa Buzz, a gente sabe que aquelas máquinas não tem força nem para segurar um bonequinho de pano, quanto mais para segurar Buzz e Woody juntos.

36. Sid pega Buzz e Woody do compartimento de prêmios do brinquedo, mas ele não pega o bonequinho espacial, no entanto quando chega em casa ele está com o boneco, sua mochila e um skate também.

37. Quando Sid sai do quarto ele bate a porta mas não trava, no entanto quando Woody tenta abrí-la ela está fechada, inclusive um dos trincos aparece fechado por dentro.

38. Sid faz uma queimadura na testa de Woody, mas no final do desenho, no Natal, sentado na cama podemos perceber que a queimadura desapareceu.

39. Se o comercial que Buzz vê na Tv de Sid está em português, porque então há coisas que permanece em inglês, se o filme foi adaptado para ser lançado no Brasil em português? Um exemplo é a caixa que está dentro do caminhão de mudanças aonde está escrito: Andy Toy's. Isso também deveria estar traduzido. (Contribuição de Daniel Neves - Fã de Carteirinha) --> Entendemos que nem todos os textos poderiam ser traduzidos para todas as línguas. Apenas em alguns momentos isso acontece no filme. (Falhinha)

ABSURDO: 40. 0:50:15h - Quando Buzz está no quarto da irmã de Sid, Woody vai disfarçado nas luzes de Natal. Quando eles deixam o quarto, as luzes desaparecem. Depois que Woody vê a janela aberta, as luzes aparecem novamente ao lado da porta. [CONFERIR O ERRO]

41. Na próxima cena o porquinho aparece jogando batalha naval com o Cabeça de Batata. Observe que a mão desse está segurando um pino vermelho, e ele fala B-3, mas esse pino desaparece na próxima tomada.

42. Mas uma corte para o Cabeça de Batata e o pino reaparece na sua mão.

43. Cabeça de batata perde o nariz para o porquinho e nessa tomada o pino sumiu mais uma vez da sua mão.

44. Se o Buzz crê realmente que é um patrulheiro espacial, por que ele se finge de brinquedo quando o Andy brinca com ele? Ele fica imóvel, seguindo as "regras" dos brinquedos do quarto. (Contribuição de Izabele Santos do Nascimento - Fã de Carteirinha)

45. Porque Woody esperou desde às 10 horas da noite até as 7 horas da manhã para chamar Buzz para tentar ajudá-lo a sair debaixo da caixa?

46. O relógio da parede está duas horas atrasado em relação ao despertador na primeira vez que aparece à noite, mas de manhã ele está exatamente oito horas mais adiantado que o despertador.

ABSURDO: 47. 1:02:35h - Quando Sid acorda e leva Buzz para o lançamento do foguete, o relógio da parede está marcando 3:10 horas, e o despertador marcando 7 horas da manhã, mas logo depois quando o relógio da parede aparece novamente, enquanto Woody se prepara para atacar com os outros brinquedos, ele aparece marcando 10 horas da manhã. [CONFERIR O ERRO]

48. Na cena onde Legs (as pernas) abaixam o pato pelo buraco da lâmpada incandescente, ele não poderia fazer aquilo, pois o suporte da lâmpada é maior que o buraco, portanto não poderia entrar no forro nunca.

49. Quando Woody está no caminhão e abre a porta para pegar o Controle Remoto, ele abre a caixa, e todos os brinquedos começam a falar. Mas eles não sabem que está abrindo a caixa, assim eles deveriam estar imóveis.

50. No caminhão os brinquedos abaixam uma plataforma de metal para o carro subir junto com Woddy e Buzz, mas em cenas seguintes a plataforma desaparece. (Contribuição de Vinicius Teixeira Coelho - Fã de Carteirinha) --> A plataforma continua lá, mas não solta mais faíscas o que deveria acontecer pois ainda está em contato com o asfalto. (Falhinha)

51. Na cena em que Woody tenta trazer Buzz no carrinho de controle remoto, os outros brinquedos pegam Woody e o giram, porém o carrinho não poderia girar já que o controle do carrinho não virou. (Contribuição de Evelyn - Fã de Carteirinha)

52. Logo depois Woody é jogado para o lado e o carrinho pára de rodar e segue reto, mas isso não poderia acontecer já que Woody não está com o controle na mão.

53. Na cena seguinte o porquinho pula em cima de Woody e o carrinho também pula, o que não seria possível, pois o carrinho não faz esse tipo de movimento.

54. Quando o cachorro está perseguindo Woody, e Buzz no fim do filme, e acontece o acidente com os carros, depois nenhum deles parece estar destruído.

55. Quando Woody está se segurando no cachorro de mola, o bebê olha pelo retrovisor vendo o carrinho atrás dele, mas isso seria impossível primeiro porque o bebê é muito pequeno para enxergar pelo espelho retrovisor, e segundo que esse espelho fica arrumado para o motorista e não para o passageiro, então a única pessoa que poderia ver Woody e Buzz no carrinho, seria a mãe de Andy.

56. Quando Buzz tem o foguete dele amarrado à parte de trás do corpo, e Woody está com ele, eles tentam dar a partida acendendo um fósforo que é apagado pelo vento que um carro faz ao passar. Depois aparecem pelo menos cinco carros que eles ultrapassam. De onde esses carros vieram? Será que durante o tempo que eles demoraram para acender o foguete estes carros surgiram de outros cruzamentos?

57. Quando Woody acende o foguete eles não pegam o controle do carrinho, mas como eles conseguiram dirigir o carrinho até decolarem sem o controle.

58. Percebam que quando Buzz está com o foguete amarrado nas costas, nada, e nenhuma tentativa do Woody, conseguiram tirá-lo de lá. Mas quando estavam voando e a ponto de explodir, Buzz simplesmente o tira na maior facilidade abrindo suas asas. (Contribuição de Toninho - Fã de Carteirinha)

59. Na cena onde Buzz e Woody estão voando, você os vê passarem debaixo de um fio de poste, mas na tomada anterior os postes e os fios não apareciam. Observe que eles passam por debaixo dos fios, mas em seguida conseguem um embalo muito grande para subirem até uma altura bem considerável, o que não deveria acontecer já que eles não tem nenhum impulso extra.

60. Quando Buzz Woody estão voando em cima do caminhão e está aberto, o que está lá dentro não deveria cair do caminhão?

61. Quando Woody controla o carrinho de controle-remoto, ele faz com que CR vá até perto de Buzz batendo no quadro que está encostado na parede. O quadro ao cair no globo, derruba vários pinos. Existem vários erros nessa cena. Observe que depois que Buzz corre, os pinos fincados no chão perto de Buzzz, desaparecem. (Contribuição de Yara Rossi - Fã e Carteirinha)

62. Outro erro é que os pinos não poderiam se soltar do quadro já que estavam fincados. (Contribuição de Yara Rossi - Fã e Carteirinha)

63 O último erro é que CR, o carrinho, desaparece quando Buzz começa a correr, mas Woody não mexeu no controle. (Contribuição de Yara Rossi - Fã e Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 3 indicações ao Oscar: Melhor Trilha Sonora em Comédia/Musical, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção ("You've got a friend"). Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Comédia/Musical e Melhor Canção ("You got a friend in me").