VOLTAR BLOCO 17

 

 
 

O TRAPALHÃO E A LUZ AZUL
RENATO ARAGÃO, DEDÉ SANTANA & ROBERTO GUILHERME

Esta produção conta a história de David, um cantor de rock e Didi, seu ajudante de palco que em meio a muitas trapalhadas e cenários maravilhosos, são transportados para um mundo paralelo com a missão de salvar um pacífico reino que caiu em desgraça quando sua poderosa fonte de energia a Luz Azul foi roubada pelas forças do mal.

Lá eles terão que ajudar também a Princesa Allim, que lhes pede ajuda para enfrentar o malvado Vizir, que pretende com ela se casar para se tornar o novo rei local.

Mas não deixe de ver os erros também.

Direção: Paulo Aragão Neto & Alexandre Boury
Escritores: Renato Aragão & Paulo Cursino

Gênero: Aventura / Infantil

Site Oficial: www.terra.com.br/aluzazul

Lumière Brasil

Título Original: O Trapalhão e a Luz Azul
Tempo: 115 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 - Brasil
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Renato Aragão .... Didi
Dedé Santana .... Vizir
Adriana Esteves .... Juliana / Anaju
Danielle Winits .... Corina / Bruxa Corona
André Segatti .... David / Príncipe Levi
Christine Fernandes .... Milla / Princesa Allim
Hélder Agostini .... Pedrinho / Tatu
Debby Logranha .... Tuta / Pedrinha
Terezinha Elisa .... Rainha Flora
Rodrigo Santoro
Roberto Guilherme
Jorge Cherques
Ivan Albuqerque
Eliezer Motta
Thierry Figueira
Cazé

FICHA TÉCNICA

Produção .... Daniel Filho
Produção .... Carlos Alberto Diniz
Música .... Renato Aragão Junior
Música .... Caxa Aragão
Fotografia .... Nonato Estrela
Desenho de Produção .... Tininho Fonseca
Direção de Arte .... Yurika Yamazaki

PRODUTORAS

RA Produções
Globo Filmes
Lumière Brasil

DISTRIBUIDORA

Lumière Brasil

ERROS

1. Na primeira cena do filme, Didi está pintando um cano de azul e Dedé o chama. Existe uma tomada de longe onde duas pessoas carregando algo passam por trás de Dedé. Depois do corte, os dois estão começando a passar por trás dele novamente.

2. Ainda nesta cena Didi derruba um pó branco em cima de Dedé, a câmera vai para Didi de baixo para cima focalizando-o. Observe seu braço que está abaixado. Depois do corte está para cima em outra posição.Erros do site www.falhanossa.com

3. Didi está pintando um cano com um pincel enorme. Não tinha um pincel menor?

4. Lembra que Didi derrubou um pó branco em Dedé? Pois é, depois que o patrão chega, Dedé está completamente limpo, rosto e roupas.

5. O patrão e Dedé serram as pernas de pau de Didi que estão amarradas às suas pernas. Logo depois do corte, Didi aparece apenas com uma. Como ele perdeu a outra perna? Ele não teve tempo para desamarrá-la!

6. Didi começa a pular em uma perna só. Observe com atenção e você vai perceber que não é Didi que está pulando, é seu dublê. Olhe em câmera lenta.

7. Didi cai e joga uma lata de tinta azul em cima de Dedé. Depois se levanta e milagrosamente já está sem a outra perna de pau, apesar de tê-la usado para jogar a lata de tinta.

8. Depois disto, Didi sai pulando fingindo ainda estar com a perna de pau que não tem mais.

9. Depois de se sujar com a lata de tinta azul, Dedé aparece sujo do pó branco que Didi tinha jogado nele antes. Mas ele estava limpo lembra?

10. Quando o patrão, seu Rabujento, tira a lata de tinta da sua cabeça, ele está de óculos. Logo depois do corte seus óculos desapareceram.

11. Quando o patrão demite Didi, sua roupa aparece muito mais suja de tinta do que estava um segundo antes.

12. Depois desta cena começam os créditos iniciais do filme. Pelo menos em DVD, a imagem está mais para a esquerda da tela. Será que o filme todo foi puxado para a esquerda na hora de transformá-lo de versão de cinema para TV?

13. Na cena do jardim, a menina se senta ao lado direito de Didi e puxa sua mochila para perto de seu rosto, na cena de perto. Mas na cena de longe, sua mochila ainda está mais para baixo.

14. O cachorro está sentado nas patas de trás quando Didi chama a menina. Na próxima cena em que ele aparece, já está de pé nas quatro patas.Erros do site www.falhanossa.com

15. O menino pede para Didi ler o livro. Ele o tem em suas mãos fechado, mas depois do primeiro corte, seu dedo polegar direito está no meio das páginas marcando onde ele deve abri-lo.

16. Nesta cena ainda, ele começa a ler a história. Observe a quantidade de linhas que existe nesta folha que está aberta. Didi fala uma frase e vira a página. Ele não lê a página toda, provavelmente apenas o primeiro parágrafo. E o resto?

17. Você viu a grossura do livro? E o tempo que ele demorou para ler? Um não combina com o outro.

18. Quando Didi termina de ler o livro, ainda existem várias páginas sobrando.

19. Depois que Didi falou com o mago, ele vai até onde está se realizando o show para encontrar Davi. Quando aparece nas passarelas fugindo dos dois seguranças de preto, ele pega um cesto de lixo e joga neles. Quando está com o segundo cesto de lixo, no segundo andar, ele o segura de uma forma e o joga nos seguranças. Mas quando a câmera corta e aparece batendo no segurança, a posição do cesto é outra.

20. Quando Didi derruba os dois rapazes com as caixas, eles passam por um cinzeiro metálico no chão. Depois do corte eles ainda nem chegaram no cinzeiro. Ele muda de posição.

21. Os dois sujeitos caem em cima dos dois seguranças. Quando um deles se levanta para voltar a perseguir Didi, a caixa na sua frente está toda destruída, porém depois do corte ela está inteira e impedindo-o de passar.

22. Quando Didi está pendurado, você pode perceber que ele deve estar apoiado em cima de algo, pois ele não faz nenhum esforço para se manter naquela posição.

23. Quando Didi se solta e cai no chão, ele deveria se machucar devido à altura. Porém ele chega no chão como se tivesse caído de 30 cm de altura, e não de mais de 5 metros.

24. Didi encontra Davi e o leva para encontrar o mago. Quando Davi resolve ir embora, ele coloca Didi no banco do passageiro e vai para o outro lado. Observe que sua porta está fechada, mas depois do corte ela aparece aberta e ele já está entrando no veículo.

25. Nesta cena ainda, você pode ver no reflexo do pára-brisa o operador de som, e o microfone refletido. Ele está se movendo da direita para a esquerda perto do limpador.Erros do site www.falhanossa.com

26. Didi e Davi são transportados para o outro mundo. Quando o efeito da luz acaba eles chegam, Didi está para descer do carro e a cena é filmada de cima. Olhe no pára-lama direito frontal do veículo. Você pode ver uma imagem preta. É o reflexo da grua usada para filmar a cena.

27. Quando Didi aponta e diz que coisa estranha, seu casaco bege no braço esquerdo muda de posição entre os cortes de câmera, que por sinal, é muito ruim.

28. Eles se dirigem para trás do carro e você pode ver que onde eles pisam não existe nenhuma pedra, o piso é plano. Porém depois do corte quando são focalizados de costas, ambos estão em cima de pedras que não existiam antes.

29. Na próxima tomada, as pedras desapareceram e eles estão andando no chão novamente. Pode-se perceber que foram usadas duas locações diferentes para a mesma cena.

30. Depois de verem o castelo, eles saem, e o carro passa por algumas folhagens. Didi passa seu corpo pela janela do carro no banco do passageiro olhando em volta. Nesta cena, é visível que a pessoa não é o ator, e sim seu dublê. Veja em câmera lenta.

31. Quando o veículo pára, Didi abre a porta e desce. Você consegue observar no reflexo na lateral do veículo um membro da equipe andando de costas de calça jeans.

32. Nesta cena ainda, no reflexo, você consegue ver o mar e suas ondas, indicando que eles estão na praia. Você consegue até mesmo escutar o som das ondas. Se eles estão no mar, então porque depois eles estão no alto de uma montanha?

33. Neste reflexo ainda é possível perceber uma mesa e banquinhos brancos provavelmente usados pela equipe de filmagem.

34. Quando o carro estaciona, só existem árvores na frente dele. Mas algumas cenas depois, Didi é focalizado, e atrás dele você enxerga várias pedras que não existiam antes.Erros do site www.falhanossa.com

35. Quando eles saem e estão andando nas montanhas, Didi pára e fica de costas observando as montanhas e as nuvens ao fundo. Nesta cena você percebe mais uma vez que não é Didi que está ali, e sim seu dublê. Ele usa até a mochila para esconder seu rosto. Será que era uma cena tão cansativa para ter usado um dublê, assim como na cena anterior do carro?

36. Eles param para descansar e Didi pega um rolo de papel higiênico. Entre as duas imagens o rolo de papel muda de fechado e novo, para aberto e usado.

37. Finalmente eles chegam na cidade. Ela está sendo atacada e Didi salva o bebê, e eles estão conversando atrás das pedras. Nesta cena você percebe que a mão direita de Pedrinha muda de posição entre alguns cortes de cenas. Às vezes no rosto e às vezes no colo.

38. Na primeira vista da cidade com um fundo maravilhoso, você nota que este fundo é falso. Provavelmente inserido depois.

39. Quando eles entram no reino, Didi está com o bebê no colo. Na primeira vista a criança está com um pano cobrindo seu rosto, depois do corte o pano desapareceu e seu rosto está aparecendo.

40. A forma que Didi segura a criança muda entre os cortes de câmera.

41. Quando eles estão frente a frente com o rei e sua esposa, Didi começa a fazer brincadeiras. Ele joga um arco vermelho. Só que o arco volta e acerta Dedé. Ele não é um bumerangue, então não poderia ter voltado.

42. Didi aparece em uma das cabanas com duas (bichinhas) experimentando suas novas roupas. O casaco que colocam sobre seus ombros, muda de posição várias vezes entre os cortes, no seu lado direito.

43. Por duas vezes você vê a Lua na cidade. Em ambas, você percebe a montagem mal feita, inclusive na primeira até as nuvens parecem muito falsas. Se forem nuvens.

44. Didi está namorando ou paquerando a menina da aldeia. Quando ele senta na fogueira e queima sua roupa, existe um corte para uma tomada superior. A partir deste momento você percebe claramente que quem faz a cena inteira é um dublê. Observe em câmera lenta logo no começo. Ele é bem mais magro.Erros do site www.falhanossa.com

45. Quando o reino está sendo atacado pelos bandidos, o Príncipe Levi sai para lutar. Com o segundo bandido ele perde sua espada. Observe como ela entortou já no primeiro golpe. Ela é feita de papel, alumínio ou o quê?

46. Quando Didi, Davi, e as duas crianças estão subindo a montanha da bruxa para encontrar a pedra azul, eles são focalizados de costas subindo algumas pedras. Quando Didi passa, você pode perceber um volume estranho na altura da cintura, em baixo de suas roupas, nas costas. Provavelmente é o transmissor colocado nos atores para microfones sem fio.

47. As crianças sabem que a pedra azul está na montanha da bruxa. Até ai tudo bem. Mas como elas sabem que está dentro do buraco, além de conhecerem perfeitamente o caminho? Se elas já tinham ido lá, porque não pegaram a pedra?

48. A bruxa prende o príncipe Levi em sua cadeira com um feitiço. Então ela fala que vai preparar uma fórmula do amor. O mais impressionante é que a poção que ela pega é uma que já está borbulhando e saindo fumaça. Ela não prepara nada novo. Ela sabia que ele iria lá e já deixou a porção prontinha?

49. Observe também que o canudo usado para beber a poção mágica é na realidade uma bomba de chimarrão. A bruxa toma chimarrão?

50. Quando a princesa sobe na passarela para se casar com o Dedé malvado, ele a está esperando ao lado do casamenteiro, quase um passo a sua frente. Depois do corte para a visão lateral, ele está um passo atrás. Talvez para poderem focalizar os dois na mesma tomada.

51. ABSURDO: Nesta mesma cena, o homem de capuz está segurando o papel do casamento aberto e com as duas mãos. Depois do corte para a visão lateral o papel desapareceu.

52. Ainda nesta cena, suas mãos mudam de posição completamente entre a visão frontal e a lateral.

53. Enquanto isto, Didi está entrando na caverna atrás da luz azul. De repente ele encontra alguns diamantes. Como ele sabia que iria precisar daquela sacolinha que inexplicavelmente ele tira de dentro da sua roupa? Porque ele estava com aquela sacolinha?

54. Depois de pegar os diamantes, Didi coloca a sacola cheia dentro de seu casaco, e retira a pedra azul. Quando ele se vira, o volume da sacola desaparece debaixo de sua roupa. É como se ele não estivesse mais com ela.

55. Quando o Príncipe Levi acorda e vê a princesa, ele abraça e beija a mulher sem em nenhum momento imaginar que poderia ser a bruxa transformada. Porque ele não desconfiou disso? Ele não poderia saber que Didi usou a pedra azul para trocar as duas de lugar, e que aquela era a verdadeira princesa.Erros do site www.falhanossa.com

56. A bruxa troca de lugar com a princesa, e no altar ela diz SIM. Neste momento Dedé sai correndo com ela logo atrás. Repare que o vidro com a poção mágica está em suas mãos. Mas na próxima cena dela, o vidro desapareceu.

57. Logo depois disto, o chefe dos bandidos chega no reino montado em seu cavalo. Ele fala que a luz azul voltou, mas que vai mudar de dono. Como ele sabia que a luz azul tinha voltado, se ela estava escondida dentro da blusa de Didi e ninguém a tinha visto ainda?  

58. Didi faz uma mágica e trás os mosqueteiros. Logo no começo da briga ele ajuda Rodrigo Santoro com a pedra. Então Santoro agradece dizendo: Valeu Didi! Como o mosqueteiro sabia o nome dele? Pior ainda, no fim ele diz para Didi que é seu fã. Como ele pode ser fã de alguém que nunca viu? Deveria ser ao contrário!

59. Depois de tudo, o Príncipe Levi volta para o seu mundo. Ele reaparece dentro do seu carro na praça. Como seu carro foi parar ali? Não foi daquele local que ele saiu. Vamos dizer que foi mágica. Mas e os pneus do carro que agora estão todos sujos de barro? De onde apareceu aquilo? Não estava antes.

60. Davi volta correndo para o palco para ver se ainda consegue cantar. Cazé o chama algumas vezes e ele aparece. Quando ele está dedicando a música para seu amigo, há um corte de imagem e Cazé desaparece misteriosamente do lado esquerdo dele, e só reaparece depois que Didi chega no palco, fala com Davi e está indo embora.

61. Davi está cantando, mas de repente há um corte de imagem no final da música e ele aparece colocando o microfone no pedestal. Observe nesta hora que ele já parou de cantar, mas a música ainda está tocando e sua voz ainda é escutada cantando.

62. Bem no fim do filme quando Didi está sentado com Juliana no banco, ele pega a criança em seu colo. Depois, existe um corte que mostra um close da mão dela pegando um diamante de dentro da blusa de Didi. Quando acontece o próximo corte, a mão da criança já está na sua boca. Não houve tempo suficiente para ela mudar sua mão de lugar.

63. Na última cena do filme eles vão embora com os diamantes. Observe que o sapatinho da criança fica em cima do banco, e eles nem perceberam. Erros do site www.falhanossa.com

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES