VOLTAR FILMES 30

 
   

TUBARÃO
ROY SCHEIDER, ROBERT SHAW & RICHARD DREYFUSS

A cidade de Amity recebe a visita de um grande tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas.

O xerife local pede ajuda a um ictiologista e de um veterano e rude pescador para caçar o animal.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Steven Spielberg
Escritor: Carl Gottlieb

Baseado no livro de Peter Benchley

Gênero: Terror / Suspense / Aventura

Universal

Título Original: Jaws
Tempo: 123 min

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1975 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Roy Scheider .... Martin Brody
Robert Shaw .... Quint
Richard Dreyfuss .... Matt Hooper
Lorraine Gary .... Ellen Brody
Murray Hamilton .... Larry Vaugh
Carl Gottlieb .... Meadows
Jeffrey Kramer .... Hendricks
Susan Backlinie .... Chrissie Watkins
Chris Rebello .... Michael Brody
Jay Mello .... Sean Brody
Jeffrey Voorhess .... Alex Kintner
Steven Spielberg .... Voz do rádio

FICHA TÉCNICA

Produção .... David Brown
Produção .... Richard D. Zanuck
Música .... John Williams
Direção de Fotografia .... Bill Butler
Desenho de Produção .... Joe Alves
Edição .... Verna Fields
Edição .... Steven Spielberg

PRODUTORAS

Universal Pictures
Zanuck/Brown Productions

DISTRIBUIDORA

Universal Pictures

ERROS

1. Numa das cenas do filme em que vemos os atores Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw que estão no oceano com o Tubarão, Robert Shaw volta no barco para pegar os salva-vidas e é possível ouvi-lo soltando um pum. Depois ele até sorri.

2. Na cena dos pescadores, Hooper fala para alguns homens que eles estão sobrecarregando o barco, e um dos homens que aparece de blusão azul desce a escada duas vezes.

3. Quando o tubarão ataca o barco no fim do filme, é possível ver por baixo do animal o pessoal da equipe que faz o boneco tubarão se movimentar.

4. Quando Hooper e Brody estão amarrando as cordas na parte de trás do barco, podemos ver que ela arrebenta, mas logo depois aparece amarrada no barco.

5. Quint conta a história de Indianápolis, dizendo que o navio afundou no dia 25 de junho, quando na realidade ele afundou no dia 30 de julho.

6. Quando o tubarão entra na lagoa e derruba o homem para fora do barco, ele não está usando nenhum sapato. Quando nós vemos a perna dele afundar ela aparece de sapato.

7. Na cena em que o tubarão assusta todos na praia, Brody corre pedindo para que saiam da água, e podemos ver um homem de bigode que aparece rindo.

8. Quando Brody está preenchendo o relatório da primeira vítima, a menina, a data que o corpo foi achado é 2 de julho de 1974. Depois a Sra. Kitner descobre que seu filho morreu no domingo, indicando que foi no dia 29 de junho, descobrimos que ele foi atacado depois da menina.

9. Quint atira uma flecha na boca do tubarão, mas quando Hooper está na gaiola e olha para a boca do tubarão quando ele passa, não vemos nada na boca do bicho.

10. O tubarão bate na gaiola entortando as grades, mas quando a gaiola afunda, as grades estão perfeitas.

11. Na festa Sean aparece usando uma camisa branca e laranja e shorts verdes, mas depois ele aparece com uma camisa diferente sem o colarinho laranja, que volta a aparecer no hospital.

12. Na morte de Chrissie, podemos ver o fio preso na bóia.

13. Quando o tubarão come o sujeito no barco vermelho Brody agarra uma toalha de praia vermelha, mas depois ela é azul e marrom.

14. O mar freqüentemente muda de agitado para calmo, e o céu de ensolarado para nebuloso, durante o filme.

15. Hooper visita a casa de Brody, e traz duas garrafas de vinho que eles abrem e bebem e que mudam de volume entre os cortes, ora para baixo do rótulo, ora para cima.

16. Brody sobe a bordo do barco e diz para o barqueiro que o leve para um certo lugar, mas depois que Larry também sobe a bordo, o barqueiro vai para outro lugar completamente diferente do pedido de Brody.

17. Quando o pescador velho grita para o amigo nadar mais rápido e não olhar para trás, os movimentos de sua boca não são consistentes com o que ele está dizendo.

18. Durante o filme percebemos que o sol na água muda freqüentemente entre os cortes. Principalmente nas cenas do Orça.

19. O tubarão bate na gaiola e faz Hooper derrubar sua arma, e nas cenas seguintes percebemos que eles usaram dois tubarões, uma para cada tipo de tomada.

20. Na cena do jantar, o filho de Brodie está imitando os movimentos do pai, mas quando eles derrubam os óculos, o menino faz o próximo gesto, dos dedos entrelaçando-se antes mesmo do pai fazer este gesto.

21. Se Hooper tem uma ferida que sangra, o tubarão deveria seguir seu rastro e encontrá-lo.

22. Quando os três homens vão jogar a gaiola no mar, Brody aparece sem camisa, mas depois ele está com uma azul.

23. No relatório está datilografado que o corpo da menina foi encontrado tarde da noite, quando na realidade era dia.

24. Existem cinco barris amarelos no barco, eles prendem três no tubarão, mas logo depois podemos ver que ainda existem três no barco quando só deveriam ter dois.

25. Quando o tubarão bate na gaiola de Hooper, ele derruba sua arma duas vezes.

26. Quando o tubarão ataca Hooper na gaiola, podemos ter uma idéia do tamanho da boca do bicho que parece se bem menor de quando ele ataca o barco depois, agora muito maior.

27. A cena do barco afundando parece errada. Às vezes afundando rápido e às vezes devagar. Depois da água tomou a cabine, o barco deveria ter afundado muito mais rapidamente.

28. Observe as nuvens e como elas se movem na cena onde a garota é atacada no começo do filme.

29. Quint atira os barris em lugares diferentes no tubarão, mas depois parecem que todos estão presos no mesmo lugar e inclusive aparecem juntos, o que não poderia acontecer.

30. No fim do filme quando o tubarão explode e afunda, é possível ver as cordas que levam os controles do tubarão mecânico na parte dorsal e nas barbatanas. Isto também é possível de se ver quando o tubarão salta no barco.

31. Porque Hooper segura sua arma do lado de fora da gaiola? E porque ele não tem uma corda presa para evitar perdê-la?

32. Quando Hooper é atacado na gaiola e o Orca é atingido repetidamente pelo tubarão, a ação acontece porque o tubarão nada para trás, mas ele não pode fazer isto.

33. Hooper está abrindo o tubarão e tirando as coisas de dentro dele, mas as coisas que ele tira não são as mesmas que são colocadas perto de Brody, pelo menos sua ordem é diferente.

34. O relógio de Brody desaparece quando ele está na praia com a esposa.

35. Hooper aparece ao mesmo tempo guiando o barco e jogando baralho.

36. Quando o tubarão está atacando Quint, o barco e tudo mais, seus olhos não se movem para trás como normalmente acontece com tubarões reais quando estão atacando, justamente para protegê-los.

37. Quando Hooper, Brody e Quint estão preparando a gaiola para Hooper lutar com o tubarão, podemos perceber que o barco ora aparece molhado, ora seco.

38. Quando os homens estão à noite no barco bebendo, a posição deles muda algumas vezes entre os cortes. Principalmente Quint.

39. Hooper está esperando para entrar na gaiola, mas quando ele se levanta podemos perceber que agora a popa do Orca é mais curta, pintada de branco e bem acima do nível do mar.

40. A cadeira de pesca do Orca desaparece e reaparece entre as tomadas.

41. Porque em vez de arrastar Christie na água, o tubarão não a levou para o fundo?

42. Quando Quint está mordido na boca do tubarão, é possível ver os dentes de borracha do animal se dobrando.

43. O protetor solar no nariz de Brody desaparece e reaparece enquanto ele está a bordo do Orca.

44. Numa parte do filme eles estão no meio do oceano, inclusive Quint quebra o rádio, mas depois podemos ver que atrás deles está a costa que não poderia aparecer.

45. Quando todos entram na água no dia 4 de julho, a água é respingada na lente da câmera.

46. Hooper e Brody estão tentando fazer com que o prefeito feche a praia, mas não contam que encontraram outra vítima, o que seria suficiente para o prefeito acreditar neles e fechar a praia.

47. Quando Brody aparece na rua logo no começo do filme, podemos ver a equipe de filmagem refletida nos seus óculos.

48. Quint tira uma dentadura, mas depois quando o tubarão o morde ele está novamente com todos os dentes na boca.

49. Quando Quint é pego pelo tubarão podemos ver sangue na sua boca que depois desaparece, reaparecendo na outra tomada.

50. Quando Hooper está na gaiola, ele não está de nadadeiras, mas depois que o tubarão destrói a gaiola, ele aparece com elas.

51. Quando a boca do tubarão tigre é aberta na doca há sangue nela e na parte de trás de sua garganta, mas logo depois quando o homem coloca sua cabeça na boca do bicho, o sangue desaparece.

52. Podemos perceber que durante o filme o clima é completamente diferente do que deveria ser, principalmente se tomarmos em conta a época retratada como 4 de julho.

53. Quando o corpo de Chrissie é achado na praia, existe um anel na mão, mas depois quando Hooper está vendo o corpo, ele ergue o braço dela que está sem o anel.

54. Quando o tubarão aparece a primeira vez perto do barco, Brody está fumando um cigarro que depois desaparece e mais tarde reaparece na sua boca.

55. Quando Hooper conta para Brody e para Quint que ele vai entrar na gaiola, podemos ver o microfone se movendo no reflexo da janela que está atrás dele.

56. A palavra ORCA na parte de trás do barco muda várias vezes durante o filme.

57. Quando Hooper acha o dente do tubarão no barco, ele deveria ver o dente com sua raiz exposta.

58. Na primeira tentativa de prender um barril ao tubarão, Hooper faz questão de incluir um dispositivo eletrônico para poder localizar o tubarão, mas nunca mais o ouvimos falar naquilo. Então porque ele queria usar?

59. No exame do corpo da garota ele diz que não existe ferimento em vários lugares, mas depois podemos perceber que existem ferimentos nas costelas.

60. Hooper está medindo o tamanho da mordida do tubarão tigre, mas ele guarda a fita mais de uma vez.

61. Se o filme é na cidade de Amity, porque vemos muitos barcos com a inscrição de Mississippi? --> Conforme

62. Mesmo eles tendo atirado várias cordas com os barris, depois não vemos isto preso ao tubarão em algumas cenas.

63. Quando Quint vai atirar no tubarão com o arpão, ele coloca a arma no nível do olho quando é focalizado por trás, mas depois do corte a arma está na sua cintura.

64. Brody explode o tubarão, e em algumas tomadas não vemos terra, em outras vemos, e isto acontece várias vezes.

65. Quanto o tubarão ataca o Orca a noite, e Hooper tenta fazer o motor pegar, Quint empunha o rifle com a mão direita, mas quando a cena corta ele a segura com a esquerda. (Eduardo Quaglio Serrão - Juiz de Fora / MG - Fã de Carteirinha)

67. Na seqüência, enquanto Quint atira, Hooper está na popa e, de um corte a outro ele aparece na ponte de comando. (Eduardo Quaglio Serrão - Juiz de Fora / MG - Fã de Carteirinha)

68. Pode-se ver o reflexo de um barco na porta do Orca depois que a corda que prendia o tubarão ao barco se parte. (Eduardo Quaglio Serrão - Juiz de Fora / MG - Fã de Carteirinha)

69. Depois que Brody diz: "Vamos precisar de um barco maior", o tubarão vem na direção da popa do Orca, mas ele acaba passando na direção lateral do barco. (Eduardo Quaglio Serrão - Juiz de Fora / MG - Fã de Carteirinha)

70. Notem que quando Hooper desce ao mar na gaiola para atacar o Tubarão com sua arma, o seu respirador de ar muda de posição. Primeiro localizado do seu lado esquerdo. Temos um corte na cena, e o respirador como em passe de mágica está do seu lado direito. Novo corte e o respirador volta novamente para o seu lado esquerdo. Incrível. (Contribuição de Gustavo Lima - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

71. Antes da senhora que perdeu seu filho comido pelo tubarão ir falar com o Chefe de Polícia, há várias pessoas falando juntas, mas é só ela dar um tapa na cara dele que todos silenciam ao mesmo tempo, até o barulho das ondas diminui. (Contribuição de Roberto Bruno Oliveira Cedro - Fã de Carteirinha)

72. Quando os três sujeitos estão no barco, cantando, ocorre uma batida no barco. Vemos uma tábua que se quebra com as batidas. Não é preciso prestar muita atenção para perceber que a tábua já estava rachada antes da batida, a rachadura era para certificar que aquela tábua iria realmente se quebrar. (Contribuição de Roberto Bruno Oliveira Cedro - Fã de Carteirinha)

73. No final do filme vemos o Chefe de Polícia na ponta do mastro. O barco afunda rapidamente, mas quando ele consegue acertar o tubarão com um tiro, o barco não afunda mais, fica flutuando enquanto aparece o mergulhador que estava escondido no fundo do mar. (Contribuição de Roberto Bruno Oliveira Cedro - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Vencedor de 3 Oscars. Nesta época Richard Dreyfuss era muito amigo de Steven Spielberg que também o chamou para fazer Contatos Imediatos de 3º Grau.