VOLTAR BLOCO 5

 

 
 

U-571 - A BATRALHA DO ATLÂNTICO
MATHEW McCONAUGHEY, BILL PAXTON, HARVEY KEITEL, JON BON JOVI & DAVID KEITH

O capitão de um submarino americano e sua tripulação acabam de receber 48 horas de folga quando uma ordem os faz retornar imediatamente ao serviço.

Numa missão totalmente secreta, eles tem que se disfarçar de nazistas e se infiltrar num submarino alemão avariado.

Uma vez à bordo, eles devem roubar um dispositivo ultra-secreto de decodificação e afundar o submarino antes que os alemães descubram o que está acontecendo.

Sua missão é mais perigosa e assustadora do que qualquer coisa imaginável, mas é um plano que pode por fim à guerra.

O filme é dedicado aos vários americanos que lutaram para capturar estes aparelhos codificadores de mensagens durante a guerra.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Jonathan Mostow
Escritores: Jonathan Mostow, Sam Montgomery & David Ayer

Baseado na história de Jonathan Mostow

Gênero: Guerra / Drama

Site Oficial: www.u-571.com

Universal Pictures / UIP & Columbia DVD Vídeo

Título Original: U-571
Tempo: 116 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Matthew McConaughey .... Tenente Andrew Tyler
Bill Paxton .... Capitão Mike Dahlgren
Harvey Keitel .... Chefe Klough
Jon Bon Jovi .... Tenente Pete Emmett
Jake Weber .... Tenente Hirsch
Erik Palladino .... Mazolla
Matthew Settle .... Larson
David Keith .... Major Coonan

FICHA TÉCNICA

Produção .... Dino De Laurentis
Música .... Richard Marvin
Fotografia .... Oliver Wood
Desenho de Produção .... William Ladd Skinner
Desenho de Produção .... Götz Weidner
Direção de Arte .... Marco Trentini
Figurino .... April Ferry
Edição .... Wayne Wahrman

PRODUTORAS

Universal Pictures
Canal Plus Image International

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures / UIP
Columbia DVD Vídeo

ERROS

1. Mazola foi morto, Tyler ajuda Tank, primeiro ele o segura e usa a mão esquerda, na próxima cena ele está usando a mão direita.

2. O capitão manda atirar nos marinheiros que estão remando para eles. Assim que ele atira, e que o cartucho de munição acaba, o som da arma continua.--> Apesar de dar esta impressão a munição não se esgota, pois a Maschinengewehr (MG) 34 tem uma cadência aproximada de 900 tiros por minuto (15 por segundo). O atirador dispara uma rajada de aproximadamente 7 segundos até cortarem a cena, o que daria um consumo aproximado de 105 cartuchos. A julgar por seu comprimento, que pode ser visto na cena anterior, aquela fita de munição tinha de 300 a 400 cartuchos, de modo que a munição não se esgotaria com aquela rajada. Porém o erro é que nesta cena o atirador não possui um assistente. Nesse tipo de arma, sempre deve ter alguém segurando a fita de munição em uma posição mais alta do que a metralhadora para evitar falhas de alimentação. Evidentemente que isto é dispensável quando o atirador está deitado no solo ou no interior de um tanque ou avião, mas, do modo que a metralhadora estava montada em uma posição alta na torre do submarino, certamente seria necessária uma segunda pessoa ou um dispositivo que mantém a fita de munição enrolada e presa ao lado da arma. (Contribuição de Erick Tamberg - Guarulhos / SP - Fã de Carteirinha )

3. ABSURDO: No começo do filme, Matthew McConaughey está sentado numa varanda em uma recepção de casamento, onde ele fuma um charuto. Em uma cena ele tem um toco, então ele aparece com um novo charuto.[CONFERIR O ERRO]

4. As explosões acontecem muito rápidas dentro d’água, considerando a quantidade de bombas lançadas pelos alemães. Erros do site www.falhanossa.com

5. Quando o U-571 está supostamente a mais ou menos 200 metros debaixo da superfície, as carga de profundidade parecem ser derrubadas na água, como se eles estivessem a uns 5 metros para cima. Elas não parecem estar afundando há 200 metros de profundidade.

6. Os soldadores que trabalham no submarino estão soldando sem nenhum óculos de proteção.

7. O submarino está em algum lugar entre a costa dos EUA e a Groenlândia. Como não havia nenhum lugar para pousar o avião, como ele chegou lá ? Voando desde a Europa ? Impossível.

8. Logo após o submarino emergir e a tripulação chegar lá em cima, tudo já está sequinho. Muito rápido não acha?

9. Logo após Mazzola ser morto, Tyler destranca as algemas de Tank. A algema começa a balançar, mas logo depois ela está imóvel.

10. Quando o submarino está se preparando para deixar a doca em uma das primeiras cenas do filme, Bill Paxton, está se levantando na parte de cima do submarino. Um marinheiro está entrando na direção de Bill e a câmera está a uma certa distância. Com o zoom da câmera no andar do homem, o Sr. Paxton desaparece.

11. Não era permitido pessoas negras na Marinha Submarina até a próxima década.

12. O cabelo de Matthew McConaughey cresce quase 5 cm em uma cena logo no começo do filme.

13. A posição de Tank e Mazzola muda durante uma cena do filme onde Tyler aparece. As vezes eles estão pertos, outra hora eles estão longe.Erros do site www.falhanossa.com

14. Durante o Briefing da primeira missão, as fotos da máquina Enigma mudam de posição.

15. Quando o alemão vai atirar em Matthew McConaughey, o homem dispara, mas a bala não bate na parede, só aproximadamente 30 a 40 cm longe. Quando os soldados americanos passam pela mancha depois de alguns minutos, onde está a marca da bala ? E quando eles estão olhando para o anel do alemão morto, o buraco da bala desaparece de repente.

16. Logo após a tomada da sala de rádio do Destróier Alemão, o U-571 submerge tão depressa que os marinheiros não conseguem tampar a arma. Depois de alguns momentos quando o barco vai de 180 a 200 metros, há uma cena curta onde podemos ver claramente que a arma está tampada perfeitamente.

17. As cargas de explosivo de profundidade explodem à uma distância de uns 10 metros do barco sem qualquer efeito fatal. Na realidade a distância foi de uns 50 metros.

18. Quando Mazola começa a gritar, ele diz (DO SOMETHING RABBIT), só que depois aparece ele ainda falando, mas sua boca não está se movendo.

19. ABSURDO: Quando Mazola leva um tiro na sala de engenharia, ele derruba o alemão, só que ele segura o homem alemão em dois lugares diferentes na mesma cena, no pescoço e no colarinho. [CONFERIR O ERRO]

20. Durante o filme o submarino mergulha aproximadamente 10 metros para baixo, e não 100, ou 200 como é falado no filme.Erros do site www.falhanossa.com

21. A máquina de código (Enigma) não foi capturada pelos americanos, mas sim pelos britânicos.

22. O filme é durante a guerra, mas há um Toyota que é dirigido perto da doca.

23. Durante o filme você pode ver objetos dos dias atuais, como um tênis e um amolador de plástico amarelo.

24. Os marinheiros ficam com muito medo quando ouvem um avião sobrevoando a área onde está o submarino, mas a principal função era avisar o capitão quando ouvissem este tipo de barulho para que pudessem mergulhar o submarino. Muito estranho.

25. Quando o U-571 está submergindo e um dos homens pergunta para o Chefe se ele alguma vez foi até esta profundidade antes. Ele diz: "uma vez, na Primeira Guerra Mundial..." Mas durante a Segunda Guerra Mundial, eles não se referiam assim à Primeira Guerra Mundial . Eles a chamavam de A Grande Guerra.

26. O idioma que o soldado americano e o oficial do serviço secreto falam, é um alemão muito gramatical, e a pronúncia é muito ruim. Nenhum alemão verdadeiro seria enganado por este sotaque.

27. Já no fim do filme, na explosão, quando os pedaços que voam no ar batem na água, eles não fazem nenhum esguicho de água. Obviamente gerado por computador. Erros do site www.falhanossa.com

28. Em uma cena do começo do filme, no momento em que os marinheiros estão no cais aguardando a chegada do comandante do submarino, e o tenente Tyler, ordena aos marinheiros que eles entrem em "formatura", e o som ouvido é nitidamente "formation". Será mais uma falha de tradução ou estou enganado? (Contribuição de Cláudio Iesca Rodrigues Junior - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

29. Quando Tyler entra no submarino alemão, ele consegue desviar-se de dois tiros. Impressionante.

30. Quando o subarino está sendo atingindo pelos tiros do Destróier alemão, podemeos perceber os tiros atingindo a parte superior do submarino que é feita de madeira, e não de aço como deveria.

31. Porque prenderam aquele prisioneiro alemão vivo dentro do submarino? Porque não o mataram logo?

32. Após invadirem o submarino alemão, há uma cena em que a munição da pistola Colt 1911-A1 de Tyler se esgota, ficando a pistola com o ferrolho aberto indicando esta condição. Nesta cena, dá para ver que a pistola de Tyler possui uma haste-guia de mola recuperadora integral ("full lenght guide rod"), a qual fica sob o cano da pistola paralela a este, quase do mesmo comprimento do cano. Este acessório para a pistola Colt 1911 A-1 é muito posterior à guerra, e só é utilizado em armas de competição, nunca em armas militares, pois modifica completamente o processo de desmontagem da arma. A haste-guia original da Colt 1911 A-1 é bem mais curta e não fica visível quando a arma está com o ferrolho aberto. (Contribuição de Erick Tamberg - Guarulhos / SP - Fã de Carteirinha )

33. Na hora em que eles vão submergir o submarino, logo após partirem atrás do U-boat nazista (entre o capitulo 4-5), na hora que ele começa a submergir pode-se notar que o barco de filmagens faz ondas que são visíveis. (Contribuição de Rodrigo Silveira - Cabo Frio / RJ - Fã de Carteirinha)

34. Após o torpedeamento e explosão do submarino norte-americano (S-33), a tripulação sobrevivente teve que voltar para dentro do U-571; pois bem, para que o submarino submergisse com segurança, as luzes brancas de um dos painéis de controle tinham que estar acesas (“KLAR”), só que no início do filme (quando o U-571 torpedeia um navio aliado) podemos ver que as luzes vermelhas do mesmo painel é que estão acesas (aprox. 00h1min40s e 00h2min20s de filme)! (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

35. Na sala em que Tyler entra acompanhado de Wentz (onde Hirsch fala em alemão com Wentz), a persiana próxima à porta de entrada está aberta quando eles entram, mas está fechada no momento em que eles saem. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

36. Na conversa que Tyler tem com o comandante Dahlgren sobre sacrificar a vida da tripulação e etc., repare na cortina atrás do ombro esquerdo de Tyler – ela muda de situação algumas vezes de uma cena para outra. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

37. Na mesa de refeições em que os oficiais estão reunidos, repare que há três laranjas (em frente ao Hirsch) que aparecem e desaparecem conforme mudam as cenas. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

38. Na seqüência em que um avião alemão sobrevoa o submarino, antes de Tyler mandar que todos acenem, Mazzola estava apoiando-se com os dois braços no submarino, mas na cena seguinte ele está segurando os binóculos. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

39. Quando Mazzola diz que o avião alemão está voltando, a cena mostra ele por trás e podemos ver que Tyler está de braços abaixados, mas quando a cena mostra todos de frente, Tyler está usando os binóculos. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

40. Após Tyler avistar o destróier alemão, ele abaixa os binóculos e no mesmo momento Mazzola faz o mesmo, mas na cena seguinte Mazzola ainda está usando os binóculos. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

41. Após Mazzola receber o primeiro tiro, o prisioneiro alemão sai detrás do beliche e dá alguns passos adiante (ficando quase no meio do beliche), mas no segundo tiro o prisioneiro alemão está na posição anterior. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

42. Na luta entre Mazzola e o prisioneiro alemão no chão, repare que durante toda a seqüência (até o terceiro tiro) o sangue na mão esquerda de Mazzola aparece e desaparece várias vezes. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

43. A cabeça de Mazzola muda de posição, em relação ao prisioneiro alemão, durante a luta no chão (para facilitar a filmagem da expressão do prisioneiro). (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

44. Durante a luta com Mazzola, no lado direito do rosto do prisioneiro aparece e desaparece sangue (que pingou do rosto de Mazzola); o mesmo acontece com o sangue no nariz do Mazzola. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

45. Tyler verifica Mazzola no chão (já está morto) e passa por sobre o corpo dele para libertar Tank, mas na cena seguinte ainda está por sobre o corpo de Mazzola. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

46. Tyler liberta Tank e fala face a face com ele, mas na cena seguinte ele está falando ao ouvido esquerdo de Tank. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

47. Após a cena acima, Tank se levanta do lado esquerdo da tela, mas na cena seguinte ele está no lado direito. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

48. A identificação do destróier alemão (Z49) aparece e desaparece em algumas cenas; da mesma forma, a identificação “Z49” aparece de tamanhos e posições diferentes no seu casco. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

49. A posição do U-571 sendo alvejado diante do destróier alemão muda em algumas cenas. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

50. Na primeira seqüência em que as cargas de profundidade do destróier alemão castigam o U-571, podemos ver que a cena do Eddie sendo arremessado para trás é repetida algumas vezes. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

51. Na cena em que o prisioneiro alemão utiliza o código morse, é possível ouvir as batidas (tanto que Hirsch sai correndo), dessa forma, como é que Tyler não sabia o que estava sendo dito se ele era um imediato de submarino? (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

52. No final do filme, a cena do submarino afundando não condiz com aquela observada pelos sobreviventes. (Contribuição de Jailson Laurentino - São José / SC - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES