VOLTAR FILMES 31

 
   

VAN HELSING O CAÇADOR DE MONSTROS
HUGH JACKMAN, KATE BECKINSALE, RICHARD ROXBURGH & DAVID WENHAM

Durante o final do século 19, o afamado caçador de monstros Dr. Gabriel Van Helsing (Jackman) é chamado para uma terra misteriosa na Europa Oriental para derrotar forças do mal... forças do mal com nomes como Conde Drácula (Roxburgh), o Homem Lobo (Kemp), e o Monstro de Frankenstein (Hensley).

O ajudando mais uma vez está Anna (Beckinsale), a herdeira de uma família que se dedicou a caçar e destruir Drácula.

Anaya, Colloca e Maran interpretam as noivas de Drácula; Wenham interpreta Carl, que escolta Van Helsing pela selva perigosa.

O filme começa com o Dr. Van Helsing caçando um monstro misterioso chamado Sr. Hyde, que é na realidade o químico Dr. Jekyll.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stephen Sommers
Escritor: Stephen Sommers

Gênero: Ação / Aventura / Terror / Fantasia

Site oficial do filme: http://www.vanhelsingmovie.com
Site oficial Brasil: http://www.uip.com.br/site/grupo.asp?cod_Grupo=75

UIP - United International Pictures

Título Original: Van Helsing
Tempo:  min

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - USA - Estréia Nacional dia 7 de maio de 2004.
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Hugh Jackman .... Gabriel Van Helsing
Kate Beckinsale .... Anna Valerious
Richard Roxburgh .... Conde Drácula
David Wenham .... Carl
Will Kemp .... Velkan/O Homem Lobo
Shuler Hensley .... Monstro Frankenstein
Elena Anaya .... Noiva de Drácula
Silvia Colloca .... Noiva de Drácula
Martin Klebba .... Dwerger
Josie Maran .... Noiva de Drácula
Kevin J. O'Connor .... Igor
Allison Queal .... Dwerger
Marek Vasut .... Aldeão
Samuel West .... Victor Frankenstein

PRODUTORAS

Carpathian Pictures
Universal Pictures
Stillking Films
The Sommers Company

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures
Central Partnership
United International Pictures (UIP)

ERROS

1. O microfone aparece em cima na tela em quase todos os diálogos entre personagens, a parte em que se nota mais é na hora em que Anna e Van Helsing encontram o Monstro de Frankenstein, no fundo da tela aparece metade do microfone. Erro visto no cinema, ele pode não aparecer na versão final em DVD. (Contribuição de Pedro Henrique Abreu - Fã de Carteirinha)

2. Bem, na hora em que o Frankeinten se atira numa corda (fio) no castelo do Drácula, e passa pela passarela com as "piras" incandescentes, eles derruba várias delas, mas um pouco depois quando a mesma passarela é mostrada de cima, as piras estão todas no mesmo lugar. (Contribuição de Luis Gustavo Paranhos - Fã de Carteirinha)

3. Na parte onde as noivas de Drácula perseguem a carruagem, vemos do lado esquerdo um precipício enorme e sem fim, mas logo na cena seguinte, quando a carruagem capota, estão no meio da floresta. Teletransporte? (Contribuição de Roberto Suguino - Fã de Carteirinha)

4. Na luta final entre Van Helsing e Drácula, quando eles assumem novamente a aparência de humanos e ficam conversando, em uma primeira tomada podemos ver o rosto de Drácula com apenas um arranhão na testa, porém alguns segundos depois ele aparece com o rosto todo arranhado, sem se quer ter encostado em Van Helsing! (Contribuição de Cassiano Cordeiro - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

5. Há uma mensagem subliminar na cena em que Anna persegue seu irmão (lobisomen) na biblioteca. Aparece, no canto superior esquerdo da tela o número 280 em letras rabiscadas amarelo brilhante. (Contribuição de Rafael Nogueira Figueiredo - Fã de Carteirinha)

6. Na cena onde o monstro Frankeinstein está prestes a ser levantado para o teto do castelo de Drácula, não está chovendo no chão, mas ao começar a levantar o Frankeinstein, percebe-se que o teto é quebrado onde Frankeinstein será colocado. Porém na tomada seguinte no chão não chove novamente. (Contribuição de Rômulo D. Schultz - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

7. Uma coisa não se explicou no filme. O fato da cura do Lobisomem. Disseram que Drácula tinha a cura para caso algum lobisomem o atacasse, ele usaria essa cura antes que pudesse ser destruído, porém como ele poderia buscar tão rapidamente a cura se ela estava em outra torre? E mesmo assim ao ser atacado por Van Helsing ele não demonstra em nenhum momento intenção de pegar ou usar a cura. (Contribuição de Rômulo D. Schultz - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

8. Tem uma parte que o Van Helsing limpa o sangue que estava na cara. Mas depois, cadê ele? Ele deveria aparecer na luva. (Contribuição de Eduardo Magalhães - Marília / SP - Fã de Carteirinha)

9. Também estranhei aquela parte que o Hydel cai do prédio. Porque ele se transforma em humano de novo? Essa eu não entendi. (Contribuição de Eduardo Magalhães - Marília / SP - Fã de Carteirinha) --> Há duas explicações mais usuais dentre outras. 1ª.. Nos contos (incluindo o original e os milhares de desenhos, incluindo do Pernaloga) que se baseiam no "O Medico e O Monstro" há uma alternância de personalidades umas horas sendo o temível Sr. Hyde e outras o amável Dr. Jekyll, sendo assim quando o monstro caiu ele estava se transformando por causa dessa instabilidade. 2ª. No momento final há sempre o segundo em que uma pessoa que faz o mal, mas quer ter a redenção, então mostra seu lado bom nos seu últimos momentos, isso não é novo em filmes de monstros. (Contribuição de Fabio Wandy - Fã de Carteirinha)

10. Porque o Drácula morreu? Quem assistiu "Drácula, de Bram Stoker", vê que Drácula e Van Helsing ainda estão vivos, claro que estão mais velhos. E que ano esse filme passa? O Drácula é velho, mas a estética continua um homem de trinta anos. E o Van Helsing? No Drácula de Stoker, ele já tem uns 50, quase 60 anos. Para um humano, tudo bem ele envelhecer, mas e o Drácula? Impossível ele envelhecer tão rapidamente. (Contribuição de Eduardo Magalhães - Marília / SP - Fã de Carteirinha) --> A história do filme não é baseada na de "Drácula, de Bram Stoker", embora os personagens sejam. Tanto que no de "Bram" Van Helsing é um homem comum, mas que caça os monstros, no "Van Helsing" ele é um "ser" chamado de "O braço esquerdo de Deus". (Contribuição de Fabio Wandy - Fã de Carteirinha)

11. Quando ele estão na frente daquela porta que é um espelho gigante, Van Helsing ou a mulher diz que, quem passa, não volta mais. Isso é mostrado quando o frade (e não padre ou monge), tenta voltar, mas dá de cara com a porta. Mas como eles voltaram? Você vê que eles estão em montanhas com neve, mas depois quando aparece eles enterrando a namorada do Van Helsing, eles estão num lugar florido, bem longe de ser "nevado". Será que, por causa da morte do Drácula, tudo ficou bonito? (Contribuição de Eduardo Magalhães - Marília / SP - Fã de Carteirinha) --> Um pouco antes da cena do espelho eles conversam sobre a real estoria do drácula colocando em vista que ele foi amaldiçoado e aprisionado neste espelho, fica entendido que quando o Drácula morresse esta maldição acabaria e assim eles poderiam sair do espelho. (Contribuição de Danilo - Fã de Carteirinha) --> Provavelmente um deles diz isso por que ninguém nunca voltou, mas no filme não foi mostrado que eles iriam para outro mundo, ou algo assim, mostra que simplesmente eles vão para "o castelo do Drácula" que provavelmente é em alguma montanha no nosso mundo mesmo, e realmente é impossível voltar através do espelho, mas ninguém disse que não se pode voltar por outro lugar, só por que não passou eles descendo as montanhas, não significa que eles não desceram, E aquela praia não precisa ser na Transilvânia, pode ser em qualquer lugar, até a poucos Km do pé da montanha. (Contribuição de Fabio Wandy - Fã de Carteirinha)

12. Um dos erros absurdos que vi vendo apenas o trailer é o seguinte: quando o Dr.Van Helsing utiliza sua poderosa besta (arma com o princípio do arco-e-flecha, mas com gatilho para disparar pequenas flechas - UMA DE CADA VEZ) para disparar várias flechas, como uma metralhadora, mas a corda do arco da besta não faz qualquer movimento. (Contribuição de Fábio Carvalho - Fã de Carteirinha) --> A besta de Van Helsing foi feita pelo "Frade-Inventor", talvez ela tenha sido feita para se parecer o máximo possível com uma besta comum, mas que não use o mesmo mecanismo que elas. (Contribuição de Fabio Wandy - Fã de Carteirinha)

13. Na cena onde Kate Beckinsale fecha a janela, ela reconhece as pegadas molhadas do lobisomen no chão. Alguns segundos depois, em outra cena, as pegadas sumiram. (Contribuição de André Ribeiro - Hudson - USA - Fã de Carteirinha)

14. Na cena onde as Noivas de Drácula e Drácula estão pendurando de cabeça para baixo do teto, o cabelo deles está pendurando obviamente para baixo, do jeito certo, mas as jóias das noivas não. Você pode ver o colar das noivas que estão em volta do pescoço voltado para o tórax, quando deveria estar oscilando para baixo rumo a cabeça delas. (Contribuição de André Ribeiro - Hudson - USA - Fã de Carteirinha)

15. Quando o monstro Frankestein segura o Dr. Frankestein no alto do moinho em chamas, repare que o braço do Dr. está colado ao lado do corpo, onde deveria estar caído, pois o mesmo estava morto.(Contribuição de K P N - Fã de Carteirinha)

16. Repare no Monstro "Sr. Hyde" no início do filme, o furo que Van Helsing causou no mostro deveria ter feito um estrago muito maior no monstro na versão humana.(Contribuição de K P N - Fã de Carteirinha)

17. A segunda noiva de Drácula é morta com estaca, sem que essa estivesse banhada em água benta.(Contribuição de K P N - Fã de Carteirinha)

18. Quando Van Helsing é puxado para cima do prédio pelo monstro Sr. Hyde, o mesmo está sem o chapéu, e depois da semana de luta onde Van Helsing mata o mostro, o mesmo coloca o chapéu em cima do prédio. (Contribuição de K P N - Fã de Carteirinha)

19. Se Van Helsing usa o tempo todo o anel do Drácula, quando ele se transforma em lobisomem, sua mão cresce, porque o anel não quebra? No final, depois de curado dá pra ver que ele continua usando o anel. (Contribuição de William Soares Jeronimo - Fã de Carteirinha)

20. No final do filme quando Van Helsing mata Drácula, a namorada dele chega com a injeção para curá-lo, mas ele acaba confundindo com uma estaca. No susto ele pula em cima da moça e acaba matando-a. Observe que os olhas da moça no filme estão abertos, mas quando Van Helsing começa a se transformar novamente, ele aparece com ela nos seus braços, mas ela com os olhos fechados. (Contribuição de Lucas Martins - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

21. Na cena do baile de máscaras onde Drácula dança com Anna em frente ao espelho, na primeira parte só aparece ela em frente, mas após na outra cena em frente ao espelho, aparece ela e todos os outros que estavam dançando em volta no espelho. Se todos que estavam no baile eram vampiros, como poderiam aparecer se vampiros não se refletem no espelho? (Contribuição de Lucio Alves Velten Junior - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

22. Van Helsing entra no castelo do Drácula, e na hora em que ele vai entortar aquelas poderosas grades, dá pra perceber que são de borracha (elas ficam tremendo) (Contribuição de Marcio Francesco - Fã de Carteirinha)

23. Como pode ser através do espelho a única passagem para o castelo do drácula, se Igor, Drácula, o Monstro do Frankestein e uma turma de anões já estão lá? Quando eles chegam, e por onde eles saíram? (Contribuição de Marcio Francesco - Fã de Carteirinha)

24. Anna no filme todo leva muita porrada, em tudo quanto é lugar, até bate a cabeça em uma parede, mas no final ela morre caindo em cima de um sofá almofadado. Pode ser que um lobisomem seja forte, mas para quem apanhou tanto, não haveria o porque da morte. E vi muitos fãs decepcionados por esta escolha do final. (Contribuição de Marlos Otávio - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Bruna Helena - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

25. Na hora que o monstro Frankenstein se liberta da mesa onde estava amarrado, (logo após o Drácula matar o doutor) ele arremessa uma peça do laboratório que deve pesar no mínimo uma tonelada, mas durante o resto do filme ele não demonstra toda essa força como na hora em que está acorrentado dentro da carruagem. (Contribuição de Júnior Frota - Macapá / AP - Fã de Carteirinha)

26. Quando Van Hellsing encontra o covil do monstro Frankeinstein, ele usa quatro dardos para apagá-lo, mas mesmo assim ele demora alguns segundos para desmaiar. Só que mas a frente, ele usa somente um dardo e o monstro desmaia na hora. Será que ele tem dardos concentrados para as horas certas? (Contribuição de Júnior Frota - Macapá / AP - Fã de Carteirinha)

27. Van Helsing dispara várias flechas nas noivas de Drácula, mas nenhum indivíduo do vilarejo é atingido. (Contribuição de Fábio Henrique / Pernambuco - Fã de Carteirinha)

28. Na cena em que a Anna Valerious acha o seu irmão pela primeira vez, e ele diz pra ela fugir, diz que sabe o segredo do Drácula, a partir dai no canto direito tem uma marca, uma espécie de cabelo ou alguma coisa. (Contribuição de Felipe L.B - Fã de Carteirinha) --> Esta marca pode não aparecer em algumas versões do filme, ou pode ainda ser um defeito específico de um VHS ou DVD. (Falhinha)

29. Quando um dos anões está levantando o "Frank" para que receba as descargas elétricas, e com isto dar vida aos filhos de Drácula, girando uma manivela, podemos ver que a circunferência da mesma é muito maior que o comprimento dos braços do anão. Como ele completou a volta? (Contribuição de Carlos Mutti - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A UIP e o Falha Nossa convidaram você para caçar este prêmio!
Eles mandaram um e-mail
respondendo: Drácula era um Conde, um Lorde, ou um Príncipe, e qual é a profissão de Van Helsing?
E concorra a prêmios exclusivos do filme. Confira os prêmios e o Resultado.

1º ao 2º lugar:
1 DVD da Coleção "Caçada Aos Monstros" da Universal Home Enterteiment.
Esses DVDs com extra de 18 minutos, com um documentário de Stephen Sommers,
falando de como ele se inspirou nesses monstros para criar os monstros de
Van Helsing. Títulos: Frankenstein; O Homem Invisível

Jonas Carvalho Palmeira - Manaus / AM (Frankenstein)
Pedro Pereira Simas - São Paulo / SP (O Homem Invisível)

3º ao 10º lugar:
1 camiseta exclusiva do filme.

Ana Carolina Pereira - Rio de Janeiro / RJ
Camilla Silvia Rodrigues - São Paulo / SP
Denise Farias Motta - Florianópolis / SC
Fábio Colares da Silva - Curitiba / PR
Herverson Cassiano Moreira - Brasília / DF
Iolanda Carmem - Recife / PE
Kleber Ribamar Toni - Natal / RN

A UIP e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. UIP ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

A) Van Helsing, o caçador de monstro, não é o mesmo de Bram Stocker.. o Drácula, também não.. é uma outra historia, um outro fato.. o fato de Mr. Hyde voltar a ser humano, retrata o que Van Helsing sente.. o fato dele sempre ver a criatura voltar a ser humano antes da morte... temos que levar em consideração esses fatores... (Contribuição de David Arnaldo F. Júnior - Catanduva / SP - Fã de Carteirinha)

B) Muita gente assimila o filme com o de Bram Stocker.. não é bem assim.. se prestassem atenção veriam diferenças nítidas, como por exemplo, no de Bram Stocker, ele era Professor de Medicina, e se chamava Abraham Van Helsing.. já neste atual ele se chama Gabriel, e trabalha pra ordem sagrada... vejo que publicou-se aqui e-mail de pessoas que não prestaram muita atenção no filme como pode-se percebem no comentário de que não viu o Frade (Carl) notificar Van Helsing o fato da besta ser a gás... (Contribuição de David Arnaldo F. Júnior - Catanduva / SP - Fã de Carteirinha)