VOLTAR FILMES 1

 
   

...E O VENTO LEVOU
CLARK GABLE, VIVIEN LEIGH & LESLIE HOWARD 

Uma reunião social acontece numa grande plantação na Georgia, Tara, cujo dono é Gerald O'Hara (Thomas Mitchell), um imigrante irlandês. Na mansão está Scarlett (Vivien Leigh), sua bela e teimosa filha adolescente. Os gêmeos Tarleton, Brent (Fred Crane) e Stuart, imploram para serem seus acompanhantes num churrasco, que haverá em Twelve Oaks, uma plantação vizinha. Scarlett flerta com eles enquanto tenta obter informações sobre o homem que ama obsessivamente, Ashley (Leslie Howard), o primogênito do patriarca de Twelve Oaks, John Wilkes (Howard C. Hickman). Ela ouve algo que a desagrada muito: Ashley está comprometido, o que depois é confirmado por seu pai. Scarlett acha a vida em Tara monótona, mas seu pai diz que Tara é uma herança inestimável, pois só a terra é um bem que dura para sempre. Ela apenasó pensa em Ashley, assim usa seu mais belo vestido para ir ao churrasco, revelando um inapropriado comportamento para um compromisso diurno, apesar das objeções de Mammy (Hattie McDowell), sua protetora escrava.

Em Twelve Oaks Scarlett é o centro das atenções, em razão dos vários pretendentes que pairam sobre ela, mas nenhum deles é Ashley. Mais tarde Scarlett ouve os cavalheiros discutindo acaloradamente sobre a guerra eminente que acontecerá entre o Norte e o Sul, crendo que derrotarão em meses os ianques. Só Rhett Buttler (Clarrk Gable), um aventureiro que tem o hábito de ser franco, não concorda com estas declarações movidas mais pelo orgulho do que pela lógica. Ele diz que não há nenhuma fábrica de canhões no sul e afirma que os ianques estão melhor equipados e têm fábricas, estaleiros, minas de carvão e podem matar os sulistas de fome, pois têm o domínio dos portos, enquanto os sulistas só têm algodão, escravos e arrogância. Um jovem, Charles Hamilton (Rand Brooks), sentindo-se insultado, tenta desafiar Rhett para um duelo, mas ele se esquiva, mesmo sabendo que o derrotaria facilmente, e se retira. Ashley tenta ir ao seu encontro para acompanhá-lo, pois Rhett é um convidado, mas é detido por Scarlett, que quer falar com ele. Os dois vão até a biblioteca e ela fala para Ashley que o ama profundamente.

Isto só faz ele lhe dizer que está noivo da prima dela, Melanie Hamilton (Olivia de Havilland). Ashley diz que ama Melanie, entretanto admite que ama Scarlett fraternalmente. Ela fica ainda mais irritada e esbofeteia Ashley, que deixa a biblioteca. Ela então lança um vaso contra a lareira e descobre que atrás de um sofá havia uma outra pessoa, Rhett. Quando Scarlett lhe diz que não é um cavalheiro, Rhett retruca dizendo que ela não é uma dama. pesar deste confronto, é claro que Rhett ficou atraído pela beleza de Scarlett. Em Twelve Oaks chega um cavaleiro, para dizer que a guerra começou. Os homens exultam e Charles vai dizer a Scarlett que a guerra foi declarada, com todos os homens indo se alistar. Enquanto via Ashley se despedir de Melanie, Scarlett ouve Charles lhe pedir em casamento. Movida pela mágoa, ela aceita e diz que quer casar antes que ele parta. Assim Melanie e Ashley se casam em um dia e no seguinte Scarlett se casa com Charles, apesar de não sentir nenhuma atração ou amor por ele. O que Scarlett desconhecia é que o futuro lhe reservava dias muito mais amargos, pois durante a Guerra Civil Americana várias fortunas e famílias seriam destruídas.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Victor Fleming
Escritor: Sidney Howard

Baseado no livro de Margaret Mitchell    

Gênero: Drama / Guerra

Site Oficial: www.franklymydear.com

Warner Bros

Título Original: Gone With The Wind
Tempo: 241 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1939 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Clark Gable .... Rett Butler
Vivien Leigh .... Scarlett O'Hara
Leslie Howard .... Ashley Wilkes
Olivia de Havilland .... Melanie Hamilton Wilkes
Hattie McDaniel .... Mãe
Thomas Mitchell .... Gerald O'Hara
Barbara O'Neil .... Ellen O'Hara
Evelyn Keyes .... Suellen O'Hara
Ann Rutherford .... Carreen O'Hara
George Reeves .... Stuart Tarleton
Fred Crane .... Brent Tarleton
Butterfly McQueen .... Prissy
Victor Jory .... Jonas Wilkerson
Everett Brown .... Big Sam
Howard C. Hickman .... John Wilkes
Alicia Rhett .... India Wilkes
Rand Brooks .... Charles Hamilton
Carroll Nye .... Frank Kennedy

FICHA TÉCNICA

Produção .... David O. Selznick
Música .... Max Steiner
Fotografia .... Ernest Haller
Fotografia .... Ray Rennahan
Desenho de Produção .... William Cameron Menzies
Direção de Arte .... Lyle R. Wheeler
Figurino .... Walter Plunkett
Edição .... Hal C. Kern

PRODUTORA

Selznick International Pictures

DISTRIBUIDORAS

MGM
New Line Cinema

ERROS

1. No bazar onde o Dr. Meade leiloa danças com mulheres, fica claro que ele está de pé em frente a algum tipo de tela. Basta reparar a posição de sua sombra.

2. Um pouco antes do Dr. Meade apresentar o recém chegado Rhett Butler no bazar, podemos vê-lo e Scarlett se afastando da plataforma onde o Dr. Meade está de pé.

3. Quando Scarlett está de luto por Bonnie, repare que o alfinete em seu colarinho muda de posição várias vezes.

4. Depois que Ashley Wilkes é carregada para dentro de seu quarto, Melanie apanha um candelabro que tem um fio elétrico ligado a ele. Estranho não?

5. Quando Scarlett está procurando pelo Dr. Meade, ela acende um lampião que funciona com uma lâmpada elétrica.

6. Quando Scarlett e Rhett fogem de Atlanta, ele para o carro e comenta sobre a queda do Sul do país. Enquanto ouvimos seus comentários, são mostradas cenas de soldados feridos caminhando pela estrada. Em uma destas cenas, vemos um homem barbudo fumando um cachimbo e carregando um companheiro. Várias cenas mais tarde, este mesmo homem é mostrado, só que agora ele carrega um rifle. O ator então entrega a arma para outro soldado e apanha o mesmo homem que o vimos carregar na cena anterior.

7. Depois que Scarlett mata o soldado Yankee, Melanie tira sua camisola para limpar o sangue. Ela teria que ficar nua, mas na versão remasterizada do filme, podemos ver claramente que ela está vestindo um sutiã.

8. Quando Scarlett vai embora do hospital, podemos ver a sombra do microfone na porta branca à direita da personagem.

9. Na cena em que Scarlett e Melanie estão cuidando de um soldado ferido, veja que as sombras dos personagens não correspondem aos movimentos feitos por elas.

10. Durante o churrasco em Twelve Oaks, repare no colar mágico de Scarlett. Ele some e aparece várias vezes.

11. Big Sam salva Scarlett de uma confusão nas ruas de Atlanta e a coloca dentro de um carro. A cena seguinte mostra o automóvel em movimento, mas só vemos Scarlett lá dentro. Será que Big Sam foi rapidinho no banheiro? Ele não tinha entrado no carro?

12. Na cena em que Scarlet anda no meio dos pacientes no hospital a céu aberto, dá para perceber claramente que um dos pacientes é um boneco pela forma que está deitado. (Contribuição de Ari - Gazeta Boituvense - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 10 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Edição e Melhor Roteiro, além um Oscar honorário para William Cameron Menzies e um Oscar técnico, para Don Musgrave.

Recebeu ainda outras 5 indicações ao Oscar: Melhor Ator (Clark Gable), Melhor Atriz Coadjuvante (Olivia de Havilland), Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Especiais.