VOLTAR BLOCO 44

 
   

VÔO UNITED 93
CHRISTIAN CLEMERSON & TRISH GATES

"Vôo United 93" é um drama contagiante e provocante que conta a história dos passageiros, da tripulação e dos controladores de vôo que observaram, num terror crescente, o Vôo 93 da United Airlines se tornar o quarto avião seqüestrado no dia do pior ataque terrorista em solo norte-americano: 11 de setembro de 2001.

Os eventos desse dia são explorados no episódio de um único vôo a partir de depoimentos de profissionais, executivos, esposas, avós, alunos e várias outras pessoas ligadas àqueles que estavam a bordo do Boeing 757.

Durante os 90 minutos em que o avião ficou no ar, o mundo lá embaixo entrava numa nova e violenta era, vista através da neblina que lentamente foi se dissipando até revelar que os próprios Estados Unidos estavam sob ataque.

Para enfrentar a tarefa de recriar os eventos que aconteceram a bordo do predestinado avião, e abaixo dele, o diretor, roteirista e produtor Paul Greengrass e seus pesquisadores consultaram diversas fontes, conduzindo inúmeras horas de entrevistas com as famílias dos 40 passageiros e tripulantes, membros da Comissão 11/9, controladores de vôo e pessoal militar e civil que participaram dos eventos desse dia.

Essas entrevistas foram destiladas e, junto com detalhes das gravações de vôo, registros públicos e fatos históricos, se tornaram a base para o filme.

Em seguida, um grupo de atores talentosos, embora pouco conhecidos, interpretaram as pessoas comuns que compartilharam esse vôo fatal, a partir dos fatos registrados e de improvisações muito bem dirigidas, capazes de fornecer um drama humano cheio de emoção capturado pelas câmeras de Greengrass.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Paul Greengrass
Escritor: Paul Greengrass

Gênero: Drama / Histórico

Site Oficial: www.united93movie.com

UIP

Título Original: United 93
Tempo: 111 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - EUA / Inglaterra / França - Estréia nacional dia 1 de Setembro de 2006
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Christian Clemenson .... Thomas E. Burnett Jr.
Trish Gates .... Sandra Bradshaw
Polly Adams .... Deborah Welsh
Cheyenne Jackson .... Mark Bingham
Opal Alladin .... CeeCee Lyles
Gary Commock .... Oficial LeRoy Homer
Nancy McDoniel .... Lorraine G. Bay
David Alan Basche .... Todd Beamer
Richard Bekins .... William Joseph Cashman
Susan Blommaert .... Jane Folger
Ray Charleson .... Joseph DeLuca
Liza Colón-Zayas .... Waleska Martinez
Lorna Dallas .... Linda Gronlund
Denny Dillon .... Colleen Fraser
Triestre Kelly Dunn .... Deora Frances Bodley
Kate Jennings Grant .... Lauren Catuzzi Grandcolas
Peter Hermann .... Jeremy Glick
Tara Hugo .... Kristin White Gould
Marceline Hugot .... Georgine Rose Corrigan
Starla Benford .... Wanda Anita Green
Joe Jamrog .... John Talignani
Corey Johnson .... Lous J. Nacke, II
Masato Kamo .... Toshiya Kuge
Becky London .... Jean Headley Peterson
Tom O'Rourke .... Donald Peterson
Simon Poland .... Alan Anthony Beaven
Lewis Alsamari .... Saeed Al Ghamdi
Omar Berdouni .... Ahmed Al Haznawi
Jamie Harding .... Ahmed Al Nami

FICHA TÉCNICA

Produção .... Tim Bevan
Produção .... Eric Fellner
Produção .... Lloyd Levin
Música .... John Powell
Fotografia .... Barry Ackroyd
Desenho de Produção .... Dominic Watkins
Direção de Arte .... Romek Delmata
Direção de Arte .... Joanna Foley
Figurino .... Dinah Collin
Edição .... Clare Douglas
Edição .... Richard Pearson
Edição .... Christopher Rouse
Efeitos Especiais .... Baseblack
Efeitos Especiais .... Cine Image Film Opticals Ltda.
Efeitos Especiais .... Machine
Efeitos Especiais .... The Senate Visual Effects Limited
Efeitos Especiais .... Lip Sync Post

PRODUTORAS

Universal Pictures
Working Title Films
Studio Canal
Sidney Kimmel Entertainment

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures
UIP
Buena Vista International

ERROS

1. No começo do filme vemos um terrorista sentado na cama lendo seu livro. Observe que a posição que ele o segura muda do close para a próxima tomada.

2. Ainda no cemeço do filme é possível ver numa das tomadas da cidade, alguns prédios que ficam ao lado do World Trade Center, mas as torres gêmeas não aparecem. Nitidamente existe um vão sem prédios onde era o marco zero.

3. Na cena dos seqüestradores no quarto são montadas em ordem errada. O rapaz sentado na cama aparece abraçando um amigo e depois sentado novamente. Dois homens fazendo reverência ajoelhados no chão e depois não aparecem mais, e assim por diante.

4. Depois de saírem do hotel, na rua, um cartaz do Galinho Chicken Little pode ser visto, mas esse filme só foi feito em 2005.

5. No aeroporto vemos um dos terroristas olhando as pessoas passarem pelo detector de metais, e na placa indica que ali é o desembarque, saída 6, e não o embarque. Mesmo nos desembarques existem detector de metais, pois os passageiros podem estar fazendo conexão ou indo para o exterior em outro vôo.

6. No começo do filme quando os pilotos estão andando para o avião mostram o avião e nitidamente ele é um Boeing 777 e não o 757-222 real.

7. Quando o co-piloto desce para ver o avião ser abastecido, ele vai até a frente do jato fazendo sinal para o piloto, e podemos ouvir as turbinas do jato fazendo muito barulho, mas elas não estão ligadas ainda.

8. Quando o co-piloto, ou primeiro oficial anda ao redor do seu avião antes de decolar, podemos perceber que ele tem turbinas da Rolls Royce RB211. De fato, todos os 757 da United são equipados com turbinas da Pratt & Whitney 2040. Os motores ficam se alternando entre um e outro durante as tomadas externas do avião.

9. O avião da UPS mostrado no aeroporto de Newark está pintado com a Logo nova da UPS, que só foi colocada nos aviões em 2003.

10. O sistema de alto-falantes do aeroporto de Newark anuncia que os passageiros do vôo 93 serão embarcados no portão 17. Mas depois quando Mark Bingham aparece correndo ouvimos ser anunciado portão 19.

11. O piloto do avião fala que são 5:20h da manhã e que está tudo bem, porém pelas sombras na pista do aeroporto podemos ver que não é de manhã, e sim outro horário.

12. No começo do filme um dos passageiros atrasados coloca várias moedas em cima de um balcão para passar pelo detector de metais, mas depois do corte as moedas sumiram e aprece uma bandeja roxa que não existia antes.

13. Embora o filme diga ATC de Boston que localizado em Boston, ele realmente fica localizado próximo de Nashua em NH.

14. O Logotipo da United que aparece na porta é na realidade o novo Logo da United, e não o usado na época dos incidente em 2001.

15. O vôo da United sai do aeroporto de Newark pela pista de decolagem 4L, mas podemos ver os terminais do lado direito do avião indicando na realidade que ele está decolando em outro sentido, provavelmente na pista 22R.

16. A cortina que separa a primeira da segunda classe aparece fechada na decolagem, quando o regulamento do FAA especifica que ela deve ficar presa no taxiamento, decolagem e aterrisagem.

17. Antes do avião ser seqüestrado, foi relatado que todos os seqüestradores colocaram suas bandanas vermelhas na cabeça, mas no filme apenas alguns fazem isso.

18. Quando o avião começa sua corrida para decolar, apenas um passageiro parece sentir o efeito da aceleração do jato, colocando sua cabeça para trás encostada no banco, enquanto os outros parecem não sentir nada.

19. Após a decolagem, uma tomada externa do avião muda de um Boeing 757 para um Airbus A320.

20. Quando o general Arnold aparece  é informado que o vôo de número 11 da American Airlines é um tipo Boeing 767, mas depois muda para um Boeing 757.

21. 0:22:48h -No centro de controle das forças armadas dos Estados Unidos, um oficial chama alguém e fala para a oficial feminina que um avião comercial parece ter sido seqüestrado. Ela se aproxima com os braços abaixados ao lado do corpo. Depois ela aparece com as mãos na cintura e um fone preto no ouvido. Na próxima tomada ela já está com um aparelho de telefone comum branco no ouvido direito.

22. Em 9 de Novembro de 2001 Dana Nasypany era Tenente Coronel na Guarda National, e não major.

23. Quando um dos terroristas retira sua bagagem do compartimento de cima, e começa a andar em direção a cabine, podemos ver na poltrona do lado esquerdo da imagem, a sombra do braço de um dos membros da equipe.

24. Ao voltar do banheiro, ele passa pelo corredor da primeira classe, onde não existe nenhuma aeromoça, mas após o corte a aeromoça está lá fazendo perguntas aos passageiros.

25. 1:01: 41h - Quando os seqüestradores obrigam a mulher a abrir a porta, a faca colocada no pescoço dela dobra indicando que é de borracha.

26. Em uma das cenas onde o seqüestrador inclina o avião para baixo, podemos ver os passageiros da primeira classe se inclinando exatamente no sentido contrário, como se o avião estivesse subindo.

27. Quando o Vôo da United 93 está no ar, o terrorista na parte traseira do avião aparece com sua jaqueta marrom ora aberta, ora fechada entre as tomadas.

28. Durante o vôo, o terrorista com a bomba aparece com sua camisa ora abotoada, ora aberta na mesma cena.

29. Quando as aeromoças vão até o final do avião procurar algo que possa servir de arma, vemos um extintor de incêndio pendurado. Quando a aeromoça mais velha aparece, o extintor está deitado em cima do balcão sem ninguém tê-lo retirado.

30. Depois de uma das passageiras se despedir do namorado pelo telefone celular, vemos a senhora de blusa vermelha também falando ao telefone. Ela segura o fio do aparelho com a mão esquerda, mas após o corte sua posição é diferente.

31. Quando o passageiro que está usando boné coloca o extintor atrás das suas costas, podemos perceber que na tomada anterior o objeto estava fixado na parede. Ele não o retirou de lá, e antes em outra tomada, ele já havia sido retirado de lá por alguém, na cena da aeromoça.

32. Na seqüência do ATC de Boston, a tela de radar mostra que o vôo 11 da Amerian em um nível de vôo diferente entra as cenas, ora mais alto, ora mais baixo mesmo sem isso ter acontecido aquela seqüência.

33. Durante o seqüestro, uma passageira vai ajudar a um homem atingido na garganta, mas quando volta ao seu assento, ela não tem nenhum sangue nela.

34. Quando a velha aparece ao telefone, seu relógio de pulso marca exatamente 9:55h, e o vôo caiu exatamente às 10:03h, portanto a quantidade de eventos mostrados no filme ocorridos em 8 minutos é muito grande.

35. A comissão que investigou o acidente, não encontrou relatos na caixa preta do vôo 93 da United, que os passageiros tenham conseguido entrar na cabine antes do avião começar seu mergulho, conforme mostrado no filme.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

 

O elenco teve que estudar as vidas dos passageiros do vôo verdadeiro, como forma de preparação para seus personagens. As famílias de 40 passageiros e integrantes da tripulação do verdadeiro vôo 93 ajudaram na produção do filme, oferecendo informações sobre as roupas que usavam, as bagagens que carregavam e a própria personalidade das pessoas envolvidas. Os atores que interpretaram os passageiros e os que interpretaram os terroristas foram mantidos em hotéis diferentes durante as filmagens. Eles também treinavam em academias distintas e jamais faziam uma refeição juntos. A intenção do diretor Paul Greengrass era fazer com que os atores sentissem a separação, o medo e a hostilidade existentes entre os antagonistas do filme. Em algumas cenas podem ser vistos verdadeiros controladores de tráfego aéreo em ação. Nas cenas militares estão presentes controladores das Forças Armadas americanas, enquanto que nas demais são controladores civis. Atendendo aos pedidos dos produtores, nenhum trailer foi exibido antes do filme durante sua exibição nos Estados Unidos. O ator Lewis Alsamari, que interpreta o líder dos terroristas que tomaram o avião, foi impedido de entrar nos Estados Unidos para a pré-estréia do filme em Nova York. Alsamari, que nasceu no Iraque mas possui asilo político na Inglaterra desde a década de 90, foi impedido devido ao fato de ter servido ao exército iraquiano, de onde desertou em 1993. Os produtores doaram uma parte da bilheteria no fim de semana de estréia nos Estados Unidos ao memorial construído em homenagem aos mortos no vôo 93. O valor doado foi em torno de US$ 1,15 milhão. O orçamento de Vôo United 93 foi de US$ 15 milhões.

Outro filme foi feito em 2006 com o mesmo tema (VÔO 93 - Flight 93)