VOLTAR FILMES 1

 
   

X-MEN - O FILME
PATRICK STEWART, HUGH JACKMAN & IAM MCKELLEN  

Em um futuro próximo há pessoas que são o próximo degrau na escada evolucionária humana, os mutantes. Dotados de um fator X em sua carga genética, cada mutante desenvolve um tipo diferente de poder e muitas vezes precisam aprender a controlá-lo, pois só se manifesta na adolescência ou mesmo quando se tornam adultos.

Os mutantes sofrem um grande preconceito, pois os humanos em geral não entendem os poderes deles e temem que os mutantes, por serem superiores às pessoas comuns, irão perseguir a raça humana. Do lado dos mutantes, o combate a esse preconceito não acontece de modo uniforme.

Alguns mutantes, os X-Men, são liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), um telepata, e pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz. No entanto a Irmandade dos Mutantes, comandada pelo temível Magneto (Ian McKellen), que pode alterar e modificar a estrutura dos metais, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição e humilhação.

O ódio e o medo que os humanos sentem pelos mutantes está à beira do fanatismo, principalmente por causa de uma campanha antimutantes liderada pelo senador Robert Kelly (Bruce Davison). Particularmente dois mutantes serão envolvidos nesta luta: o primeiro é Wolverine (Hugh Jackman) que, dotado de incrível força, não lembra do seu passado; e o segundo éVampira (Anna Paquim), uma jovem que absorve toda a força vital de qualquer pessoa que ela toque, sendo que se o contato for um pouco prolongado esta pessoa morrerá.

Estes dois mutantes são disputados pela Irmandade dos Mutantes e pelos X-Men, pois cada facção quer fortalecer seu lado. A diferença é que Xavier quer os mutantes para também ajudá-los a compreender e controlar seus poderes, enquanto Magneto precisa dos dois, Vampira em especial, para levar a cabo o plano de atingir os líderes mundiais, que pretendem decidir o futuro dos mutantes na Ilha de Ellis, Nova York.

Ir para X-Men-2
Ir para X-Men-3

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Bryan Singer
Escritores: Tom DeSanto, David Hayter, Christopher McQuarrie, Bryan Singer, Ed Solomon & Joss Whedon

Gênero: Ação / Ficção / Aventura

Site Oficial: www.x-men-the-movie.com / www.uol.com.br/foxfilm/x-men

Fox Film

Título Original: X-Men
Duração: 104 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2000 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Patrick Stewart .... Professor Charles Xavier
Ian McKellen .... Eric Magnus Lehnsherr / Magneto
Famke Janssen .... Jean Grey
James Marsden .... Scott Summers / Ciclope
Hugh Jackman .... Logan / Wolverine
Anna Paquin .... Vampira
Halle Berry .... Ororo Munroe / Tempestade
Rebecca Romijn-Stamos .... Raven Darkholme / Mística
Bruce Davison .... Senador Robert Kelly
Ray Park .... Mortimer Toynbee / Groxo
Matthew Sharp .... Henry Peter Gyrich

FICHA TÉCNICA

Produção .... Lauren Shuller Donner
Produção .... Ralph Winter
Música .... Michael Kamen
Fotografia .... Tom Sigel
Desenho de Produção .... John Myhre
Direção de Arte .... Paul D. Austerberry
Direção de Arte .... Tamara Deverell
Direção de Arte .... Rando Schmook
Figurino .... Louise Mingenbach
Figurino .... Bob Ringwood
Edição .... Steve Rosenblum
Efeitos Especiais .... Digital Domain

PRODUTORAS

20th Century Fox
Marvel Films

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox

ERROS

1. Em seu caminhão, Wolverine está fumando um cigarro com a janela fechada. Na tomada seguinte, fora do caminhão, a janela está aberta. Em seguida, novamente dentro da cabine, a janela está fechada. 

2. Wolverine ridiculariza os X-Men por usarem codinomes, mas, no entanto, ele mesmo usa um. --> Não pode ser considerado um erro pois Wolwerine usa um codinome por não saber seu verdadeiro nome, isso se comprova no segundo filme pois ele carrega com si uma inscrição que diz LOGAN, mas não sabe o significado. Se é seu nome ou outra coisa qualquer. (Contribuição de Leonardo Tosta Graton - Fã de Carteirinha)

3. Quando Wolverine pára seu caminhão, após sair do bar onde lutou, vemos as marcas dos pneus na neve. Contudo, quando ele parte novamente, as marcas não estão mais no chão. Além disso, o tempo em que ele ficou parado foi pouco para que a neve cobrisse as marcas.

4. A estrela no casaco do pai de Magneto, no início do filme, muda da esquerda para a direita.

5. Quando Ciclope e Tempestade aparecem para salvar Wolverine e Vampira, o cabelo de Tempestade está preso. Mas quando Ciclope usa seus Raios Ópticos em Dentes-de-Sabre, e eles são mostrados de costas, o cabelo está solto.

6. No discurso inicial de Jean, a câmera faz uma panorâmica e mostra o Professor Xavier. Nós continuamos ouvindo a voz de Jean, só que os lábios que se movem são os do Senador Kelly. 

7. Podemos ver a câmera nos óculos de Ciclope, quando ele diz para Wolverine: “Ei, Logan, fique longe da minha garota”.

8. Na Estátua da Liberdade, quando Groxo cospe na cara de Jean e a derruba, podemos ver o cabo que segurava conectado às suas costas.

9. A barra de cobre que Magneto usa para prender Tempestade pelo pescoço, na seqüência final da Estátua da Liberdade, está um pouco enrugada. Isto revela que a barra na verdade é de borracha, e foi pintada para se parecer com cobre,  tanto que ela se desdobra facilmente.

10. Quando Wolverine está pendurado na cabeça da Estátua da Liberdade, ele se segura usando a mão direita. Na tomada seguinte, ele está usando a esquerda.

11. Quando Wolverine está se despedindo de Vampira na primeira tomada, o cabelo da moça está para frente, perto de sua boca. Já na tomada seguinte, ele está atrás de suas orelhas,  provavelmente Anna Paquin o arrumou entre uma cena e outra.

12. Este erro você encontra nos créditos finais: o nome do personagem Henry Peter Gyrich foi escrito de forma errada. Está escrito Guyrich.

13. Dentes-de-Sabre luta com Wolverine na cabeça da Estátua da Liberdade, no meio da luta podemos ver que Dentes-de-Sabre arremessa Wolverine contra um dos espinhos da coroa, e crava as garras para dar uma volta de 360 graus. Como as garras de Wolverine são RETAS, seria impossível ele dar essa volta, tanto pelo corpo dele pesar uns 150kg (com ADAMANTIUM). (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

14. Quando Wolverine crava as garras no estômago de Mística, no final da luta, ela cai aparentemente morta no chão, ou pelo menos desacordada. Certo... então como ela pode sobreviver por tanto tempo na mesma posição se nem ao menos ela tem fator de cura? (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) -- Porém ela é uma mutante, deve ter uma capacidade de sobrevivência maior que a dos humanos. (Contribuição de Bruno Pontes - Varginha / MG - Fã de Carteirinha) --> A mística não tem fator de cura, aquilo foi alucinação do diretor/roterista. Embora possamos dar uma licença poética para os morfos. Pois já que eles podem assumir a forma de qualquer coisa viva e se pudessem mudar somente uma parte do corpo, talvez conseguiriam mudar os órgãos de tamanho ou de lugar. Assim nenhum órgão vital teria sido atingido. Pessoalmente prefiro a primeira hipótese de alucinação do diretor. (Contribuição de Marco Carvalho - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

15. O Senador que caiu em alto mar ao fugir da ilha de Magneto (Ian), nadou até a praia  e apareceu lá pela manhã. Poderiam explicar-me como este homem, que caiu próximo às pontiagudas rochas que estavam no mar, nadou tranqüilamente até a margem? Não tinham tubarões em alto mar não? Se não tinha, então aquela era a praia mais segura de todas pra um sujeito ficar nadando por horas e horas sem se cansar, e não aparecer nenhum tubarão. (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) -- Mas nos esqueçamos do plano do Magneto, que era de se vingar dos humanos, e ele recebeu doses fortes de radiação. (Contribuição de Bruno Pontes - Varginha / MG - Fã de Carteirinha) --> Não vamos esquecer que o senador foi transformado em um mutante, uma espécie de água viva, tanto é que sua morte foi ter virado água. Por isso que ele sobreviveu no mar, já era água mesmo!! Contribuição de Marcio Girundi Fonseca - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

16. Wolverine solta suas garras muitas vezes no final do filme, e ele está sempre de luvas. Então como às vezes, ele de luva, após soltar as garras, aparentemente não aparecem os furos nelas? (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

17. Podemos ver que a língua de Groxo (Ray Park) sempre muda de estilo entre as cenas em que engole o pombo, e quando libera sua língua para prender-se em um ferro, ao ser empurrado por Tempestade. A língua dele no começo do filme tem uma ponta parecida com uma esfera, ou seja, a ponta da língua é bem mais grossa, e no final, ele mostra a língua aparentemente como a de um lagarto, pontuda. (Contribuição de Edson B. Júnior - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

18. Quando Wolverine leva Vampira em seu veículo e é atacado por Dente-de-Sabre, ele é arremessado pelo vidro, e este se quebra, mas duas cenas depois o vidro esta inteiro. (Contribuição de Gutierre Paschoa - Fã de Carteirinha) -- Na verdade só quebra a parte em que o Wolverine está, como se fosse um buraco grande, a parte da Vampira só ficou com algumas rachaduras, como a luta é na neve, tem-se essa ilusão de ótica de que o vidro esta intacto. Mas no momento do lançamento, o vidro sai por completo, mas isso são milésimos de segundos, só pra ter o efeito de "explosão"!. A idéia mesmo é o vidro só ter quebrado na parte do Wolverine. (Contribuição de Marcio Girundi Fonseca - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 19. Na cena em que o Senador Kelly morre, preste a atenção em como a Tempestade está bem próxima da "maca" onde ele está deitado, mas na hora em que ele vira água viva, e depois se desfaz caindo no chão, ela ainda está seca. Mas como ela estava muito perto da maca, era para ela ter se molhado! (Contribuição de Ricardo Fonseca de Sousa - Fã de Carterinha)

NOVO ERRO 20. Na cena em que o Magneto coloca as duas mãos no rosto de Vampira, o erro é que ele fica muito tempo e ela não suga o poder dele, pois se tivesse sugado, ela teria saído da máquina. (Contribuição de Ricardo Fonseca de Sousa - Fã de Carterinha)

21. Na parte do filme em que Mística mata um homem dentro do barco e assume sua forma, um pouco antes dela e Magneto chegarem com Vampira, que está amarrada à parede do barco, na Estátua da Liberdade, mostram Mística na forma de um homem numa câmera em cima do barco, nessa hora aparece uma cabeça do lado esquerdo de Mística que provavelmente deve ser do operador de som pois parece estar com um fone, que mancada do pessoal (Contribuição de Italo206 - Goiás)

22. Na cena da Estátua da Liberdade, após o giro de 360º de Wolverine, a ponta da coroa da estátua na qual ele deu esse giro cai. Mas na cena seguinte esta ponta está de volta no seu lugar. (Contribuição de Guilherme Serra - Bauru / SP - Fã de Carteirinha)

23. Na versão legendada Wolverine diz que a única maneira de achar Vampira é "caçando", já no filme dublado Wolverine diz que é "olhando". (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha)

24. Magneto ataca a estação ferroviária, pára um trem e abre um vagão ao meio com seus poderes, mas depois precisa de um helicóptero para a fuga? Não era mais fácil fazer uma plataforma de metal e sair flutuando com seu grupo? (Contribuição de Reinaldo A. Schroeder Filho - Corupá / SC - Fã de Carteirinha)

25. Na cena final antes de Wolverine ser preso reparem na posição dos braços. Logo que ele encosta as mãos ao corpo ele fica preso com as mãos para baixo, e na próxima cena está numa posição diferente (está para cima). Reparem que entre uma cena e outra seus braços mudam de posição. (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - Perus - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

26. Quando Wolverine está lutando em cima da Estátua da Liberdade e Dentes de Sabre o arremessa para longe, ele cai na frente de Dentes de Sabre (de frente para câmera ), e na próxima tomada ele aparece na frente dele (numa posição diferente da que ele havia caído) de costas para a câmera. (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - Perus - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

27. Logo no início do filme quando vemos Magneto ainda criança sendo separado dos pais, antes dele entortar as grades, do outro lado há várias pessoas, depois elas somem. Não teria dado tempo de elas entrarem num mesmo local tão rápido. Então para onde foram as pessoas? (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - Perus - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

28. Na cena depois do trem, porque Magneto, Dentes de Sabre e Groxo saem pela entrada da estação se poderiam sair por outro lugar? Notem que o trem andou bastante .Então porque voltaram para trás? Será que era só para os guardas os verem? (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - Perus - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

29.  Quando Wolverine tem pesadelos, e Vampira vai até o quarto para vê-lo, ao chegar perto dele e ser varada pelas suas garras, não há nenhuma marca de furos na roupa dela, nem mesmo sangue. Pelo que eu saiba, a roupa dela não tem poder de absorver o fator de cura dele, e sim a sua pele. (Contribuição de Gerson Amaral Muniz - Fã de Carteirinha) --> A roupa que Vampira está usando é aberta tanto do lado da frente, como do lado de trás, justamente no lugar onde foi perfurada pelo Wolverine. A parte de trás pode ser perfeitamente vista em várias tomadas, já a parte da frente é vista melhor quando ela se aproxima e chama Logan na cama pela 1ª vez. Mas parece que a roupa foi feita para essa cena! Curioso! (Contribuição de Ana Julia - Fã de Carteirinha)

30. Quando Wolverine luta contra Mística, destrói as garras da mutante. Quando ela volta à sua forma original, não apresenta ferimentos. (Contribuição de Bernardo - Fã de Carteirinha) --> Nesta cena é bom esclarecer que a Mística é uma metaforma, portanto, pode se transformar em qualquer pessoa, independentemente de tamanho e, se todos lembram, adquire também as características da pessoa que se transforma, ou seja, ao se transformar em um dos mutantes, que no caso é o Wolverine, adquire seus poderes de cura também. Neste caso, não poderia apresentar ferimentos após voltar a sua forma normal. (Contribuição de Urbano Lopes - RJ - Fã de Carteirinha) --> Temos que discordar desta afirmação, pois se assim fosse, ela se transformaria no mutante mais poderoso e não se modificaria mais, já que teria o maior poder de todos. Porque ficar com poucos poderes se poderia ter o maior deles? De certa forma é duvidoso! (Falhinha) --> Segundo o site da Marvel Universe, a Mística, além de ter o poder de retardar o seu envelhecimento, tem imunidade às drogas e venenos e, também, aumento do fator de cura. Ou seja, suas células podem se refazer num ritmo mais acelerado que as dos humanos. (Contribuição de Urbano Lopes - RJ - Fã de Carteirinha)

31. Quando o Magneto, Dente de Sabres e o Groxo saem da estação de trem, repare que o Groxo está com os óculos de Scott, mas quando eles vão para a estátua, o Scott já está novamente com os óculos. Como é possível se eles estavam com o Groxo? Será que ele o mandou pelo correio? (Contribuição de Ricardo Fonseca de Sousa - Fã de Carterinha)

32. Numa cena logo depois que o Ciclops sai da enfermaria (do instituto) ele está com um óculos, mas na cena dentro da "enfermaria" ele está com outro óculos. Como isso aconteceu? Ou ele troca de óculos muito rápido ou a cena foi gravada em dois momentos diferentes. (Contribuição de Marvin Yuri - Suzano / SP - Fã de Carteirinha)

ERROS ENTRE O FILME E OS QUADRINHOS

1. ANTIGO ERRO 19. As garras do Wolverine do filme saltam do meio dos ossos dos dedos, o que é um erro absurdo, pois nos quadrinhos elas saltam da parte de cima de sua mão, mais ou menos a distância de 2 ou 3 dedos perto do pulso. (Contribuição de Freija Crescent - Fã de Carteirinha) --> Os filmes não foram feitos com total fidelidade aos quadrinhos nem às versões de desenho animado, tanto que as roupas dos personagens são extremamente distintas das usadas nos HQs. (Contribuição de Édison Trombeta - Fã de Carteirinha)

2. ANTIGO ERRO 20. As garras dele nos quadrinhos também não são tão grossas daquela maneira tão absurda como é mostrado no filme, além de serem mais finas, elas são muito mais longas e também tem uma curvatura, não são totalmente retas como no filme. (Contribuição de Édison Trombeta - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES